42.8

Vodafone - Sony Xperia M4 Aqua sempre com anomalias

Diogo Oliveira
Diogo Oliveira apresentou a reclamação
8 de janeiro 2017

Comprei em Loja Oficial Vodafone um telemóvel SONY XPERIA M4 Aqua em 30/07/2015, um bom telemóvel, pelo valor de 200€ e mais 1600 pontos, porque o valor do telemóvel na loja era de 227.56€.
Trata-se de um valor bastante alto para a minha carteira, e não deveria estar sujeito a uma série de situações desconfortáveis e um apoio técnico deficiente, e um mau atendimento presencial na Loja. Mas passei por um pouco de tudo nas lojas da Vodafone.

A primeira avaria, o telemóvel deu problemas a meio de Abril de 2016, problemas de reboot e desligamento, estava tempos a fio sempre a reiniciar. A primeira ordem de reparação data de 18/04/2016, entreguei o equipamento na Vodafone de Benfica, e quatro dias depois concluíram o processo e disseram que a avaria não era detectada, disseram também que fizeram vários testes e que estava tudo bem, o certo e que ele estava sempre a reiniciar e se estava tudo bem não sei porque que estava sempre a reiniciar, inclusive quando o fui para entregar o equipamento para reparar, a funcionaria da loja da Vodafone assistiu a isso, alem de ter uma parte das definições do telemóvel que dizia quantas vezes o telemóvel já tinha sido reiniciado por falhas de sistema, e neste momento não me recordo mas quando fui lá entregar já tinha muitas mesmo, isto num espaço de tempo de quando começou a avaria e o tempo de eu conseguir ir a Vodafone.
Em suma na primeira avaria fiquei 4 dias sem o telemóvel, e um total de 64km em deslocações a loja da Vodafone de Benfica, já nem falo de tempo perdido em filas e desgaste do carro.

A segunda avaria, após umas semanas o equipamento supostamente sem problemas, voltou a tê-los, fazia reboots constantes, inclusive quando tentava efectuar uma chamada ou quando estava a receber uma chamada reiniciava, não funcionava o wi-fi e o bluetooth. Levei-o à Vodafone de Benfica novamente e entrou para reparação em 07/05/2016. Ficou concluída a 13/05/2016.Novamente não detectaram a anomalia, mas substituíram a placa principal do telemóvel "PBA MAIN". Perguntei à assistente como era isso possível, eles não detectarem os problemas, mas ela não me soube dizer, disse apenas que ia ter uma nova garantia de dois anos a contar da data de 13/05/2016, em virtude de me terem substituído a tal placa.
Resumo da segunda avaria, 6 dias sem o telemóvel, mais 64km feitos em deslocações a loja da Vodafone de Benfica.

