43.0

Vodafone - Pagar por um serviço que não tive

Ana Roque São José
Ana José apresentou a reclamação
11 de março 2014

No dia 10 de Fevereiro eu pedi o serviço da Vodafone TV NET VOZ, em que o titular é o meu namorado e nesse contacto foi-lhe garantido que cá em casa tínhamos pelo menos os 19mb e os canais HD.
No passado dia 26 de Fev vieram cá a casa fazer a instalação do serviço Vodafone TV NET VOZ adsl 2+ com canais HD, em que me tinha sido garantido que tinha pelo menos os 19mb.
Após a instalação do serviço eu e o técnico reparamos que só tínhamos acesso a 8mb, o técnico reportou imediatamente a situação e pediu para passar o serviço de nível 2 para nível 3 como tinha pedido. O que posteriormente foi negado pois a Vodafone não aplica o nível 3 se não tiver pelo menos de 16mb de largura de banda.
Entrei novamente em contacto com eles e fiz uma nova reclamação em que não tinha nem os canais HD, nem a internet a 19mb mas sim a 8mb. Veio outro técnico cá a casa no dia 5 de Março em que nos confirmou que seria possível atingir os 24mb, esta vinda do técnico foi em vão porque eles não podem fazer nenhuma alteração na linha porque pertence à PT, tendo em conta que o técnico da PT não compareceu, o técnico da Vodafone foi obrigado a ir embora.
Voltei a contactar no próprio dia o serviço de apoio a cliente da Vodafone e foi agendada nova intervenção para o dia seguinte (6 de Março) por parte da PT e da Vodafone.
No dia da intervenção da PT e da Vodafone, o técnico da PT disse que era impossível atingir os 24mb tendo em conta a distância da central e que ter os 13mb já era muito bom. Embora ambos os técnicos tenham trocado a linha para tentar com que tivesse mais largura de banda conseguiram somente os 14mb, que com a box ligada e a gravar perdia 6mb. Só depois de falar com o técnico da PT é que fiquei a saber que não podia ter os 24mb, nem os canais HD como a Vodafone garantiu.
Fiz inúmeras chamadas para o serviço de apoio ao cliente em que mostrei a minha indignação e a minha saída do serviço em que referi o que está mencionado em cima. A resposta maioritária foi que tinha que pagar 200€ porque eu estava em incumprimento de contrato.
É de salientar que tenho o serviço à uma semana, que garantiram que tinha pelo menos os 19mb com os canais HD, todos os técnicos da Vodafone garantiram que tinha pelo menos os 19mb e os canais HD e agora sou eu que estou em incumprimento?
Visto ainda que, o contrato foi feito online, não foi assinado nem prestadas informações por escrito sobre os dados contratuais. Nenhum operador nem técnico me informou que a partir do momento que tenho o serviço instalado perco o direito de cancelar livremente o contrato e no próprio momento da instalação não recebi nenhum documento a informar sobre esta condição.
Por não ter recebido nenhuma informação por escrito sobre as condições contratuais, eu estou no meu direito de cancelar livremente o contrato sem qualquer tipo de penalização.
Alias mais penalizado já fiquei eu, que perdi 3 dias de trabalho para tratar deste assunto, para além de que a minha namorada acabou por perder alguns clientes por causa do serviço (tele-trabalho).

Reportei esta situação à Anacom e enviei na sexta feira uma carta registada com a reclamação e com o meu pedido para cancelarem os serviços. Também entrei no mesmo dia os produtos. Ainda não obtive nenhuma resposta.

Data de ocorrência: 11 de março 2014
Vodafone
12 de março 2014
Estimado (a) Cliente,

Recebemos o seu email, e de forma a que nos seja possível analisar a situação exposta, solicitamos que nos confirme um dos seguintes dados associados ao serviço em questão:

- NIF; ou
- Número de Conta Vodafone.

Alertamos que o NIF indicado, não corresponde ao titular de serviço de TV+NET+VOZ.

Ficamos a aguardar, para que dessa forma nos seja possível agir em conformidade.

Sempre disponíveis para qualquer informação ou esclarecimento adicional.

Para mais esclarecimentos sobre este assunto consulte o nosso site em https://ajuda.vodafone.pt/

Cumprimentos
Helena Gonçalves
Serviço de Apoio a Clientes
Ana José
12 de março 2014
Para informar que esta situação ficou hoje resolvida.

Obrigada,
Ana São José