42.8

Vodafone - Nova VBox 4K - aguardo agendamento

Luís Mendes
Luís Mendes apresentou a reclamação
28 de agosto 2019

No dia 8 de Julho terminou o prazo de fidelização, e refidelizei-me para o serviço que incluía a nova box HD. Não foi feito qualquer instalação da nova box. 2 semanas após ter aceite o novo serviço, fui contactado com a informação de que iria ter uma nova box que estavam a lançar, a VBox 4K, e que tinha que aceitar novamente os termos e condições. Isto a 24 de julho.

A VBox 4K provou ser um produto que ainda não deveria ter sido disponibilizado aos clientes, pois apresenta demasiados erros básicos e é na realidade um produto em desenvolvimento. Expus a situação ao fim de 1 dia de utilização - a primeira vez que a utilizei foi no dia 31 de Julho, apesar de estar refidelizado desde o dia 8 de Julho sem melhoria de serviços e com uma factura mais cara.

Em conversa com o apoio técnico, comercial, reclamações e cancelamentos (que me custou cerca de 20€ de consumos adicionais no telemóvel) foi-me dito que não era possível voltar atrás para a box anterior, que uma vez aceites os termos e condições (os novos, os tais que tive de aceitar uma segunda vez) já não aceitavam devoluções e que tinha de reverter todo o processo, com um custo de 120€ que me seria imputado.

Nos cancelamentos foi-me dito que até me estavam a fazer um favor em aceitar o possível cancelamento (com um custo de 120€) porque na realidade já tinha passado o período legal para reverter uma fidelização. Isto apesar de eu só ter tido acesso ao serviço 3 semanas depois da refidelização e estar disposto a cancelar a minha colaboração com a Vodafone ao fim de 3 dias de utilização da nova box!

Volto a dizer: a nova box não está pronta para ser lançada no mercado. A prova definitiva disto mesmo é que a Vodafone mudou os procedimentos e está agora a aceitar trocar a VBox 4K de volta para as Box HD, muito provavelmente devido ao volume de reclamações. Sugiro a todos que façam o mesmo.

A minha queixa aqui no portal vem no sentido de que desde o dia 17 de agosto que estou à espera que venha um técnico a casa buscar a nova box e levar a antiga. São 11 dias. Já fiz 2 pedidos de urgência, neste momento estou sem televisão (mais uns erros, agora a box desconfigurou) e até agora nada. Acabei de ligar e disseram-me que não tinham lá nenhum pedido de urgência.

A minha paciência para com a marca acabou-se. Querem lançar produtos à pressa, podiam investir mais em desenvolvimento e menos em publicidade, porque os consumidores querem bons produtos, não bons anúncios.

Nota: sobre a refidelização, descobri que estou a pagar a HBO em duplicado. O novo pacote teria 24 meses de HBO, mas tenho lá rubricas de 4,06€ que se mantiveram durante todo o mês de Julho, apesar de ter tido apenas 1 semana no pacote anterior.

Data de ocorrência: 28 de agosto 2019
Vodafone
28 de agosto 2019

Luís Mendes
3 de setembro 2019
Na semana que se passou não cheguei a ser contactado para proceder a esta troca, tendo sido obrigado a deslocar-me a uma loja física na passada quinta-feira, 29 de Agosto, para agendar a troca da box. Descobri que a Vodafone retirou-me, 2 dias antes e ilegitimamente, o acesso à televisão, tendo alterado na sua plataforma que eu já teria o serviço com a box antiga (HD), pelo que a minha VBox 4K deixou de ser configurável. Como tal, não tenho serviço de televisão.

Vou repetir: a Vodafone alterou na plataforma que eu tinha a box HD sem que tivesse agendada qualquer troca do equipamento, embora sempre fosse essa a minha intenção (neste momento está agendada para quinta-feira, 5 de setembro, e eu sem televisão até lá).

Entretanto, para melhorar a situação, tentei reverter esta alteração na plataforma. Liguei para o apoio técnico, depois para a comercial, depois para o apoio técnico e novamente para a comercial. Efectuaram então a troca na plataforma. Chego a casa, e continua sem funcionar. Ligo para o apoio técnico novamente (o colega mais rude de todos os 10 com quem já falei entretanto) e após ter feito um reset - note-se, segundo um procedimento que só se poderia aplicar à VBox 4K+ - disse que tinha de escalar a situação para a equipa de Engenharia.

Esta equipa - e isto foi confirmado posteriormente - precipitou-se na análise da situação. Voltaram a mudar na plataforma a minha informação como tendo a box HD! Volto a não conseguir ter serviço a não ser que passe por mais uma ronda de chamadas entre a comercial e o apoio técnico e escalada de situação para a equipa de engenharia e, neste momento, não tenho vontade para isso. Daqui a 2 dias está agendada a troca da box.

Tenho pena que uma questão tão simples me tenha prejudicado por falta de comunicação, de atenção e de vontade de alguns colaboradores e da empresa em si.

Resta-me esperar, enquanto só faltam 2 dias para me livrar desta box horrível. Sem televisão, com um serviço incompleto, a pagar o mesmo que todos os outros clientes.