Fui para casa feliz da vida, afinal tinha um "telemóvel novo" pensei que como me tinham trocado a placa do telemóvel, nunca mais teria problemas, sol de pouca dura a terceira avaria demorou só mais um mês aparecer, dirigi-me então à loja Vodafone de Benfica novamente no dia 17/06/2016, o telemóvel não detectava o cartão de memoria, e com isso as aplicações guardadas no cartão de memoria não funcionavam, fotos não apareciam na galeria, musicas nada, enfim estava farto já deste constrangimento, mostrei a meu desagrado perante o funcionário ao qual ele disse que a solução era mandar novamente para reparar ou ficar com o telemóvel sem cartão de memoria, como obvio mandei novamente para nova reparação, concluída a 28/06/2016, com a reparação do circuito do leitor de cartão de memoria e actualização de software.
Terceira avaria, mais 64km e 11 dias sem o telemóvel.
Quarta avaria, data de 03/08/2016, novamente mais uma voltinha há loja da Vodafone de Benfica, a câmara do telemóvel deixou de funcionar, ia a tentar tirar uma foto e não iniciava a câmara, ficava o ecrã preto e dizia que a câmara não era detectada, antes de me deslocar a loja liguei com a Deco, onde falei com uma assistente que me aconselhou a pedir a substituição do equipamento e não a reparação, disse-me que com as situações que já tive, que tenho todo o direito a pedir a substituição do equipamento por um igual ou melhor, e não a reparação. E assim foi, cheguei lá pedi a substituição do telemóvel por um igual ou melhor, e a funcionária disse que isso não era possível porque os telemóveis que tinham igual ao meu estavam lá para venda e não para trocas, disse as alternativas que tinha, deu-me a escolher entre Huawei Y6 e um Vodafone Smart prime 7, comparei com o meu e nem pensar, ficavam a anos de luz a nível de processador câmara etc, foi então que a funcionaria da loja ligou para alguém e apareceu para troca um Sony Xperia E5, a funcionária disse que não tinha ainda a revista para eu o poder ver porque tinha saído neste verão, mas que era igual ao meu em tudo, mostrando só uma imagem do mesmo, disse também que eu ficava com um telemóvel igual a nível de especificações e mais recente, eu nessa situação aceitei mas a funcionária disse que ia ter de esperar porque como era um telemóvel novo eles ainda não o tinham em loja. Fui então para casa novamente contente porque pensava que os meus problemas tinham chegado ao fim, e então fui a internet ver o meu futuro novo telemóvel, fui ver os detalhes e vi que não era a prova de água ou seja logo aí não era igual ao meu, em consequência a funcionaria tinha-me mentido, mas tudo bem, não tencionava fazer mergulho com o telemóvel, depois vejo processador inferior ao do meu telemóvel, RAM inferior, hardware e desempenho muito maus, fiquei furioso por estar a ser enganado, e a minha sorte foi eles não terem logo o telemóvel na loja se não era enganado na hora. Foi então que no dia seguinte liguei logo para o apoio ao cliente a reclamar sobre a situação e para cancelar a substituição do meu equipamento pelo tal "Sony Xperia E5 que era igual ao meu em tudo" dizendo que depois passava pela loja para reclamar sobre a situação.
Mais 64Km feitos para a loja da Vodafone de Benfica e nada resolvido.

No dia seguinte voltei lá, disse que não tinham sido sérios comigo porque disseram-me uma coisa e o telemóvel era outra, e que queria fazer uma reclamação, para expor a minha situação de maneira diferente a Vodafone, foi em 04/08/2016 que fiz um registo reclamação na loja, ao fim de três dias responderam-me através de uma chamada do apoio a cliente, a dizer que as hipóteses que me tinham dado eu não aceitei, que a solução era mandar reparar novamente, porque a garantia é dada pelo fabricante e não pela Vodafone, que a Vodafone não tinha culpa de o telemóvel estar sempre avariar, no meio desta treta toda se calhar o culpado sou eu se calhar.
Nova ida a Vodafone para fazer a reclamação, mais 32km.

Farto de ir para a loja de Benfica da Vodafone e continuar com os problemas no telemóvel, resolvi trocar de loja para ver se me resolviam o problema, foi então que fui a loja da Vodafone da Amadora, expliquei tudo que já tinha feito e que queria deixar o telemóvel para reparação, uma vez que esta era a única solução que tinha, deixei o telemóvel lá no dia 08/08/2016, e ficou pronto no dia 17/08/2016, quando o fui buscar, tinham-me reparado o circuito da câmara, trocaram novamente a placa PBA MAIN atribuindo um novo IMEI ao telemóvel.
Desta feita 50km feitos, mais 9 dias sem o telemóvel.

