42.8
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Três ordens de reparação e continua com anomalias

Bruno Lopes apresentou a reclamação
17 de dezembro 2014

O motivo que me leva a reclamar é o seguinte, adquiri um telemóvel na loja online da Vodafone em 02/08/2013, um Sony Xperia L com o seguinte IMEI 356194056817450. O equipamento foi para reparar pela primeira vez á data de 09/08/2014 com os seguintes problemas:
Desliga-se sozinho, bloqueia, o sensor de proximidade não se desliga quando termino a chamada (sintoma que não foi descrito na ordem de reparação) e problemas de conexão entre o equipamento e o cabo de dados. Ao levantar o equipamento leio o relatório de reparação e fico algo confuso a vodafone no seu relatório enuncia que se efetuou uma reparação mecânica mas no relatório da DATAFAX não é referida nenhuma reparação mecânica, questionei o funcionário e apenas me disse o relatório da vodafone é que conta, pronto deduzi que existia a avaria e que foi resolvida...
Dia 10/11/2014 volto a levar o equipamento para reparar pois continuava com as anomalias que foram referidas, dia 13/11/2014 vou levantar o equipamento desta vez ao analisar os relatórios verifico que tanto a vodafone como a DATAFAX enunciam que existiu uma reparação do circuito de alimentação, a vodafone refere uma outra reparação mecânica mas a DATAFAX não..., mais uma vez dão-me razão pois referem que fizeram reparações. No mesmo dia o equipamento bloqueou sucessivamente e chegou a desligar-se, no dia 14/11/2014 dirigo-me á loja da Ranha para resolver a situação, e refiro que o atendimento foi vergonhoso, demonstraram um desprezo pela situação, como tal decidi apresentar uma reclamação para o Departamento de Qualidade da Vodafone a expor a situação e a pedir a resolução do problema.
Dia 17/11/2014 recebo a chamada do Departamento de Qualidade da Vodafone e a única solução que me foi apresentada foi para levar o equipamento para uma terceira reparação, assim o fiz.
Dia 18/11/2014 levo o equipamento para a reparação e desde a criação da ordem de reparação tudo foi mal feito, desde a elaboração da ordem onde o equipamento referido não é o meu, ao acessórios que entrego e se a reparação é reincidente.
No dia 28/11/2014 vou levantar o equipamento e fico espantado com o relatório de fecho, pois não foi verificada nenhuma anomalia, todos os problemas que referi e foram verificados pelos técnicos desta vez simplesmente não existiam, questiono o funcionário e aquilo que me diz é "se tiver algum problema com o equipamento volte cá esta reparação tem uma garantia de 3 meses" cada vez ficava mais desiludido.
Os problema continuaram, e em 09/12/2014 volto á loja da Ranha para expor a situação e resolver a situação e fico espantado quando me dizem só existe duas soluções deixar para reparar ou então redige uma reclamação para o Departamento de Qualidade da Vodafone, assim fiz uma reclamação para o Departamento,
Dia 12/12/2014 sou contactado pelo Departamento de Qualidade e dizem-me que a solução é levar o equipamento para reparação pois não foi encontrada nenhuma anomalia, digo que não aceito essa solução pois já foram efecuadas três reparações e nas duas primeiras foram detetados, respondem que esta decisão é definitiva.
Outro problema foi a publicidade enganosa pois referem que o equipamento tem 8 GB de memória interna quando no equipamento aparece " Armazenamento Interno Espaço Total 4,01 GB
Caso não seja resolvida a situação irei apresentar uma carta de resolução do contrato de compra e venda sobre este equipamento.
Tendo havido já duas tentativas de reparação, sem que o equipamento ficasse em perfeita conformidade e dado que necessito do equipamento para o meu dia a dia, irei solicitar a resolução do contrato com a consequente devolução da quantia anteriormente paga, no valor de 249,90€, procedendo eu à devolução do telemóvel ao abrigo do artigo 4º, nº1 da Lei das Garantias, Decreto-Lei 67/2003 e das suas alterações introduzidas, pelo Decreto-Lei nº 84/2008..
Solicito resposta num breve prazo, findo o qual me verei forçado a recorrer aos mecanismos legais disponíveis caso não seja resolvida a minha situação, é algo que não pretendo fazer, mas a tal serei forçado caso não tenha da vossa parte a resolução de um problema ao qual sou alheio

Data de ocorrência: 17 de dezembro 2014
20 de dezembro 2014
Estimado(a) cliente,
Foi encaminhada a sua reclamação para o Gabinete de Apoio à Qualidade.
Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar um contacto nosso tão breve quanto possível.

