42.9

Vodafone - Propaganda enganosa, falta de transparência

Rafael Marques Beltrão Frederico
Rafael Frederico apresentou a reclamação
14 de julho 2015

Sou brasileiro e estou morando em Portugal a fins de estudos, meu visto se expira em Janeiro de 2016 e, depois de contactar as operadoras para contratação de serviços de net fixa em Janeiro/2015, optei pela TV/NET (fibra óptica 50mbps)/Fixo Vodafone pois a representante de vendas mencionou que, apesar do contrato de fidelização de 24 meses, eu poderia suspender o mesmo por tempo indeterminado a qualquer momento. 4 meses depois, precisei alterar minha morada e 1 mês antes de fazê-lo entrei no website da vodafone para verificar a disponibilidade e o site acusou que a nova morada teria cobertura.
2 semanas antes de me mudar contactei a vodafone para fazer a alteração e então me foi dito por um atendente de que a nova morada não possuía a cobertura e então me foram dadas 2 opções: cancelar o contrato com multa de €300 ou contratar um serviço de banda larga móvel ilimitada pelo mesmo valor, mas pagando €40 do roteador, quando questionei se poderia suspender o contrato, o atendente replicou dizendo que o mesmo só era possível para serviços móveis (1a propaganda enganosa). Perguntei pela gravação do telefonema onde a vendedora me passou a informação e confirmei o pedido e me foi dito que a mesma só é guardada pelo prazo de 90 dias, não estando mais disponível para referência. Como a internet é a minha prioridade, pedi então para alterar o serviço para banda larga móvel e o atendente me direcionou para uma loja vodafone pois tal alteração só pode ser feita presencialmente e à hora.
Já às vésperas de me mudar, fui à loja Vodafone onde o atendente me informou que o valor a ser cobrado seria €5 mais caro do que o atual contrato e o roteador €80 ao invés dos €40 ditos anteriormente (2a propaganda enganosa).
Já na nova morada, logo no primeiro dia fui à loja da vodafone mais próxima e me foi dito que o valor da banda larga móvel poderia de fato ser o mesmo preço, contudo a mesma está limitada à 15GB de transferencia e a velocidade restringida após esse limite (3a propaganda enganosa), contudo, me deu a notícia de que a vodafone já teria cobertura para a nova morada entretanto do serviço ADSL 24mbps. Apesar do preço ser o mesmo para um serviço com metade da qualidade, fui obrigado a aceitar afim de não receber a multa de rescisão de €300 que me foi omitida no momento em que aderi ao serviço. Ao reclamar através das redes sociais, recebi um email da vodafone elucidando uma cláusula do contrato, entretanto, reparem que em nenhum momento assinei contrato algum ou me foi disponibilizado nenhuma cópia digital ou física dos termos e condições de serviço, tampouco a vendedora da vodafone passou cláusula por cláusula do contrato pelo telefone.

No momento em que solicitei então a alteração para o serviço ADSL (30/06/2015), me foi passado o prazo de 1 semana/1,5 semana e até hoje (14/07/2015) não houve a instalação e não irá ocorrer pelo menos até 16/07 (dobro do prazo que me foi dado).

Enquanto busco por uma resolução por parte da Vodafone, já gastei mais de €25 em chamadas para a mesma, fora o fato de ter de recorrer à restaurantes e shoppings para conseguir trabalhar o que incorre em mais custos indiretos neste processo.

Data de ocorrência: 14 de julho 2015
Vodafone
15 de julho 2015
Estimado Cliente,

Verificamos que a situação reportada já se encontra em análise, por parte da àrea responsável.
Solicitamos a disponibilidade para aguardar o nosso contacto, a realizar tão breve quanto possível.

Rita Sousa
Serviço de Apoio a Clientes
Rafael Frederico
20 de julho 2015
Mais uma semana e ainda aguardando por um resolução.
Vodafone
22 de julho 2015
Estimado(a) cliente,

A sua reclamação foi encaminhada para a área correspondente.
Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar um contacto nosso tão breve quanto possível com a resposta.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Sandra Baptista
Serviço de Apoio a Clientes
Rafael Frederico
19 de agosto 2015
Após 1 mês sem os serviços Vodafone por não instalação, fui obrigado a rescindir o contrato, a Vodafone entretanto permitiu que o fizesse sem multa contratual.