42.8

Vodafone - Facturação abusiva

Rui Aguas
Rui Aguas apresentou a reclamação
13 de setembro 2018

Sou cliente Vodafone Net+Voz desde 2007 e este mês fui surpreendido com um aumento de 8€ sem qualquer tipo de pré-aviso ou de autorização da minha parte.
No dia 11 de setembro de 2018, liguei para o apoio ao cliente e explicaram-me que tinha acabado o meu período de fidelização. Fiquei surpreendido porque desde 2008/2009 que não tinha qualquer tipo de fidelização.
Segundo o Apoio ao Cliente, esse período de fidelização teria começado há 2 anos quando mudei de ADSL para Fibra.
Acontece que quem propôs a mudança de ADSL para Fibra foi a própria Vodafone por conveniência desta e não por minha iniciativa. Na altura lembro-me de ter referido que o ADSL me servia perfeitamente e de ter alertado para o facto de não pretender alterações contratuais. Foi-me garantido pelo Apoio ao Cliente que tudo ficaria igual: o mesmo valor e sem fidelização.
Quando agora sou confrontado com esta situação, pedi o contrato assinado por mim, com essas alterações contratuais. Foi-me dito que sendo um contacto telefónico, estávamos a falar de uma venda por telefone e como tal não havia contrato.
Pedi então a gravação da chamada para ter comigo a prova de que na altura eu tinha concordado com qualquer tipo de alteração contratual.
Qual não é o meu espanto quando hoje sou abordado novamente pelo Apoio ao Cliente e dizem-me que isso já foi há muito tempo e não têm registo dessa chamada. A Sra que me ligou apenas se preocupou em dizer que era mesmo assim e que se eu quisesse podia cancelar o contrato a qualquer hora.
Como acho que um serviço entre uma entidade e uma pessoa deve reger-se por um contrato entre as partes, estou profundamente desapontado com esta situação de uma entidade em quem eu tinha grande consideração.
Eu nunca faltei ao contrato que assinei com a Vodafone mas que agora vejo que o inverso já não é verdade e a entidade pode alterar as condições contratuais sem qualquer tipo de autorização e informação ao cliente.
É como se eu agora decidisse por livre e espontânea vontade pagar apenas 20,00€ apesar da Vodafone me faturar 30,00€.
Habitualmente resolvo os problemas sem os expor no domínio público, mas a forma como fui tratado hoje pela Vodafone levou-me a escrever este texto para que as pessoas estejam informadas do serviço prestado pelas entidades em Portugal, antes de assinarem um contrato.
Vou expor o assunto a outras entidades porque acho que é demasiado grave para ser deixado na gaveta e não me vou limitar à sugestão fácil da Sra que me ligou: se quiser pode cancelar.

Data de ocorrência: 13 de setembro 2018
Vodafone
13 de setembro 2018

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>
Rui Aguas
24 de setembro 2018
Continuo a aguardar o envio do contrato.