42.9
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Spotify não desconta das apps incluídas

Sandro Fernandes apresentou a reclamação
19 de novembro 2018

Tenho um tarifário Yorn X II - 1GB da Vodafone e efetuei uma reclamação a identificar que o tráfego de acesso ao Spotify no telemóvel estava a ser descontado tanto do tráfego incluído para Apps como do tráfego geral.

Depois de alguns dias tentarem dissuadir-me que eram outras apps a aceder à Internet, fiz um video mostrando que bloqueava todas as Apps no telemovel de aceder aos dados móveis e claro está, continuavam os débitos ao tráfego nos dois pacotes (geral + APPs).
Tentaram dissuadir-me outra vez: que mesmo assim, haviam testes que provavam que mesmo com bloqueio de acesso no telemovel, as Apps acediam aos dados moveis na mesma (errado).

Como não sou assim tão limitado quanto pensam que sou, fiz novamente testes e a ultima resposta que
me deram foi:
O acesso ao Spotify não está totalmente incluído. o que estava incluso no plafond de dados moveis para Apps autorizadas era só o streaming, ou seja, imagens de album, letras das musicas, sugestões de playlists, (e quem tenha o Free) anuncios e tudo o mais, descontam do tráfego geral.
Onde é que isto faz sentido e onde é que está escrita esta informação nas condições gerais de utilização do tarifário que tanto mencionam?
A informação (e que é compreensível) que está no site é que por vezes as aplicações podem mudar de servidor e existir alguma fracção de dados que não é contabilizada como App incluída no tarifário e desconta dos tráfego geral, mas não é isto que acontece.

Quando falo de descontar dos dois plafonds refiro-me por exemplo: Retiram 30MB do plafond de Apps e 15MB do tráfego geral.

Mais estranho ainda é que, ao usar o Apple Music (que também tem tráfego incluído) não desconta NADA do tráfego geral e também tem letras, capas de album e afins.

Onde está a legalidade da vossa resposta e que justificação dão a esta comparação de aplicações?

Data de ocorrência: 19 de novembro 2018
Vodafone
19 de novembro 2018

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>
4 de dezembro 2018
Recebi resposta por parte do Gabinete de Apoio à Qualidade que me informou nao existir nenhum problema com a contabilização de tráfego (mais uma vez resposta copy/ paste).
Voltei a fazer o teste só para a aplicação Spotify e continua tudo igual.
Testei um cartão/ serviço no meu telemóvel e é corretamente contabilizado (mesmo sem reinstalar a mesma app).
Remeto em anexo os printscreens que mostram o tráfego incorretamente contabilizado.

E volto a frisar que a informação que está presente nas condições gerais de utilização de serviço não servem de resposta a esta situação. Tanto é que não são frações de dados (é uma grande parte senão metade do tráfego gerado) e é sempre a mesma app com a mesma anomalia.

Lamento que tenham tentado todo o tipo de "desculpas" descabidas com um utilizador experiente, ao ponto de me dizerem que o telemóvel tinha de ter firmware próprio da Vodafone (como se tivesse sido comprado na vodafone).

Este teste que está em anexo, foi também enviado para o Gabinete de Apoio à Cliente no dia de hoje.
4 de dezembro 2018
Apenas para acrescentar que o serviço/ cartão testado que contabilizou corretamente o tráfego gerado pelo Spotify, é de outro operador (e não ficou claro na resposta acima).
7 de fevereiro 2019

Nem é preciso pesquisar muito para encontrar reclamações idênticas e com as idênticas respostas em género copy/ paste.
Sandro Fernandes avaliou a marca
2 de novembro 2020