44.2
Volkswagen Financial Services44.2
Volkswagen Bank Gmbh Sucursal em Portugal

Volkswagen Financial Services - Penhora abusiva e ilegal

Joaquim Frade apresentou a reclamação
15 de julho 2022 (editada a 16 de julho 2022)
Entidade visada: Volkswagwn Financial Services
Cópia do email enviado à entidade visada e da qual espero resposta

Exmos. senhores,
Em outubro de 2016 firmei um contrato de renting intermediado pela Santogal SGPS, vossa representante no Cacém.
6 meses depois, por motivos profissionais, mudei-me para o centro do País e foi a primeira vez que vos contactei para determinar qual o concessionário a que a partir dessa data recorreria para revisões e assistências que se cumpririam escrupulosamente durante a vigência dos deveres contratuais.
Refiro-me à concessionária Leiriberia - Comércio de Automóveis, S.A. em Leiria, onde a viatura foi assistida até ao final do contrato.

A segunda das duas únicas vezes que vos contactei (sempre via telefone), foi um ou dois meses antes do final do referido contrato para saber se haveria forma de adquirir a viatura uma vez que tinha perfeita noção do excelente estado em que a deixava. Tal prorrogativa foi-me negada e até aí nada contra. Contratos são contratos e esse não o previa.
Faço esta abordagem introdutória para que se perceba melhor aquilo de que vamos falar, passando então ao motivo principal porque vos interpelo.

Poucos dias antes da entrega da viatura, liguei para a Leiribéria e marquei a sua entrega e peritagem, definida então para o dia 30-10-2019 pelas 8:30h e o perito chegaria por volta das 9:00h.
Aceitei e aproveitei para efetuar um trabalho a norte do País.

O plano era aguardar e acompanhar a peritagem e seguir noutra viatura com dois colegas para efetuar o serviço.
Porém, no dia 29-10-2019 ao final da tarde, ligaram-me a informar que o perito só estaria no local nesse dia (30-10-2019) mas de tarde. Poderia deixar a viatura, assinando um termo de responsabilidade.

Pela envolvência do segundo compromisso, o rigor da data de entrega e a absoluta certeza de que nada haveria de errado com a viatura, assinei o termo de responsabilidade até pela confiança que V. Exas. à data me mereciam.
Abandonei então o local pelas 8:40h e segui para o meu trabalho tranquilamente, não sem antes, por aconselhamento dos meu colegas que em boa hora me alertaram, ter efetuado dezenas de fotos detalhadas de todos os cantos e recantos do veículo, do que são testemunhas as pessoas que me acompanhavam.

A partir daí, silêncio absoluto. Ausência total de comunicação. Nada que me permitisse confirmar ou refutar qualquer possível anomalia no veículo. Conclusão óbvia: sem problemas.
Dois dias depois recebo via correio, o relatório da peritagem onde, entre outros danos, emergia uma quebra de vidro avaliada em 500 euros.
A peritagem ocorreu por volta das 15:30h desse dia. Nem sequer vou conjeturar o que aconteceu ou não, a partir das 8:40h. Do que tenho a certeza e as fotos demonstram-no claramente, é que nesse local, nessa viatura e a essa hora, não existia semelhante quebra de vidro. Está claramente provado por imagens e dados "EXIF" da câmara que capturou as fotos.
De resto, que idiota se lembraria de entregar um carro com um vidro partido, sabendo que o podia substituir sem custos ao abrigo da proteção do seguro?

A seguir vem a parte que encerraria o assunto numa relação comercial normal. Comuniquei a situação à Santogal (Entidade que esteve na origem do contrato e que presumo terá rececionado a viatura) que de imediato me respondeu por email onde, entre outros elementos de consulta, escreve: "reiteramos que os danos se encontram devidamente suportados e em conformidade com o que se encontra contratualmente definido."
Chegados aqui o assunto estaria encerrado com a devolução de uma livrança assinada por mim e anexa ao contrato para vossa normal e legitima proteção relativamente a possíveis danos.
Ora se não houve danos, deveriam V. Exas. ter-me devolvido a livrança, coisa que não fizeram e agora percebo porquê.

Numa atitude que eu muito, mas mesmo muito simpaticamente apelidaria de má fé, usaram a referida livrança (que me deveria ter sido devolvida), para que, através de mecanismos sobejamente conhecidos, lograrem um valor que vos não é devido.
O resultado desta inqualificável atitude foi o pesadelo que se abateu sobre mim e minha família com uma penhora de conta no dia 8 impossibilitando-me de gerir compromissos, comprometendo até a vida familiar do dia a dia. Nem sequer a lei foi respeitada e nem preciso evocar aqui o seu enquadramento.
Conclusão: Para mim ou qualquer pessoa mentalmente sã, um contrato de renting termina com a devolução da coisa contratada, ao locador que declara por escrito a conformidade do seu estado (o que aconteceu), retirando automaticamente o efeito a qualquer livrança ou termo de responsabilidade que quanto a isso tenha sido lavrado e/ou assinado. Ou seja, V. Exas. usaram um documento caducado pela natureza cronológica dos acontecimentos.