Quinta avaria, demorou um mês para aparecer, novamente o mesmo problema, falha de câmara, o sistema não detectava a câmara, falei com o funcionário da loja da Vodafone da Amadora em 16/09/2016, a mostrar a minha insatisfação ao qual ele me aconselhou a pedir o dinheiro do telemóvel, uma vez que já eram muitas avarias, e que os telemóveis que me sugeriram para substituição não eram do meu agrado, foi então que o que fiz, mas entretanto veio o funcionário com o gerente da loja, a dizer-me que esse processo não era possível porque me tinham trocado a placa do IMEI na ultima reparação e que o meu telemóvel era novo tinha de ir novamente para a garantia. Só podiam estar a brincar comigo, mas o certo é que foi isso que tive de fazer, enviar o telemóvel novamente para a garantia, e ir busca-lo no dia 23/09/2016, desta vez tinham-me reparado o circuito da câmara, e substituído peças.
Novamente duas viagens para a loja da Vodafone da Amadora, 50km feitos e 7dias sem o telemóvel.
A confiança que tinha nos aparelhos Sony perdia completamente, e ao sair da loja da Vodafone, sabia que era uma questão de tempo até surgir nova avaria, foi então que a dia 28/12/2016 três meses depois o telemóvel começou novamente a reiniciar, por vezes a receber e a fazer chamadas reinicia, demorando tempos infinitos para iniciar, o wi-fi não detecta as redes no local onde estou, o bluetooth não liga, enfim as avarias do costume, só é a sexta avaria do telemóvel. Foi então que me desloquei a loja da Vodafone do Parque das Nações, onde disse ao funcionário o que se estava a passar com o telemóvel, posto isso e com a serie de avarias que o telemóvel estava a ter queria reaver o dinheiro da compra e os pontos que dei para adquirir o mesmo para posteriormente poder comprar outro. O funcionário disse-me que agora isso não era possível porque tinha passado muito tempo desde a ultima reparação, eu perguntei se ele estava a brincar, ele disse que não, resolvi então fazer um novo registo de reclamação na loja, a explicar tudo novamente com toda a paciência do mundo que estou a ter nesta situação.
Mais 50km feitos desta vez para a loja do Parque das Nações.

Depois de fazer a reclamação na loja aguardei os 3 dias para obter a resposta, como não a obtia, em 04/01/2017 pelas 11:47 horas resolvi contactar o apoio ao cliente pelo chat , ao qual me responderam com o texto que passo a transcrever "verifico que não há possibilidade de fazer troca por outra marca/modelo pagando a diferença como foi informado anteriormente. O gabinete de apoio a qualidade reitera a informação prestada foi enviada uma carta com esta informação, de forma a ficar com um registo escrito" carta essa que nunca chegou a minha morada, mas fora isso em algum momento falei em pagar diferenças de novos equipamentos nos registo de reclamações que fiz, pedi sim que me substituíssem por um equipamento igual ou melhor nunca um pior.
Neste momento estou farto desta situação e quero a devolução do meu dinheiro e dos pontos que dei para obter o equipamento. Fui muito privado do uso do equipamento, farto de ser mal atendido, desprezado, e enganado.

De notar que o telemóvel está na garantia até dia 13/05/2018, faltam 1 ano e 5 meses, e não vou passar o resto do tempo a reclamar e privado de usar o tipo de funções e equipamento pelo qual paguei muito.

CONTAS / CUSTOS / DADOS IMPORTANTES:
Custo deslocações para reparações até à data 28/12/2016: 438 km = 38 euros em gasóleo (visto que o meu carro faz consumos de 6.5L aos 100Km).
Dias sem o telemóvel : 4 + 6 + 11+ 9 + 7 = 37 dias, afecta a minha actividade profissional, pois necessito bastante do telemóvel.
Dias com o telemóvel em condições deficientes:
- 1ª vez 5Dias, foi quando reclamei a primeira vez na loja
- 2ª vez desde dia 28/12/2016 até que a minha situação seja resolvida.
Fora isto tudo não contabilizo o constrangimento que me esta a causar, perdas de tempo e desgaste do carro.

Não vou entregar o telemóvel outra vez para reparar, quero que me devolvam o dinheiro e os pontos que gastei com o telemóvel. vou prevenir-me com esta reclamação, pois já não suporto mais. E já não creio que vá correr bem. Perdi a confiança na Operadora e na marca Sony, sou cliente Vodafone a muitos anos, com uma conta TV NET VOZ com 2 números de telemóveis associados a essa conta, e com um hotspot também da rede Vodafone, penso que seja um cliente que não merecia passar pelo que estou a passar.

Tendo havido já 5 tentativas de reparação, sem que o telemóvel ficasse em perfeita conformidade e dado que não posso ficar mais tempo privado do seu uso, solicito resposta num breve prazo, findo o qual me verei forçado a recorrer aos mecanismos legais disponíveis caso não resolvam a minha situação, irei entregar o meu caso a DECO para eles me ajudarem com outras armas que eu não tenho resolver este caso.
Isto é algo que não pretendo fazer mas a tal serei forçado caso não tenha da vossa parte a resolução de um problema ao qual sou alheio.
Fico aguarda resposta.

Diogo Oliveira

Data de ocorrência: 8 de janeiro 2017
Vodafone
21 de dezembro 2017

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>