43.0
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Telemóvel bloqueado à operadora

Catarina Pereira apresentou a reclamação
10 de março 2019

Venho por este meio reclamar perante a plataforma Portal da Queixa, para ficar em público a minha situação e as pessoas aperceberem-se e pensarem 2 vezes antes de comprarem um equipamento a prestações.
Pois o ano passado precisamente neste mês adquiri um equipamento a prestações, na Vodafone Empresarial do Colombo, ao qual quem me vendeu não solicitou qualquer tipo de identificação nem assinatura de um contrato (ao qual soube agora que existia). Este ano, vi-me obrigada a mudar de operadora devido a falhas gravíssimas pela a Operadora Vodafone, após 10 anos com a mesma.
Dirigi-me no dia 14 de Fevereiro de 2019, a loja do Colombo para efectuar a liquidação do equipamento por inteiro e solicitar o desbloqueio do telemóvel, ao qual o Sr. que me atendeu indicou logo esse contrato de prestações ao qual indica a permanência de contrato com a Operadora durante 18 meses..
Ao perceber-se que não tinha nenhum contrato, efectuou uma reclamação internamente a solicitar o desbloqueio do equipamento. Indicou que dentro de 48 horas iria ser contactada pela Vodafone.. O mesmo não aconteceu, vi-me obrigada a escrever no livro de reclamações e indicar a situação, ao qual no dia seguinte recebo uma chamada bastante desagradável do Apoio de Qualidade da Vodafone, de uma Sra. (*), ao qual indicou que não iria fazer o pedido de desbloqueio. (Basicamente, essa Sr. não me deixou explicar a situação, indicou que era impossível existir uma venda sem uma assinatura (ao qual aconteceu) e para não bastar acrescentou que muitas pessoas fazem isto, pedem mais cedo antecipação tendo um contrato em vigor) Nunca tinha sido tão mal atendida como com essa Sra.
Ao qual desde desse dia, ando em reclamações dia sim e dia não. Pois nas lojas indicam que entendem a situação e que estão a fazer os possíveis para desbloquear o telemóvel, ao mesmo tempo, tenho essa Sra. a impedir tudo..
Dirigi-me a uma loja da zona Norte ao qual o Sr. que me atendeu foi impecável, entendeu a situação, mostrou-me o contrato que existe através de prestações e encaminhou novamente a situação para a Vodafone, pedindo-me também para me dirigir novamente a Vodafone Empresarial do Colombo.
Assim o fiz, no mesmo dia que cheguei de viagem, fui a Vodafone do Colombo ao qual a Sra. que me atendeu, indicou para fazermos uma alteração de contrato (um contrato que nem existia) para antecipação do equipamento a prestações na próxima fatura e indicou que os colegas estavam a fazer os possíveis para desbloquear o telemóvel com a maior brevidade possível e pediu para enviar uma cópia dessa alteração para o Apoio de qualidade. (Isto terça-feira dia 5 de Março de 2019)
Na quinta-feira dia 7 de Março de 2019, a portabilidade foi realizada e tive que ficar sem telemóvel durante o dia todo, devido a estes atrasos da Vodafone. Fui para o Hospital de urgência , tive que utilizar o telemóvel da minha mãe para dar novidades a familiares , enfim não se justifica nos dias de hoje em dia estar sem telemóvel, algo que é uma ferramenta fundamental.
Ontem sábado dia 9 de Março de 2019, dirigi-me a loja Empresarial do Vasco da Gama, para tentar resolver esta situação, mas como cheguei por volta das 15h, a loja já se encontrava fechada, estando apenas aberta para clientes particulares. Como é que um edifício como aquele permite um horário Empresarial até as 13h? Dirigi-me ao Vasco da Gama para nada, para saber que teria que ir novamente ao Colombo mais uma vez e falar com o Gerente tal como me aconselharam no Vasco da Gama.
Assim foi, pedi para falar com o Gerente, ao qual o mesmo não se encontrava, apenas estava o responsável da loja, que foi a mesma pessoa que me atendeu no dia 14 de Fevereiro. Expliquei a situação ao qual o mesmo se encontrava numa postura arrogante, a minha mãe estava indignada a explicar a situação e o Sr. estava a cantarolar ou seja a ignorar a opinião de um cliente. É esta a postura que uma Empresa como a Vodafone mostra aos clientes? Desprezo total em situações graves como esta? Já não é a primeira vez que este Sr. mostra o seu mau profissionalismo, pois o mesmo riu-se numa situação ao qual a Vodafone do Norte me indicou e eu estava a explicar e o Sr. limitou-se a rir, ontem a cantarolar, ao menos concorda que a Vodafone não devia vender os equipamentos bloqueados.
Pois Vodafone é a única operadora em Portugal que vende telemóveis bloqueados, proibindo assim o cliente de ir para outras operadoras, é isso que estão a fazer, estão me aprender a operadora, nem os próprios funcionários concordam com tal.
Penso que devido a situação deveriam abrir uma excepção, pois estou desde Dezembro com problemas com esta operadora. Primeiro em Dezembro cortaram-me um serviço indevidamente que terminava em Junho, ao qual ganhei a causa. De seguida foi na minha empresa falhas gravíssimas da internet, mau serviço de Apoio ao cliente, ao qual consegui rescindir com justa causa.
O mínimo que podiam fazer era desbloquear este telemóvel, pois foi feita uma venda sem contrato, eu nem tinha conhecimento que tinha que cumprir uma permanência com a Vodafone durante 18 meses, se soubesse nunca teria comprado um equipamento nestas condições. Por alguma razão não quis comprar com pontos, com os pontos sabia da existência de permanência.

Data de ocorrência: 10 de março 2019
Vodafone
11 de março 2019

<em>This is an automatically generated e-mail, please do not answer back.</em>
19 de março 2019
Eu já expus a situação diversas vezes, estou a 1 mês precisamente com reclamação para lá e para cá.
A postura da Vodafone, que mantém face aos acontecimentos que se passaram comigo, é negarem-me o desbloqueio gratuitamente.
Por essa razão acho importante partilhar com os consumidores. Pois como indiquei não me foi feito nenhum contrato, desconhecia o bloqueio da operadora com essas mesmas condições de permanência de 18 meses.
A Vodafone é a Única operadora em Portugal a trabalhar com telemóveis bloqueados.
Vou as lojas físicas, da Vodafone, verificam a situação e tentam fazer a excepção de desbloqueio.
Mas este é bloqueado por a Funcionária Filomena Ferreira.
Ao qual Indicam-me que estão outros colegas a tentar resolver a situação, mas não me parece, é sempre a Operadora Filomena Ferreira que me responde a todas as reclamações.
Inclusive falei com um Operador da Marca Apple, ao qual entendeu a situação, indicou que era cliente Vodafone e ficou chocada, por não estarem a fazer nenhuma atenção. Todas as pessoas entendem o meu lugar e ficam do meu lado. Alias os próprios funcionários da Vodafone indicam que não concordam com o Bloqueamento nos telemóveis, ao qual questiono a razão de não se unirem todos e explicarem a situação a direcção? Talvez esteja na altura da Vodafone de Portugal acompanhar o mercado, (na minha opinião).
Catarina Pereira avaliou a marca
2 de julho 2021

Mudei para outra operadora, estou muito mais satisfeita agora.