Termino com uma pergunta: Se tinham opinião diferente sobre o que acabei de referir, porque razão nunca me contactaram? talvez a resposta esteja na forma rasteira como decidiram usar a livrança em duplo atropelo da lei.
A avidez por dinheiro, não justifica tudo, meus senhores.
Agradeço que a resposta seja dada através desta plataforma. Há assuntos que pela sua componente pedagógica, devem ser do conhecimento público.
Com os meus cumprimentos, aguardo com expectativa,

Data de ocorrência: 15 de julho 2022
31 de julho 2022
A Volkswagen Financial Services, solicitou-me informações a fim de responder por esta via (Portal da Queixa) às questões que aqui foram colocadas.
Já esclareci o que tinha que esclarecer e por isso aguardo com expectativa que responda por esta via às questões colocadas, se assim o entender.

J. Frade
Exmo. Senhor Joaquim Frade,

No seguimento da reclamação que apresentou, tanto por esta via, como por e-mail, junto dos nossos serviços, somos pelo presente a responder ao exposto por V. Exa., facultando primeiramente o relatório de peritagem atualizado da viatura, no caso com reposição das fotos inerentes à mesma, e cujo link passamos a indicar:

Link: https://ci.vimsweb.com/Reports/InspectionReports/StandardConditionReportPrint.aspx?culture=pt-PT&inspection_id=2PEcTZEJlOc=&ENC=1

No que concerne ao restante descrito por V. Exa. temos a esclarecer que, na eventualidade do cliente não presidir à peritagem, não existe nenhum contato relativamente aos danos apurados. O cliente recebe posteriormente o relatório, no entanto, por não ter assistido à peritagem, por norma, não são aceites reclamações, pois o cliente poderá sempre alegar de seguida que quando lá deixou a viatura que não existia todo um número de danos, o que nos coloca numa posição difícil, porque não há forma de apurar estes factos, excepto se o cliente tirar fotos com a resolução adequada à viatura e que comprovem a veracidade do que diz.

Recusando-se V. Exa. a enviar as fotos que indica ter em sua posse relativamente à inexistência dos danos, nada podemos fazer. Simplesmente invocar que deixou a viatura em perfeitas condições no concessionário e, que quando foi feita a peritagem já tinha mais danos, não é admissível como prova, por muito que queiramos dar o melhor seguimento possível, temos que ter factos inconfundíveis e que sustentem a posição de V. Exa. para que possamos averiguar e corrigir alguma coisa.

Quanto ao argumento que apresenta de não ter sido contactado pelo concessionário para confirmar tais factos, nada temos a opôr, porém, esta exposição deveria ou deverá ser feita ao concessionário e não a nós. A financeira subcontrata serviços, e como tal, não somos nós que efetuamos qualquer tipo de contacto, a não ser que o cliente nos contacte diretamente a nós por alguma razão.

Relativamente à falta de diálogo e comunicação que V. Exa. nos imputa, somos a esclarecer que a financeira não tem intervenção direta no processo, sendo que, para o efeito, temos a parceria dos concessionários onde a viatura é entregue para peritagem e da SGS que efetua as peritagens. sendo que os nossos serviços apenas atuam posteriormente, caso exista alguma reclamação, mas, mais uma vez, para podermos analisar, também temos que ter os dados
necessários para tal.

Falando da questão da Livrança, esclarecemos que não são devolvidas livranças de contratos com valores em mora, como é o caso, e como certamente compreenderá. Não estando o contrato encerrado, com todos os valores liquidados, naturalmente a livrança deve permanecer em nossa posse. Após estar tudo finalizado, se houver vontade do cliente em reaver a livrança, só será necessário solicitar que a mesma será prontamente enviada.

