46.4
Volkswagen Bank Gmbh Sucursal em Portugal

Volkswagen Financial Services - Garantia recusada

José Cristóvão Ribeiro Oliveira
José Oliveira apresentou a reclamação
11 de outubro 2022 (editada a 18 de outubro 2022)
Fiz compra de viatura Seat Ibiza FR em Janeiro22, onde inclui a GARANTIA "gratuita" durante 1 Ano, pelo que não me foi entregue as respetivas condições particulares. A viatura avariou e está à cerca de 2 semanas numa oficina certificada pela Seat "Guimadiesel" durante todo este tempo à espera de autorização para acionar a garantia. Chamadas para cá, chamadas para lá a empatar, e como conclusão, fui confrontado ontem c/ a informação de que não teria direito à dita GARANTIA, pois não cobria a avaria "Corpo Borboleta" que sei que é peça integrante do motor, sendo inadmissível que não cubra avarias de MOTOR. Questiono já agora o porquê dessas condições particulares não me ter sido entregues no ato da compra "Janeiro22"
Se não apresentam condições particulares a GARANTIA deve ser considerada e cobrar todo e quaisquer tipo de avaria?
Hoje confirmei na oficina para avançarem com reparação da viatura por minha conta e risco, pois já não me é possível esperar mais, sinto-me lesado por ter estado imenso tempo sem viatura, pois faz-me muita falta para deslocação para o meu emprego.
Data de ocorrência: 11 de outubro 2022
21 de outubro 2022
Exmo. Senhor José de Oliveira,

No seguimento da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção, gostaríamos antes de mais referir que naturalmente a satisfação dos nossos clientes é uma das principais diretrizes da Volkswagen Renting Unipessoal Lda., enquanto entidade do Grupo Volkswagen, pelo que esperamos apresentar pela presente missiva os esclarecimentos solicitados.

Relativamente à situação reportada por V. Exa., lamentamos novamente o lapso ocorrido por parte dos nossos serviços, no que respeita ao carregamento informático da extensão de garantia da sua viatura, e que impossibilitou o envio do Certificado de Garantia.
Contudo e conforme comunicação efetuada a V. Exa. datada de 06/10/2022, esclarecemos que a situação foi retificada e que a garantia foi efetivada com o nº 22210164760.

Atendendo à reparação que V. Exa. menciona e dada a informação recebida na Guimadiesel, informamos que esta é uma questão da responsabilidade desta entidade, cuja análise técnica deve ser aferida diretamente pela mesma, em consonância com a tipologia de garantia oferecida, sendo a financeira, por este motivo, completamente alheia a tal resolução.

Perante o exposto, sugerimos que V. Exa. se dirija novamente à oficina em causa, apresentando o Certificado indicado para o efeito e que junto anexamos, para que possa, caso o entenda, contrapor a solução apresentada.

Esperamos ter contribuído para a resolução definitiva da situação em causa e encontramo-nos, naturalmente, ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Volkswagen Financial Services
Esta resposta tem um anexo privado
15 de novembro 2022
Conforme sugerido, prontamente entrei em contacto com a oficina Guimadiesel, informando e indicando a vossa resposta, a mesma não foi bem aceite, declinando também eles quaisquer responsabilidade.
O que é certo é que não tive acesso ao relatório, pelo que não sei qual foi o diagnóstico que enviaram à Europ Assistance, que desde já solicito.
Como disse anteriormente, sinto-me lesado, pois nada nem ninguém quer assumir responsabilidades, mas o certo é que existe uma garantia, e que pela minha análise tem mais é que cobrir tanto pela parte respeitante às coberturas de "motor" onde mencionam: "todas as peças e componentes internos do motor (excluindo todas as juntas com exceção da junta da colaça)" como pela parte respeitante "Componentes Eléctricos e Electrónicos"
"Em anexo cláusula referente às coberturas de motor"
Peço a v/ ajuda para apurar a verdade e responsabilidades, pois é inadmissível a garantia que me enviaram não cobrir a referida avaria.
Trata-se de uma viatura com cerca de 81.000 kms, onde me parece prematuro aparecer este tipo de avaria, pelo que deve ser estudado pela Marca este tipo de ocorrência.
Certo que v/ Exas tenham o interesse em resolver a minha reclamação.
Melhores cumprimentos
29 de novembro 2022
Continuo à espera miseravelmente de uma resposta/ solução.
Pois parece-me que interessa à Marca em chegar a um acordo, se o lema é que o cliente esteja sempre satisfeito, devendo v/ Exas procurar eliminar este tipo de situações... "Garantias não transparentes"
Para além como já disse anteriormente, que no ato da Venda da Viatura nem sequer me ter sido entregue as condições gerais da mesma. Insatisfação que se estende para a v/ linha Back Office, que durante o todo o processo de retoma da m/ viatura que anteriormente era um Renting "+ 5 Anos" se fartou de fazer asneiras em cima de asneiras e muito pouco esclarecedores, principalmente quando eram colocadas dúvidas/ questões, fugindo das mesmas e com imensas demoras, para além de perda de tempo em chamadas, que se tornaram inconclusivas na alturas. Basta que façam uma análise à quantidades de mail´s que enviei e às v/ respostas, simplesmente desolador. Agradeço por isso se dignem apresentar uma resposta válida desta vez. Obrigado
2 de dezembro 2022
Exmo. Senhor José Oliveira,