Sandra Baptista
30 de dezembro 2014
De facto a Vodafone só pode andar a brincar, a gozar com os clientes, só pode...
Hoje recebo uma carta da Vodafone do Departamento de Qualidade e a solução apresentada é qual? levar o equipamento para uma quarta reparação, meus senhores não me peçam para levar o equipamento para reparar mais nenhuma vez, eu estou cansado, farto desta situação, já foi efectuada três reparações nas duas primeiras viram que existia problema,detectaram o problema podiam ter logo resolvido não? ou será que esse problema não tem arranjo?! porque na terceira reparação está escrito que ele funciona correctamente e eu provei na loja da Vodafone na Ranha que ele não funciona correctamente, tenho fotografias, vídeos e a própria colaboradora viu que ele não estava a funcionar correctamente.
Com a solução que me foi apresentada estou a prever que vou andar a "correr" para a loja todos os meses, pois se no momento em que estiver na loja a expor o problema e o equipamento não apresentar as anomalias que referi pelo que a Vodafone dá a entender o problema não será resolvido, se o equipamento estivesse a funcionar correctamente não estaria a perder dinheiro e o meu tempo nesta situação.
Que exista um pouco de bom senso...
3 de janeiro 2015
Estimado(a) cliente,

A situação foi novamente encaminhada para o Gabinete de Apoio à Qualidade.
Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar um contacto da parte deste departamento, tão breve quanto possível.

Sandra Baptista
8 de janeiro 2015
Como esperado a Vodafone anda mesmo a gozar só pode...
Volto a receber a mesma carta??? Eu sei ler e percebi a primeira que me mandaram!!!
Como tal vejo que a Vodafone não está interessada em resolver este assunto, pois a situação não ficou resolvida aliás enviaram-me a mesma carta, apenas mudando uma palavra, isto é gozar com as pessoas...
Irei certamente entrar em contacto com as entidades do ponto de vista legal para a resolução desta situação
9 de janeiro 2015
Estimado Cliente,
Lamentamos desde já a insatisfação demonstrada e confirmamos o encaminhamento da sua exposição para o nosso Gabinete de Apoio á Qualidade, de modo a que seja possivel garantir a análise apropriada.

Agradecemos a sua disponibilidade para aguardar uma resposta com a maior brevidade possivel.

Marta Alvelos
23 de janeiro 2015
A situação não se encontra resolvida e pelos vistos continuará sem se resolver pois a vodafone continua com as suas manobras dilatórias, em primeiro lugar podia-me contactar por via telefónica para ser mais rápido, mas não é por carta para atrasar o processo, nos três últimos contactos feitos pela vodafone foram todos por carta e todos com a mesma argumentação, que de um modo geral traduz-se em nós não temos culpa disso, não iremos trocar o equipamento se quiser leve o equipamento para uma quarta reparação e volto a frisar uma quarta reparação se não nada feito, questiono-me se levar o equipamento para uma quarta reparação e ele vier com os mesmos problemas o que será feito ou melhor se levar o equipamento e nesta quarta reparação detectarem o problema, problema que existe mas que na terceira reparação não o detectarem, digam-me aí já me vão dar razão ou irão continuar a marimbar-se para este problema???
25 de janeiro 2015
Estimado Cliente,

A última intervenção técnica levada a cabo pelo Centro Técnico especializado e autorizado da Marca, e após realização de testes criados especificamente para o efeito, não conseguiu replicar e, como tal, comprovar a avaria inicialmente reportada.
De forma a que a Vodafone consiga explanar esta situação (problemas recorrentes com o equipamento, mesmo após 3 reparações) junto do Centro Técnico e da Marca em questão, será necessário encaminhar o equipamento novamente para a área responsável, ou seja, apresentar o equipamento na Assistência Técnica Vodafone (consulte informações aqui: * PROIBIDO *://www.vodafone.pt/main/ajuda/assistenciatecnica/) que intermediará, por seu turno, esta situação junto do Centro Técnico autorizado / Marca.
Só assim será possível analisar a possibilidade de troca do equipamento.
Manteremos a nossa total disponibilidade para qualquer esclarecimento adicional.

Francisco Ferreira
25 de janeiro 2015
Eu irei levar o equipamento para reparar... espero ficar com o meu problema resolvido!!
9 de fevereiro 2015
Estimado Cliente,
Após análise, verificamos que foi enviada uma resposta á reclamação apresentada (por carta), por parte do nosso Gabinete de Apoio á Qualidade no dia 12-01-2015.

Caso não tenha recebido o documento agradecemos a sua disponibilidade para nos contactar, por esta via ou através do 16912, de modo a que seja possivel proceder ao reenvio.

Estamos disponiveis para esclarecimentos adicionais.

Marta Alvelos
Bruno Lopes avaliou a marca
11 de abril 2021

Para vender, sempre prontos e muito simpáticos, o problema está quando começa a existir problemas, não assumem responsabilidades