42.8

Vodafone - Rescisão de contrato por justa causa

Telma Ribeiro Lal
Telma Lal apresentou a reclamação
26 de novembro 2014

De facto, existem situações caricatas, e estamos sempre a ser surpreendidos, ora então, sou cliente da Vodafone, já o sou há mais de um ano, e sempre achei a prestação de serviços mediana.
No entanto, no passado dia 25 de Novembro contactei os serviços da Vodafone, para informar que ia mudar de casa, e que precisava de migrar o meu serviço de TV +Net +Voz adsl, para a nova casa, o assistente pediu-me a nova morada para efectuar um teste de cobertura, e só passados cerca de 20 minutos é que regressou a linha com a indicação que o serviço ADSL não se encontrava disponível na zona indicada, e que nem sequer encontravam a morada no sistema.
Eu fiquei surpresa e perguntei quais eram as alternativas, disse ao operador que trabalhava em casa, que a minha profissão exigia que eu tivesse acesso à Internet, e que se não me pudessem prestar o serviço na minha nova morada, eu teria de procurar uma nova entidade que me desse o mesmo serviço ou equivalente.
Posto isto, o assistente, transferiu a chamada, para outro departamento, onde me informaram que tendo em conta que não há serviço na nova zona em que estão, e estando eu em período de fidelização, teria de proceder a um pagamento no valor de 200€ para efectuar o cancelamento; aderir a um serviço com o valor igual ou superior a 25€ (valor este que estava a pagar pela ADSL); ou então por ultimo mas não melhor, encontrar alguém que quisesse ou ficar com o meu serviço, mudar-se para o meu apartamento, ou que quisesse assumir a minha fidelização!
Eu considero esta situação inaceitável, classifico-a como um disparate, estou incrédula até agora, acho que é completamente ilegal, afirmarem que a prestação de serviços é feita à casa, e que por isso temos de pagar o excedente até que o contrato termine. Que eu saiba um contrato é feito entre o titular e o prestador de serviços, ambos têm funções e obrigações.
Ao titular cabe-lhe cumprir com o pagamento, e ao prestador assegurar a funcionalidade do serviço. Mas pelos visto, com esta empresa só o titular é que tem que cumprir com as obrigações contratuais PAGAR.

Data de ocorrência: 26 de novembro 2014
Vodafone
27 de novembro 2014
Exmos. Srs.
Informamos que esta questão foi encaminhada para área responsável com a referência 1-ZYLF3RZ, e o cliente será contactado no prazo de 72 horas.

Estamos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos
Myriam Fernandes
Serviço de Apoio a Clientes
Telma Lal
29 de dezembro 2014
Estamos a aguardar contacto foi, solicitado um contado para a nossa red fixa, ate a data nao recebemos
Telma Lal
29 de dezembro 2014
Podem contactar para o número 911001002
Vodafone
30 de dezembro 2014
Estimado Portal da Queixa,

No seguimento da reclamação apresentada, encaminhámos a mesma junto do Gabinete de Apoio à Qualidade, pelo que o cliente receberá um contacto no prazo máximo de 72 horas úteis.

Disponíveis para mais esclarecimentos,
Cumprimentos
Pedro Sota
Serviço de Apoio a Clientes

Sra Telma, por vezes as empresas de telecomunicações são abusivas, mas neste caso, não me parece que assim seja.
Na verdade, se tem uma fidelização para cumprir parece-me justo que a cumpra. Apesar de não ter cobertura para usufruir do mesmo serviço que tinha na outra habitação, parece-me compreensível que lhe peçam para no minimo subscrver outro serviço no valor que tem contratado.
A Operadora apenas está a tentar proteger-se. Se bastá-se mudar para outra casa para rescindir de uma fidelização isso poderia dar azo a muitas pessoas tentarem usar isso como escapatória.. Sempre que queriam sair de um contrato indicavam que se estavam a mudar para uma qualquer morada em que o operador não tivesse cobertura.
Assim, apesar de perceber os seus motivos (uma vez que não me parece que no seu caso pretenda ludibriar o operador) acho que a operadora em questão também tem razão no que lhe exige..

Marisa: Por isso é que se usa como prova da mudança o novo contrato de arrendamento. A sério que acha que vale a pena mudar de casa só para escapar a uma fidelização?.... Hoje em dia são os clientes que têm de se proteger de uma operadora, e não o contrário.

27 de novembro 2014

Caríssima Marisa, eu na verdade teria todo o gosto em manter a fidelização, até porque a dita entidade tem preços bastante competitivos, no entanto as circunstancias da vida mudam, sem que nós estejamos a contar. Tenho de mudar forçosamente de residência, e como tal tenho de levar comigo o serviço, ou assim eu o desejava, mas pelos vistos não o posso fazer porque a empresa não tem estrutura para me o fornecer, diz muito bem contratei-o, e estou fidelizada. Mas sejamos sinceros acha bem que eu continue a pagar um serviço que não tenho, e que tenha de contratar outro serviço em simultâneo, com outra operadora, ficando assim com duas faturas por um só serviço. Minha cara não preciso de ludibriar a operado preciso apenas de TV NET e VOZ