Lamentamos a demora em apresentar-lhe as explicações e respostas que nos solicitou.

Encontramo-nos a tentar encontrar, junto dos nossos parceiros e das entidades envolvidas, uma solução que possa ir ao encontro da expetativa de todos os envolvidos.

Asseguramos que estamos a ser o mais breves possível.
Pedimos-lhe um pouco mais de tempo, sendo que assim que tivermos a informação que solicitámos aos intervenientes do processo entraremos de imediato em contato consigo.

5 de dezembro 2022
Exmo. Senhor José Oliveira,

Tal como referimos na nossa resposta anterior, procurámos junto dos nossos parceiros a melhor solução para resolver a reparação da viatura.

Obtivemos hoje a confirmação de que a título excecional foi dada ordem de reparação da viatura ao abrigo da garantia.
Indicamos ser a título excecional e permita-nos explicar porque, tal como nos foi reforçado pela assistência, para que em situações futuras possa estar informado: a garantia subscrita funciona por inclusões, ou seja, tudo o que não esteja explicito nas cláusulas de inclusão da mesma não se encontra suscetível de pagamento e terá de ser o cliente a suportar o custo.

Como indicámos, a viatura será reparada e caso tenha alguma dúvida sobre a reparação da mesma, poderá entrar em contato com os nossos serviços de assistência ao cliente da Europ-Assistance.

Ficando à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

5 de dezembro 2022

A resposta não satisfaz as minhas dúvidas, a minha pergunta direta é saber se vão assumir ou não.
Na altura e como já especifiquei no início da m/ reclamação, é que não podia estar à espera da v/ respostas "lentas" pois o carro estava avariado e não podia transitar, fui extremamente prejudicado pois tive que estar à espera cerca de 15 dias, devido a falhas de sistema da v/ competência, para dar resposta a cobertura de garantia. Como disse, tive que solicitar à oficina mesmo não tendo respostas, para avançar com a reparação, assumindo à cabeça o pagamento. Posteriormente é que disseram que não tinha direto, e a minha indignação foi o que já expliquei em reclamações anteriores, não vou estar aqui novamente a explicar tudo.
Contudo é lamentável que não percebam e que este processo já tenha meses para compreensão e aceitação. Onde está o interesse da marca onde pretende que todos os seus clientes estejam satisfeitos? Oferecer uma garantia que não serve de nada!
Nota: A fatura com o que foi pago à Guimadiesel já foi anexado logo no início da reclamação
14 de dezembro 2022
Exmo. Senhor José Oliveira,

Pedimos desculpa se a resposta apresentada não foi clara o suficiente.
O fato de ter sido dada ordem (excecional como já elucidámos) para a reparação da viatura ao abrigo da garantia, significa que todos os custos inerentes à reparação, já tendo sido realizada ou não, serão suportados pelos nossos serviços.
No seu caso e atendendo que suportou o custo da reparação para que a mesma fosse realizada, significa ser reembolsado do valor que pagou, colocando-o na situação inicial de não ter de liquidar nada porque a avaria é reparada pela garantia.

Assim, solicitámos à oficina que lhe devolvesse o valor que pagou, já tendo tido confirmação da mesma de que esse reembolso seria possível estamos a tratar da documentação que nos solicitaram para efeitos contabilísticos e processuais.
Esperamos com isto poder dar como resolvida a reclamação.

José Cristóvão Ribeiro Oliveira
José Oliveira avaliou a marca
20 de dezembro 2022

Pouco transparentes. Muito burocracia na negociação e pouco profissionais. Muita chamada perdida e não resolvida. Perda de tempo. Acho que deveria haver pessoa responsável a liderar cada processo, evitando contactos desnecessários e pouco produtivos. Resolvia com certeza muitas divergências e dúvidas dos clientes.