42.9

Vodafone - Incumprimento dos Direitos do Consumidor

Bruna Filipa Fernandes
Bruna Fernandes apresentou a reclamação
23 de setembro 2014

Enviei no dia 4- 09-14 um equipamento Iphone 4 8 Gb para reparação. Acontece que este equipamento já anteriormente tinha estado a reparar e foi alvo de um Swap, que para quem não sabe é a troca da peça avariada num outro equipamento e substituição do imei, ou seja, é uma reparação mas com um nome mais pomposo para enganar tolos.
Este equipamento estava com o mesmo problema que o anterior então quando o entreguei disse que não queria a sua reparação nem substituição, mas, queria a troca por um de valor igual ou superior ou então um vale.
No dia 10 ele veio do reparador e meu espanto quando me dizem que lhe tinham feito um swap! Então, recusei-me a levantar o equipamento e apresentei reclamação interna. Ligaram-me ao fim de uns dias a dizer que era a Apple que não autorizava a substituição do equipamento por outro ou por um vale e que eu teria de aceitá-lo arranjado! Liguei para a Apple Care que me disse nada ter a ver com a garantia da Vodafone e que por eles podia ser feita a substituição por outro.
Liguei novamente para a Vodafone que me pediu para apresentar reclamação por email, Assim o fiz, dizeram-me que em 72 horas teria resposta, pedi urgência pois tinha urgência em ter o equipamento.
As 72 horas passaram e ninguém ligava, liguei eu para lá para saber se já havia resolução ao qual me foi dito que a Vodafone ia manter a sua decisão de nada fazer mas para eu aguardar que me contactassem.
Entretanto fui ao CIAC que depois de analisar a situação me disse que segundo as Leis de Consumo eu tinha todo o direito a exigir esse vale.
No dia seguinte ainda não tinha recebido a tão prometida chamada, então, voltei a ligar para o Apoio ao Cliente onde me dizeram que já havia resposta que ia ser comunicada por carta, como não queria que fosse por carta pediram para enviar email a pedir um contacto com a máxima urgência. Assim o fiz.
No mesmo dia fui há loja a fim de saber se me disponibilizavam a carta e como se recusaram pedi para fazer reclamação no livro, á qual a dita Responsável de Loja me disse que não valia a pena uma vez que o Departamento de Qualidade da Vodafone era gerido pela Anacom local para onde ia a minha reclamação.
Não apresentei a reclamação e liguei para a Anacom que negou ser a gestora de reclamações internas da Vodafone e disse-me que exigi-se o livro.
No dia seguinte ligaram-me da Vodafone a dizer que me iriam encaminhar a carta por email. Assim o fizeram. Nesta carta dizem que não vão fazer nada pois é o Centro Técnico Regenersis que não permite a substituição do equipamento!
Apresentei um pedido de esclarecimento ao Centro Técnico, o qual me disse que não tinham nada haver com esse procedimento, que apenas faziam a avaliação do equipamento e a sua reparação. E que era a Vodafone quem se tinha de responsabilizar por esse procedimento.
No mesmo dia fui á loja, e pedi que me dessem um equipamento de substituição, o qual me foi recusado pois não tinham equipamentos em stock. Assim, obrigando-me a levantar o meu equipamento reparado uma vez que não podia mais estar sem telemóvel.
Apresentei reclamação no livro e no CIAC.
No entanto encontro-me fidelizada á Vodafone através do Plano RED, pedi que o cancelassem mas diseram que teria de pagar a penalização, ou seja, tenho de cumprir os meus deveres mas não posso exercer os meus direitos!!
Pedi também que não me fosse descontado o valor das chamadas realizadas para a linha de apoio ao cliente a fim de resolver esta situação, no entanto, foi-me cobrado o valor dessas chamadas na fatura!
Enfim... uma coisa tenho certa, nunca pensei vir a ter um motivo de insatisfação tão grande com o serviço da Vodafone, mas acabando esta fidelização certamente não serei mais cliente!

Data de ocorrência: 23 de setembro 2014
Vodafone
30 de setembro 2014
Estimado (a) Cliente,

De acordo com o exposto informamos que procedemos ao encaminhamento do mesmo para a respetiva área.
Solicitamos que aguarde um contacto da nossa parte, tão breve quanto possível.

Cumprimentos
Cátia Migões
Serviço de Apoio a Clientes
Bruna Fernandes
14 de outubro 2014
A Vodafone continua a dizer que não é responsabilidade deles resolver o problema! O equipamento está novamente na garantia! Pela 4ª vez, desta vez após reclamar no livro o Departamento de Qualidade disse que iria comunicar o problema há Apple a fim de haver resolução do problema. No entanto na loja o colaborador disse-me que não ia haver comunicação nenhuma ao fabricante e que simplesmente ia ser feito um processo normal de reparação! E com isto o telemóvel já anda para lá e para cá há uma data de tempo, 4 vezes consecutivas e sempre com problemas!
Neste momento estou a aguardar que mais uma vez o equipamento venha de reparação para ver qual a resolução dada pela vodafone e a resposta dada pelo seu departamento de qualidade .
Vodafone
20 de outubro 2014
Estimado(a) Cliente,
Foi já enviada uma carta por parte do Gabinete de Apoio à Qualidade com resposta a situação apresentada e-mail anterior.
Como tal, agradecemos a sua disponibilidade para aguardar a mesma com a resposta a à mesma.

Sandra Baptista
Serviço de Apoio a Clientes