42.8

Vodafone - Consumo de internet inflacionado

Miguel José Gonçalves Henriques Fernandes
Miguel Fernandes apresentou a reclamação
2 de dezembro 2015

O meu nome é Miguel Fernandes e sou cliente Vodafone nos serviços de Voz e Net banda larga. A minha situação começa no dia 6 de Outubro quando me deparo com a internet lenta e sem abrir muitos sites, aparecendo na maior parte das vezes a mensagem:
“Não é possível encontrar o servidor em vodafonemobile.cpe, porque a procura de DNS falhou.” .
Contactei desde logo o apoio ao cliente da operadora Vodafone para solucionar esta discrepância entre sites (uns funcionavam correctamente e de forma rápida enquanto outros apareciam somente a mensagem acima descrita) pois pensei que fosse um problema com o router.
Assim que entro em contacto com o apoio ao cliente em questão sou surpreendido com a informação que tinha ultrapassado o consumo de 100 gigabytes (cerca de 20 dias após a renovação do pacote mensal, dia 16 de cada mês) e ao que tudo apontava esta era a razão pelo qual a minha internet estava lenta. Contestei desde logo estes dados visto que não estive em casa durante as semanas anteriores. Havia efectivamente uma pessoa em casa mas o seu computador encontrava-se com avaria.
Ainda que não acredita-se no que me fora dito, dei o benefício da dúvida por não ter estado em casa para controlar o consumo de internet feito.
Assim restou-me esperar até que no dia 16 fosse renovado o pacote mensal.
Como era de esperar chegou ao dia 16 e fiquei novamente com a internet em condições normais.
Assim foi até ao passado dia 29 de Novembro, dia em que sou novamente surpreendido com a internet limitada. Fui desde logo ao portal myvodafone para verificar o que se passava e sou novamente informado que já tinha atingido o limite de 100gigabytes do pacote mensal, desta feita somente cerca de 13 dias após a renovação.
Contacto o apoio ao cliente da operadora e exponho toda a situação de modo a obter uma resposta, de nada serviu. Só confirmaram que tinha ultrapassado o pacote mensal. Procedo ao registo da banda-larga no portal myvodafone para ter acesso aos relatórios de consumo da mesma. É neste altura que me deparo com consumos inexplicáveis. Entre as situações mais flagrantes estão:
- Consumos elevados todos as noites às 00:00 (muitos destes dias nem há equipamentos a esta hora ligados);
- Um consumo no passado dia 29/11 pelas 00:00 de 34gb, algo que é claramente impossível dada à velocidade da internet;
- Um consumo de 4gb também pelas 00:00 no dia 7/11, este consumo não seria tão estranho não fosse já ter a internet limitada nesta data. Sem conseguir abrir qualquer site mais “pesado” é de todo impossível consumir 4gb.
- A estas situações somam-se vários consumos elevadíssimo sem que tenha havido igual uso da internet.

Já contactei várias vezes o apoio ao cliente da operadora e nenhuma explicação me foi dada, segundo a mesma já analisaram estes dados e só conseguem avançar que os consumos foram feitos, nada mais.
Entre as causas possíveis coloquei a utilização indevida da minha internet por terceiros ou a existência de vírus nos meus aparelhos. Relativamente à primeira, esta torna-se impossível de concretizar visto que moro numa zona isolada e se eu próprio já tenho dificuldades em aceder ao wireless em certas áreas da minha própria casa, quanto mais externamente. Quanto aos possíveis vírus, já verifiquei todos os aparelhos que acedem e nada.

Após contactar desta vez via email a operadora sigo aguardando sem qualquer resposta,
Miguel Fernandes

Data de ocorrência: 2 de dezembro 2015