Concluimos ressalvando, novamente, que estamos a solicitar os elementos necessários para que melhor possamos averiguar a situação, com fotos que nos poderiam ajudar a validar e a resolver também a situação, e que nos estão a ser recusadas por V. Exa. Como tal, e sem possibilidade de nos serem enviados os elementos solicitados, não podemos fazer nada e mantemos que o valor apurado no relatório está correto. Caso V. Exa. ache por bem enviar eventualmente as fotos, estaremos ao dispor para reanalisar o alegado, face ao relatório de peritagem.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
6 de agosto 2022
Exmos. senhores,

É confrangedor notar a vossa absoluta desconexão (espero que não seja deliberada) com as questões que vos coloquei na queixa aqui apresentada. O arrazoado que aqui apresentam, na maioria dos temas não carece de explicação nem eu a solicitei.
Sei perfeitamente o que assinei, a responsabilidade que assumi e a estafada quebra no vidro que, em prol da verdade, não existiu até à entrega da viatura. Se ela existisse na véspera ou até nesse mesmo dia em que a entreguei, só tinha que me deslocar à Glassdrive ou similar com quem tenham contratos e resolver a situação sem custos pessoais.

Mas tudo isto, meus caros senhores, está anulado, caducou.
V. Exas. têm passado ao lado daquilo de que vos vou falar de novo (espero que leiam) e que em absoluto rigor é o cerne deste problema. Não vou ter a indelicadeza de escrever em maiúsculas, mas peço-vos que leiam com muita atenção o parágrafo seguinte e não deixem este assunto passar pelo crivo da já usada e abusada Inteligência Artificial (IA) e dos seus algoritmos que estão ainda a anos luz de entender a língua portuguesa.

Por favor, analisem bem a questão da livrança que dizem (e bem) que não é devolvida havendo valores em mora. Ora, é aqui que reside a questão fundamental: A viatura foi entregue e declarada em conformidade. Logo, não existe dívida. Se não existe dívida, não existe mora. Neste sentido o uso da livrança foi abusivo e constitui crime.
Lembro-vos que me penhoraram a conta na totalidade numa primeira fase, no dia seguinte talvez conscientes do erro em que incorriam devolveram parte, e dias mais tarde penhoraram-me a pensão de reforma. E desta forma por via de um capricho, um erro ou simplesmente uma atitude de má fé, privaram-me V. Exas das férias e de alguns compromissos que tinha em agenda. Obviamente, isto terá consequências.

Finalmente, para que não entendam mal a minha relutância acerca das fotografias, e usando o mesmo processo de V. Exas, aqui está o link com as minhas fotos e com as da peritagem, bem como a imagem da declaração de conformidade que v. Exas. parecem obstinados em ignorar.
Link: https://imgur.com/a/t46UuM8
Em caso de alguma dificuldade com o link, podem consultá-las em ficheiros anexos.
Este assunto não será encerrado por mim enquanto não tiver uma solução plausível, seja ela qual for.

Joaquim Frade

em caso de alguma dificuldade com o link, podem consultá-las em ficheiros anexos.

20 de agosto 2022
Instado a manter esta questão em aberto, reitero tudo o que até aqui argumentei em defesa da verdade. Só peço à Volkswagen Financial Services que explique como é que uma viatura em final de contrato e aceite pela contratante como estando em conformidade com as exigências formais sobre o seu estado, é mais tarde motivo de uma inusitada penhora através do uso (na minha opinião, ilegal) de uma livrança que deveria ter sido descartada ou desconsiderada com a devolução correta do veículo. Por este motivo insisto em que este assunto deve ser mantido em aberto até que haja uma solução ou explicação plausível sobre o caso. Sempre defendi e defenderei que as queixas desta ou doutra qualquer natureza só terminem quando existir compreensão total do problema quanto às razões que o promoveram. O cidadão comum que nos lê, tal como eu, tem o direito de saber com que linhas se cose, quando se propõe negociar com algumas empresas.

22 de agosto 2022
Exmo. Senhor,

No seguimento do exposto aproveitamos a ocasião para reforçar a importância do cliente assistir à peritagem da viatura, sendo esse facto uma salvaguarda tanto para o cliente como para a financeira dos danos apurados no processo de peritagem, pois perante a falta de validação destes danos por parte do cliente (que foi o que aconteceu neste caso), o mesmo poderá sempre alegar que os danos não existiam aquando da entrega da viatura.

Mais uma vez, e no que respeita aos danos apurados, e tendo em conta que o carro de facto se encontra em boas condições de entrega, e o dano mais evidente e dispendioso é a QIV, propomos fazer uma cortesia de 50% do valor apurado.

Assim, dos 550,30€ apurados, propomos reduzir para 275,15€ o valor a pagamento, no que respeita aos danos considerados. Sendo esta a nossa melhor proposta.

Iremos, neste sentido, aguardar a sua aceitação por forma pedirmos a redução à SGS no Relatório de Peritagem.

No que respeita à livrança, indicamos que mesmo que a viatura estivesse em conformidade no ato da entrega, haveriam sempre acertos de aluguer e desvios de quilómetros a serem calculados, e sendo que a viatura é propriedade da Volkswagen Renting, reservamo-nos ao direito de não disponibilizar a livrança caso existam valores em dívida, porque a entrega da mesma implicaria que todas as responsabilidades do cliente para connosco teriam cessado, o que não é o caso.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.
22 de agosto 2022
Boa tarde, caros senhores.

