42.8

Vodafone - Cobrança indevida de serviços premium

Pedro Botas
Pedro Botas apresentou a reclamação
4 de fevereiro 2017

Sou vosso cliente desde que me lembro e nunca tinha tido qualquer problema convosco até ter recebido a factura de Dezembro de 2016. Veio discriminado e associado ao nº de telemóvel da minha companheira que está agregado ao meu contrato, cerca de 8€ em serviços premium, durante o período da madrugada (entre as 2h e as 4h da manhã). Contactei a linha de apoio, indicaram-me que são conteúdos para adultos e fornecidos por uma empresa externa e que tinham tido muitas reclamações relativamente a essa questão, e que excepcionalmente me iam creditar na próxima factura o valor que me tinha sido cobrado indevidamente.
Tivemos os devidos cuidados, desligando sempre os telemóveis durante a noite para que tal situação não tornasse a ocorrer. Na factura de Janeiro de facto vem o crédito relativamente aos serviços premium que nos foram cobrados indevidamente na factura anterior, no entanto estão-nos a ser cobrados novamente cerca de 4€ pelos mesmos serviços. Voltei a ligar para a linha, indicaram que desta vez não me podiam creditar o valor já o tinham creditado excepcionalmente no mês anterior. Liguei para a Anacom a expor a situação e a assistente que me atendeu indicou-me que a chamada que tinha atendido anteriormente se prendia exactamente com a mesma questão.
Eu não pagarei mais nenhuma factura em que me venha facturado indevidamente serviços premium, vou expor esta situação por escrito à Anacom e à Direção Geral do Consumidor.
Se decidirem cobrar-me 40€ em serviços premium sou obrigado a pagar? E a vossa justificação prende-se com o facto de serem serviços dados por uma empresa externa? E o que tenho eu, enquanto consumidor, a ver com isso? Como é que explicam que uma empresa externa, que nem me conseguem identificar o nome, tenha deliberadamente cobrado indevidamente serviços que eu não utilizei, com a vossa autorização mas não com a minha? Perdi totalmente a confiança nos vossos serviços e estou à que termine o meu período de fidelização para me desvincular dos vossos serviços se esta questão não for resolvida com celeridade.

Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2017
Vodafone
21 de dezembro 2017

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>