Volvo Marca Recomendada

2740-262 Porto Salvo, Portugal

Volvo - Carro v60 d6 plugin

Catarina Ferreira apresentou a reclamação
14 de dezembro 2021
Eu, xxxxxx, vem por este meio apresentar reclamação e pedido de reparação, relativamente aos factos que infra se descrevem:

1) A ora reclamante é proprietária do veículo Volvo V60 D6 com a matrícula xxxxxx. ,desde 20/02/2019, tendo o veículo sido adquirido na Alemanha, país onde foi atribuída a primeira matricula, em 10/06/2014
2) Em 22/04/2019, o referido veículo deu entrada nas instalações da Auto Sueco, sita no Feijó, para efeitos de reparação de avaria no compressor do ar condicionado, a qual foi efectuada, orçando a reparação em 1800,11€, conforme documento 1 em anexo.
3) Durante o mês de Novembro de 2021, o veiculo em causa apresentou novamente uma avaria relativa ao funcionamento do compressor do ar condicionado, tendo o supra mencionado concessionário, em 24/11/21, orçamentado a reparação, no valor de 2219,67€, conforme documento 2 em anexo.
4) Questionado o responsável do concessionário sobre a avaria em causa e sobre a garantia da reparação anteriormente efectuada, este informou que era um problema recorrente e comum neste modelo, o que facilmente se aduz da consulta de variadíssimos sítios da internet, onde a avaria em causa é abordada. Informou ainda aquele responsável que a garantia da anterior reparação. já não produzia efeito, pelo que os custos da reparação ficariam integralmente a cargo da ora reclamante.
5) A substituição do compressor do ar condicionado não é uma ocorrência de todo normal, acrescendo que não consta dos planos de manutenção periódica, nem tão pouco é uma operação que seja habitualmente executada nos veículos. A imensidão de reclamações e queixas relativas a avarias do compressor do ar condicionado, neste modelo da Volvo V60, deixa perceber que a persistência na avaria, resulta de um defeito de conceção do modelo em questão.
6) A abundancia de prova permite inferir que a avaria em causa se enquadra em num defeito de fabrico (veja-se a forma como a Volvo assume, integralmente, o custo da reparação, como é o caso dos Países Baixos e da Alemanha e, parcialmente, na Bélgica e na Itália), pelo que a garantia legal de 2 anos não tem aqui qualquer cabimento, devendo haver uma assunção de responsabilidades da marca (e dos seus representantes) para além do prazo legal referido.
7) Face ao exposto, e na medida em que se trata de reparações de milhares de euros, acrescendo que a reparação não garante que o mesmo problema não se repita num futuro próximo, a transferência de responsabilidades da marca para os clientes configura uma prática comercial desleal, pelo que – acaso não haja uma inversão da posição assumida – terei de seguir as vias legais (e extrajudiciais) no sentido de ver o meu caso resolvido na garantia da defesa dos direitos do consumidor.

POR CONSEGUINTE, REIVINDICO A REPARAÇÃO TOTAL DO VEÍCULO, SEM QUE ME SEJA ASSACADO QUALQUER CUSTO COM A MESMA, ATENDENDO QUE O PROBLEMA EM QUESTÃO – INVULGAR NO ESPECTRO DO PARQUE AUTOMÓVEL, MAS MUITO COMUM, E RECORRENTE, NESTE MODELO ESPECÍFICO DA VOLVO - É UM DEFEITO DE FABRICO E CUJA REPARAÇÃO TÃO POUCO GARANTE QUE NÃO SE VOLTE A VERIFICAR NO CURTO-MÉDIO PRAZO.

O Reclamante
Data de ocorrência: 24 de novembro 2021
14 de dezembro 2021
Boa tarde Catarina.

Obrigado pelo seu contacto. Lamentamos a situação que descreve.

Vamos averiguar do nosso lado a situação e daremos feedback o mais rapidamente quanto possível.

Até breve.

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
Volvo Enviado por Luis SantosResposta publicada 2021-12-13 11:28:45Volvo
Bom dia Joaquim, temos indicação de que a situação já foi analisada por parte do nosso customer care e já recebeu uma resposta da nossa parte.

No veículo em questão, a marca prevê que esse conjunto (da distribuição) seja substituído a cada 150.000 Km ou 10 anos de utilização, sendo esses os intervalos máximos a observar, ainda que não possamos tomá-los como uma efetiva garantia, pois terão que ser substituídos, de imediato, caso se detete algum mau funcionamento. Na prática, o veículo, no seu todo, está exposto a avarias que resultam do desgaste dos materiais e que podem revelar-se subitamente. Por este motivo, e tendo em conta a situação, foi-lhe feita uma exposição no sentido de resolver o problema.

Se precisar de mais alguma situação por favor não hesite em contactar-nos. Do nosso lado iremos continuar a acompanhar a situação através do nosso customer care, e iremos encerrar aqui esta reclamação no prazo de 48 horas.

Muito obrigado.

Equipa Volvo.
30 de dezembro 2021
Bom dia.

Temos informação que será contactada nos próximos dias pelo nosso concessionário, com uma proposta de resolução da situação. Continuaremos a acompanhar a mesma.

Com os melhores cumprimentos e votos de boas festas,

11 de janeiro 2022
Boa tarde, ao dia de hoje continuo a aguardar uma resposta vossa.

Cumprimentos
Catarina Santos
11 de janeiro 2022
Olá Catarina, já pedimos novo feedback, assim que disponível faremos chegar.

Obrigado.

17 de janeiro 2022
Olá Catarina. Enviamos-lhe também carta registada com aviso de receção, e respondemos com o teor da mesma aqui no portal:

Em resposta à missiva enviada para os nossos serviços, e seguindo o alinhamento proporcionado, no que respeita aos pontos que carecem de resposta/comentário da nossa parte, passamos a proporcionar a seguinte comunicação:

Não temos informação que corrobore o que menciona no ponto 4.

Não temos informação acerca do que refere noutros mercados. Contudo, sabemos que o fabricante não tem nenhuma recall ativa para esse componente (ponto 6).

Relativamente ao ponto 7, a nossa organização tem uma interpretação diferente: os materiais apresentam desgaste e terminam a sua vida útil como consequência das condições de funcionamento a que estão expostos.

Por último, não podemos deixar de mencionar que o compressor de ar condicionado não foi a origem da avaria no circuito em causa. Foi uma consequência da contaminação proveniente do filtro (desse circuito), vulgarmente designado de evaporador.

Porém, compreendemos que este resultado não seria o esperado neste tempo de utilização e propomos um desconto comercial, na reparação que se avizinha e desde que seja realizada no concessionário Auto Sueco (Almada), correspondente ao valor do componente mais dispendioso, o compressor de ar condicionado.

Estamos convictos que este gesto será bem acolhido, atendendo a que os direitos de garantia da intervenção anterior estão ultrapassados e sem descurar que não poderemos dar uma garantia relativa ao funcionamento das unidades de gestão (eletrónicas), devido ao estado do respetivo software, que é do seu conhecimento, em face do eventual impacto negativo no desempenho do veículo.

Como sempre, ficamos ao seu dispor para qualquer outro assunto que queira partilhar connosco

Catarina Ferreira avaliou a marca
10 de fevereiro 2023