Concordarão que este assunto está a ultrapassar o domínio do racional.
Deixemo-nos de devaneios. Como é possível que V. Exas. me proponham um desconto sobre uma suposta dívida que sabem muito bem que não tenho?
Vou fingir que não entendi a vossa ideia e recomendo-vos que escrutinem as entidades envolvidas neste processo e esclareçam com eles, por favor, o que tiverem que esclarecer. Já agora, porque decidiram ignorar a declaração de conformidade que me enviaram relativa ao estado da viatura que vos entreguei, tenham a dignidade de explicar porque o fizeram. Ela não deixará de existir apenas porque vos apetece.
Já aqui expliquei exaustivamente que o perito avisou em cima do acontecimento que não poderia apresentar-se na data e hora estabelecidas. Como (felizmente) tenho trabalhos agendados com clientes, arrisquei confiar porque não teria outra oportunidade de deixar a viatura sem quebrar o contrato. Hoje, claro, com a Volkswagen jamais o faria.
a própria imagem do suposto vidro partido que é exibida pela peritagem, não só não existia à hora em que vos confiei a viatura como não é consistente com quebra isolada de vidro. Na minha opinião será consistente com uma pequena mancha ou algum dejeto de pássaro e teria que ser ave muito pequena.
O assunto é sério, meus senhores. Procurem dar-lhe respostas sérias e não estas pseudossoluções abstrusas que até me deixam intrigado e me dão que pensar.
Por exemplo: Não sendo eu jurista, como pensariam V. Exas. compensar-me com o desconto que propõem? Dão-se conta que existe uma penhora ilegalmente executada e que obviamente irei contestar em sede própria por litigância de má fé?
Posto isto, anexarei os documentos que estão basilarmente na origem da minha justificada indignação e apenas aceitarei da vossa parte tudo o que se possa relacionar com os mesmos.
No email que declara a aceitabilidade dos danos em concordância com o Manual do veículo, omiti deliberadamente nomes pessoais por uma questão de privacidade pessoal e apenas pessoal.

Anexos: Manual de aceitação do veículo (página 8e 9)
Declaração de conformidade emitida pela Volkswagen

Exmo. Senhor,

Entendemos já ter prestado todos os esclarecimentos exigíveis e necessários relativos à situação em assunto, pelo que nada mais temos a acrescentar.

Iremos, como tal, fechar a presente reclamação como sem resolução e prosseguir com a cobrança dos valores em dívida pelos devidos meios.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhroes cumprimentos.
Bom dia, caros senhores,
Basta ler tudo o que aqui ficou dito para se perceber que não esclareceram absolutamente nada.
Fica assim claro que agiram de má fé e isso é coisa que, obviamente não podem explicar.
Pela minha parte não insisto por esta via a não ser deixar uma alerta a todos os incautos: - Pensem bem antes de fechar negócios que envolvam a Volkswagen Financial Services.

Tenham um bom dia.

Joaquim Frade avaliou a marca
26 de agosto 2022

Fujam desta entidade sempre que pretendam negociar contratos de renting. São problemas do princípio ao fim. Todas as alternativas no mercado (umas mais outras menos), são melhores. J. Frade

A VW Renting em conluio com a SGS é perita em desmarcar as peritagens em cima da hora para o perito estar sozinho e registar o que entender. A VW saca dos contratos de renting cerca de 20% do valor do mesmo aos clientes e por isso conseguem fazer contratos tão atraentes mas muito sujos. Eu sei porque passei por isso

11 de dezembro 2023

Afirmei aqui em devido tempo, que, fosse qual fosse a conclusão deste conflito, informaria quem nos lê sobre o seu desfecho.
Pois bem, a penhora que deu título a esta queixa foi revertida por via judicial como era de esperar. Fez-se justiça.

Para trás ficam tristes episódios sobretudo por alguns elementos sediados nessa sinistra figura de "agentes de execução"
(funcionários públicos com poderes especiais) que que se servem desse estatuto para extravazar as sua competências.

Essa será outra queixa que merece ponderação dos responsáveis mas que não abordarei neste contexto porque apesar de parecerem ligados
não suscitam as mesmas responsabilidades. Fá-lo-ei, se me for permitido pelo Portal da queixa em devido tempo e com a mesma frontalidade.

Foi um episódio omde não houveram pessoas a dialogar mas sim um número de cliente que, face a circunstâncias mais ou menos favoráveis
a avidez financeira, se tornara num apetecível alvo. Agradeço à justiça e ao Portal da Queixa.