42.8
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Incumprimento de contrato

António Miguel Mendes Frias
António Frias apresentou a reclamação
22 de setembro 2020 (editada a 22 de setembro 2020)
Esta empresa Vodafone contratou comigo um serviço de pacote TV, Internet e Voz fixa com a oferta contratual de velocidade de Internet de cerca de 212 mbps e na realidade o que me fornecem é de 67 mbps de download e 48.88mbps upload mais coisa menos coisa o que é nitidamente muito inferior ao publicitado. Contactei o serviço de apoio ao cliente e foi-me dito que para obter a velocidade contratada que eles próprios me ofereceram teria agora de mudar de Router uma vez que o actual não permite atingir os valores de 200 mbps com a condição de ficar fidelizado mais vinte e quatro meses o que é um absurdo uma vez que que o renovei o actual contrato há cerca de três meses. É uma situação deplorável e que deve atingir milhares de consumidores porque fizeram um contrato de fornecimento de um serviço que sabiam antecipadamente que não podia ser cumprido uma vez que os equipamentos fornecidos não serviam para esse fim.
Data de ocorrência: 22 de setembro 2020
António Frias
1 de outubro 2020
Este foi o email que a Vodafone me enviou para justificar o incumprimento do contrato tentando fazer das pessoas estúpidas, porque com estas condicionantes todas, que na minha opinião são simplesmente desculpas não prometiam o que pelos vistos está sujeito a várias restrições. É deplorável.
Estimado Sr. António Frias,

Na sequência do assunto exposto no Livro de Reclamações Online em 23-09-2020, com a nossa refª 2-1QW4TXJS, o qual mereceu a nossa melhor atenção, vimos por este meio responder ao mesmo, após tentativa de contacto por telefone.

Esclarecemos que, devido a existirem inúmeros fatores que podem influenciar a velocidade/cobertura da internet via Wi-Fi, a Vodafone apenas garante a velocidade contratada, através de ligação por cabo.

Para que possa usufruir da velocidade contratada, deve ter em conta os seguintes pontos:
• Ligação física entre o router e o computador: para velocidades iguais ou superiores a 100Mbps, é imprescindível que o computador tenha uma ligação de rede GbE (ligação Gigabit).
• Cabo de ligação Ethernet: A ligação ethernet entre o router e o computador, deve ser realizada com um cabo ethernet UTP Cat5e ou superior.
• Congestionamento da sua rede local: certifique-se que para o teste de velocidade, não existem outros equipamentos (Computadores, Smartphones, Tablet’s, Consolas, etc) ligados. De outra forma estão também a ocupar largura de banda e que vai influenciar negativamente o teste de velocidade.
• Aplicações em execução em 2º plano: garanta que não existem outras aplicações no seu computador que possam estar a influenciar a taxa de transferência de dados tais como: Aplicações P2P (exemplo uTorrent), Firewall, Antivírus, etc.
• Energia do computador (aplicável a portáteis): confirme que não tem qualquer opção de poupança de energia ativa no seu computador uma vez que pode influenciar no processamento do computador e desta forma afetar o teste de velocidade.

Caso reúna as condições acima e, mesmo assim, não consiga usufruir da velocidade contratada, solicitamos que, para que sejam despistadas possíveis anomalias com os equipamentos, entre em contacto com a nossa linha de Suporte Técnico através do My Vodafone, de forma gratuita, ou para o 16913 (tarifa aplicável). Veja a demonstração em * PROIBIDO *://vfpt.pt/ksmdv.

Agradecendo a sua exposição, reforçamos o nosso compromisso de melhoria contínua, privilegiando um atendimento de excelência.

Mais informamos que nesta data foi enviada cópia do e-mail à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Vodafone
Pedro Bandeira

Serviço de Apoio a Clientes
Vodafone Portugal
António Miguel Mendes Frias
António Frias avaliou a marca
12 de setembro 2021

Fazem contratos com um tipo de velocidade de Internet que depois na prática não chega sequer a metade e depois de reclamar dizem que teria de pagar mais para além do serviço de TV funcionar muito mal no gravador.