42.9

Hernandes dos Santos Andrade
Hernandes Andrade apresentou a reclamação
15 de agosto 2016

Exmos Senhores.
Sou cliente da vodafone desde Junho 2014, entretanto em 02 de Agosto de 2015, pelo facto de alteração de morada, tive que subscrever um novo contrato com a Vodafone, ou seja reiniciando o período de FIDELIZAÇÃO. O contrato subscrito em Agosto de 2015 foi do pacote xDSL TV+Net+Voz 25..9 Avanço. Contudo em 12 de Março de 2016, me dirigi a loja Cascais Shopping pedindo a inclusão do meu nº telemóvel (961XXXX) e do nº meu filho de 13 anos a data (914XXXXX), de tal modo que passei a ter um novo plano de tarifas que é o RED. Nesta data, a funcionária tentou me vender um plano com internet no telemóvel, o que neguei, e inclusive solicitei que não queria internet em telemóvel, por que tinha um filho em idade escolar. Porém a funcionária, informou o seguinte, que o plano RED, vinha incluído 200 mb e que não pagava a mais por isso, E ESTES ELA NÃO TINHA COMO CANCELAR. O tempo foi passando entretanto em 10 de Agosto de 2016, recebo um email, da vodafone com a factura de Julho de 2016 com um valor de ¤ 1.030, 62 euros de dados móveis utilizados no nº telemóvel do meu filho menor de idade (14 anos). Com isso também fui ver a factura de Junho de 2016, que também ainda se encontra por pagar e vi também que já nesta factura tem um valor de ¤79,42 euros de dados móveis utilizados no nº do meu filho. No dia seguinte (11 de Agosto de 2016) fui a Loja de Cascais shopping, tentar perceber, como era possível, o meu filho ter acesso a internet para além dos 200 mg incluídos no pacote RED, e mais como é possível ter dados móveis, se eu que sou a títular do contrato nunca autorizei e nem sequer tive conhecimento ou fui informada pela Vodafone. Qual não é o meu espanto, os funcionários que me atenderam me informaram que a activação dos dados móveis é automática, assim que se acaba os 200 mb do plano RED, automaticamente é activado pela Vodafone novos mega bites . E ainda maior o meu desespero, quando me informaram nesta data que a factura do mês de agosto será aproximado do mesmo valor, uma vez que até a data de 11 de agosto 2016, já havia o meu filho gasto o mesmo valor aproximado. Fiz uma reclamação por escrita nesta data de 11 de Agosto 2016, expondo a situação e pedindo esclarecimentos sobre: quem tinha autorizado o acesso para além dos 200mb, ou se tinha sido subscrito algum plano com internet para além dos 200mb do plano RED, ou se a vodadafone me notificou ou informou sobre a activação automática e solicitei a correção das facturas (junho e julho 2016). Em data de 13 de Agosto mediante contacto telefônico com a Vodafone, me informam que retiram ¤ 400 euros da facturação e que em 30 de agosto propusesse um plano de pagamento até no máximo 6 meses. Venho demonstrar o meu descontentamento, e dizer que não concordo com o valor facturado, uma vez que sou eu a titular do contrato , a vodafone não poderia ter activado automaticamente sem que eu fosse devidamente informada e ter autorizado o serviço extra de internet no telemóvel. E mais, estou desempregada, divórciada com 2 filhos menores a cargo e auferindo atualmente ¤ 453 de subsídio de desmprego, que se acaba em Janeiro 2017. A vodafone agiu de má-fé, violando as cláusulas contratuais e gerais e não cumprindo com o seu dever de informação e esclarecimento. Mediante ao exposto solicito a V. Exma uma intervenção urgente, no sentido da vodafone corrigir as facturas de junho e julho de 2016 excluíndo das facturas os valores exigidos para além do contrato subscrito, ou seja os dados móveis utilizados cedidos automaticamente pela Vodafone sem o meu conhecimento e consentimento pelo nº telemóvel 914XXXXXX do meu filho menor de idade. E mais a Vodafone tem o meu contacto actualizado nunca recebi quer chamada ou mensagem a informar que iria ser automaticamente introduzidos mega bites ao meu filho menor. Aliais é ilegal, ser adicionados serviços automáticamente. Não foi este serviço que contratei com a vodafone, violando assim a vodafone os deveres da boa fé contratual entre as partes.
Agradeço a resolução com celeridade. Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 15 de agosto 2016