43.1

João Silva
João Silva apresentou a reclamação
8 de agosto 2016

Exmos. Srs.,
No dia 31/07/2014, após reclamação de um serviço que tinha anteriormente, iniciei um contrato com a Vodafone, Tarifário Red (200 MB de internet p/numero), a este contrato tinha associados dois números de telemóvel e pagava 21,00 € e, em fevereiro de 2015, decidi adicionar mais um numero que me custou, a totalidade dos três números, por 30,00 €.
No dia 01/08/2016, sou contactado pela Vodafone, colaboradora Filipa Silva – 800 910 414, porque o meu contrato estava a terminar e que queriam renovar o contrato por mais 24 meses com as mesmas condições, não aceitei. Posteriormente ofereceram-me o mesmo valor que pago atualmente, mas com 500 MB de internet, não aceitei. Por fim, ofereceram-me o mesmo valor que pago atualmente com 3 GB de internet e renovação do contrato por 24 meses, voltei a não aceitar.
Posto isto, indiquei que não pretendia renovar o contrato e que iria procurar novas soluções junto da concorrência. Após esta minha indicação a vossa colaboradora deu-me as seguintes informações:
1. O terceiro numero como tinha sido contratualizado só em fevereiro de 2015, teria fidelização até março do ano de 2017. No momento da contratualização deste numero nunca me informaram, verbalmente ou por escrito, qual a duração e condições da contratualização deste numero. Informaram-me apenas que este numero teria um valor 9,90€.
2. Caso descativasse os dois números que já não se encontram em contrato de fidelização o terceiro numero contratualizado passaria de um custo de 9,90€ a ter um custo 25,00€ até ao termino do contrato de fidelização. Como disse anteriormente, nunca me deram esta informação.
Posto isto, e como nunca me foi enviado qualquer contrato da Vodafone, email ou carta, desloquei-me a uma loja da Vodafone e solicitei a gravação da chamada, não tinham. Solicitei um documento com as condições comerciais ou uma 2ª via do contrato, não tinham. Só tinham uma informação que tinham enviado um email relativo à contratualização dos dois primeiros números, mas não conseguiam aceder ao ficheiro. Nunca recebi este email. No entanto, relativamente à contratualização do 3º numero, a Vodafone não tem nenhum registo de contratualização do 3º numero.
Neste momento a Vodafone, apresenta-me as seguintes condições:
1. Renovar o contrato de fidelização dos três números por 24 meses.
2. Pagar 20,90€ pelo 1º numero, 37,50€ pelo 2º numero e 9,90€ pelo 3º numero.
3. Pagar um valor total de 181,30€ pela rescisão do contrato do 3º numero. Este valor deve-se ao facto, segundo a Vodafone, deste numero ser promocional e no caso de rescisão aplica-se o valo de 25.90€ multiplicado pelos restantes meses do contrato de rescisão.
4. Em caso de desativar os dois primeiros números passo a pagar o valor de 25,90€ pelo terceiro numero.

Assim sendo, a solução que a Vodafone me esta a dar é aceitar a oferta e renovar o meu contrato por mais 24 meses ou suportar um custo de 25€ mensais para ter um numero com 200 mb de internet. Considero abusivo e ultrajante por parte da Vodafone o que me apresentam visto que nunca me informaram das reais condições de um contrato que nunca assinei e em que as condições nunca me foram enviados por correio eletrónico ou carta para a minha morada.
Acresce informar que apesar de a ativação ter sido feita via telefónica e sem apresentação de qualquer documento identificativo, a Vodafone recusou-se a aceitar a descativação dos dois primeiros números a serem contratualizados fosse feita da mesma forma, ou seja por via telefónica. Obrigando-me a dirigir à loja ou fazendo-o pelo site e mediante apresentação do meu Cartão de Cidadão, alegando que a ativação de um serviço era da responsabilidade do utilizador do telemóvel e a desativação do mesmo era da responsabilidade da própria Vodafone.
Posto isto, quero apresentar o meu maior desagrado com os serviços da Vodafone.

Data de ocorrência: 8 de agosto 2016

A partir do dia 17 Julho e conforme diploma em vigor, acabaram essas fidelizações obrigatórias:

NOVAS REGRAS DE FIDELIZAÇÃO
As operadoras de telecomunicações vão ser obrigadas a oferecer contratos "SEM qualquer tipo de fidelização" ou contratos com seis e 12 meses de fidelização, a partir de meados de julho.

Novas regras para a rescisão de contrato:

Outra alteração prevista é o valor da rescisão de contrato. Na base do cálculo das penalizações a pagar pelos clientes passará a constar, logo na assinatura do contrato, os custos das operadoras com os equipamentos, como as "boxes" ou telefones, que terão que ser ressarcidos pelos clientes caso queiram cortar contrato antes do tempo indicado.

As operadoras terão que reduzir o valor cobrado pelo fim antecipado dos contratos. Este montante não poderá ser superior ao valor em falta até ao final do contrato em curso. Até agora, era cobrado o valor em falta das restantes mensalidades até ao final do prazo contratual.

Estas indicações terão que estar previamente indicadas à data da assinatura do contrato.