43.1

Vodafone - Desbloqueio de iPhone

João Manuel Ferreira Norte
João Norte apresentou a reclamação
16 de junho 2014

Em Junho de 2012 aderi a um tarifário e obtive um desconto na compra de um Iphone. Passados 24 meses de fidelização, pedi o desbloqueio do Iphone e informaram-me que o mesmo teria de ser pago. No meu entender, negaram-me o desbloqueio gratuito após período de fidelização tal como diz o DL 56/2010 e ICP — Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM), com a justificação de que a fidelização se referia ao tarifário subscrito e não à aquisição do Iphone, apesar do mesmo ter sido feito em simultâneo, pelo que o mesmo não seria gratuito.

Data de ocorrência: 16 de junho 2014
Vodafone
21 de junho 2014
Exmos. Senhores,
A reclamação número 915714 já foi alvo de análise do nosso Gabinete de apoio à Qualidade, tendo o Cliente sido contactado no dia 13 de junho para o número 918328110. Foi informado de custo de 121.93 euros + IVA pelo desbloqueio do iPhone. Após o Cliente ter aceite, foi hoje solicitado o código de desbloqueio, que ficou registado sob a referência 1-XPEXP64. Contamos que o Cliente receba o código com a maior brevidade possível.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento pelo que, sempre que necessite, não hesite em contactar-nos.

Cumprimentos
Sandra Ferreira
Serviço de Apoio a Clientes Empresariais
João Norte
19 de agosto 2014
Os meus cumprimentos,

A minha reclamação mantém-se, apesar de já ter procedido ao pagamento de 121.93 euros + IVA pelo desbloqueio do iPhone, uma vez que por motivos pessoais e profissionais não podia ficar incontactável.

Informo ainda que procedi ao envio da mesma reclamação para além do PORTAL da QUEIXA, para a ANACOM e DECO, aguardando ainda o parecer destas duas entidades em relação ao exposto.

Continuo a achar interpretação da lei tal como a VODAFONE faz abusiva e lesiva para os interesses dos consumidores, uma vez que a contornam e utilizam subterfúgios como adesão a tarifário e aquisição de equipamentos ao abrigo do tarifário ser diferente de aquisição simples de equipamento.

Mantenho, portanto a ideia e convicção da justeza da minha reclamação.

Atentamente, João Norte
Vodafone
22 de agosto 2014
Exmos. Senhores.

Na sequência do assunto exposto, esclarecemos que o cliente já foi, anteriormente, contactado e esclarecido sobre a situação descrita.

Cumprimentos
Márcia Pessoa