43.1

Vodafone - Débitos abusivos

Carlos J Ferreira
Carlos Ferreira apresentou a reclamação
1 de abril 2015

Sou cliente do serviço vodafonel móvel, com o tarifário Extreme com mensalidade, que vence ao dia 01 de cada mês !
Sendo estes os detalhes gerais do tarifário em questão :
Tarifário detalhado
Para outros números Vodafone 0 cênt/SMS ou MMS
Para outras redes móveis e fixas 15,4 cênt/SMS
36 cênt/MMS
Internet no telemóvel 150 MB
No entanto a Vodafone tem vindo a debitar abusivamente um valor adicional após o consumo de pacotes de dados (que tenho disponível no meu tarifário 150MB) sem que seja autorizado esse debito ou seja dada a oportunidade de escolher aceitar ou não o debito em questão !
Ontem dia 31/03 as 21:16 esgotei os megabytes disponíveis, tal como foi informado por sms, sendo que a mensalidade iria entrar no dia 01 ( hoje ) não faria qualquer sentido reforço ou o debito de qualquer aditivo que não solicite !
Nesta altura tinha um saldo de 9.79€ ( relembro que a mensalidade é de 8.25€ e venceria hoje ) no limite as 23.59

No entanto e passado apenas 3 minutos, recebo nova mensagem da Vodafone em que sou informado e sem o ter autorizado que, havia sido debitado 1.99€ para continuar a ter acesso a Internet por mais 5 dias !

Sendo eu nos detalhes relativos ao tarifário que tenho em uso, é claramente descrito , “ Esgotados os megabytes, aplica-se a tarifa Internet Móvel de acesso à Internet no telemóvel ou um Aditivo Internet, caso o tenha subscrito. “ o que não esta a ser cumprido por parte da Vodafone . Pois ilegalmente e sem qualquer autorização foi debitado um aditivo que não solicitei!
De referir que, que nesta altura passei a dispor apenas de um saldo de 7,80€ ( valor já insuficiente para a cobrança da mensalidade e o que obriga neste caso o cliente ( eu) a um reforço de pagamento !
Mais, tem sido recorrente o debito igualmente irregular de 1 € no dia em que vence a mensalidade, exemplo a mensalidade vence no dia 01 de cada mês e a meio da manha não existindo o saldo disponível é debitado 1 € para continuar a garantir as comunicações por + 1 dia de acordo com a mensagem enviada, sendo que o dia tem 24 horas, poderia eu no limite garantir o saldo disponível para a cobrança da mensalidade até as 23.59 do dia 01.
Sendo que o que é descrito nas condições adicionais em relação a insuficiência de saldo que :
“Se não tiver o montante disponível no saldo na data do débito: Será debitado €1 (€2 se tiver a opção + internet") por dia de atraso e poderá manter todas as condições do plano. “
Por dia de atraso pressupõe-se que seja no dia seguinte ao do debito da mensalidade e não no próprio dia !
Tendo me apercebido desta situação por volta das 23 horas contactei o apoio a cliente, quede forma bastante arrogante, é me comunicado que este é o procedimento da empresa e que não podem fazer nada. Tendo me ainda para mais sido cobrado mais 90 cêntimos, por estar a tentar resolver uma situação criada pela Vodafone e para ser quase insultado pelo assistente enquanto lhe lia o que esta descrito nas condições do tarifário.

Esta não será de certo a forma correcta de proceder em relação a um cliente insatisfeito e muito menos quando não foram dadas autorizações para que a Vodafone de forma abusiva fizesse os débitos que tem vindo a fazer extra a mensalidade,

Como tal, devem ser devolvidos os débitos em causa e apenas estou a reportar me a 2 situações pois são as que mantive as mensagem .

Data de ocorrência: 1 de abril 2015

Subscrevo. Anteriormente a ligação caia no final do pacote de dados, agora é imediatamente debitado um serviço sem qualquer consentimento.