42.8

Vodafone - Rescisão contratual

MARIA XAVIER
MARIA XAVIER apresentou a reclamação
25 de julho 2021
Venho por este meio, comunicar que vou mudar de residência, pois por motivos de pandemia não me foi possível continuar na casa que tinha arrendada, e que gostaria de transferir os serviços que tenho na residência antiga, nomeadamente os serviços fixos (tv+net+voz) com a Vodafone, para a nova morada.

No entanto, quando liguei para o apoio ao cliente (a 22/7/2021), foi-me informado que na nova localização não têm cobertura Vodafone (serviços fixos) e que, por ter um contrato com re-fidelização, teria de manter os serviços contratos, ainda que sem usufruto dos mesmos.

Em alternativa, teria que pagar uma penalização por rescindir antecipadamente, ou alterar o meu contrato para um novo cliente Vodafone (num serviço que obrigue à fidelização por 24 meses), ou alterar o meu tarifário móvel para um serviço Vodafone (num serviço também ele que obrigue à fidelização por 24 meses).

Ora, nenhuma destas opções apresentadas é viável de concretizar:
1. não tenho capacidade financeira para pagar quase 300eur para rescindir um serviço que não irei usufruir;
2. não tenho ninguém a quem "passar" o meu contrato, a não ser a minha mãe que também é cliente Vodafone. Neste caso, apenas lhe faltam 5 meses para acabar a fidelização, e caso queria passar o meu contrato para ela, a minha mãe teria de re-fidelizar por mais 24 meses passando a pagar cerca de 30eur/mês e ficando exatamente com os mesmos serviços que tem atualmente (inferiores aos contratos por mim), quando atualmente paga apenas cerca de 25eur/mês. ou seja, pagaria mais 5 eur/mês para ter um serviço inferior;
3. o meu tarifário móvel é um tarifário que financeiramente é muito mais atrativo que o proposto pela Vodafone, uma vez que pago cerca de 15eur/mês e que ficaria a pagar cerca de 30eur/mês para ter um serviço móvel com as mesmas características que tenho agora.

Eu queria manter os serviços fixos que tenho contratados com a Vodafone, mas infelizmente, e por motivos que me são completamente alheios, a Vodafone não tem cobertura de serviços na localização futura.

De acordo com o nº1 artº437 do código civil, segundo o qual uma das partes pode rescindir ou alterar um contrato caso mudem as circunstâncias que levaram à contratação inicial do serviço, peço que o meu contrato atual seja rescindido sem qualquer penalização com efeito imediato, uma vez que os motivos pelos quais não poderei continuar com a Vodafone na morada futura me são completamente alheios e estão fora do meu controlo.

Aguardo com a maior brevidade a resolução deste contrato.

Lisboa, 25 de julho 2021
MX