Volvo

Volvo - Homologação de medidas de pneumáticos

Catarina Santos
Catarina Santos apresentou a reclamação
17 de janeiro 2023
Comprei um Volvo V40 de versão Rdesign em Outubro de 2022 em meados de dezembro apercebi-me que apesar de ter uns pneumáticos de medida 225/40R18, no documento único estava apenas referenciado a medida 205/55R16. Nunca dei conta disto porque maioria destes carros têm roda 18.
Logo que me apercebi iniciei o processo com a Volvo para resolver a situação.
Ao qual demoram 4 semanas para informar que o veículo em referência não tem homologação para a medida de jantes/pneumáticos requeridos. A mesma, só tem homologação para poder equipar com as medidas de pneumáticos constantes no documento único automóvel/DUA.
Uma situação que não dá para entender uma vez que volto a referir maior parte destes carros ainda mais desta versão estão equipados com jante 18. Inclusive sei de volvos v40 que nem são desta versão especial em que originalmente têm no documento a medida 195/65R15 e têm em anotações especiais as medidas até R18.
Ainda mais a desculpa dada pela marca quando contactado telefonicamente é que sendo um carro de origem já vem com preparações de segurança, o que é totalmente mentira porque ninguém acredita que façam dois carros com larguras de eixos diferentes ou o que seja... Esses testes de segurança já foram realizados à partida com a saída do modelo e se muitos são equipados com roda 18 não dá para entender.
É uma vergonha que a marca exija ao consumidor um gasto extra numa coisa que há partida era mais do que simples.

Data de ocorrência: 12 de janeiro 2023
Volvo
17 de janeiro 2023
Cara Catarina Santos,

Muito agradecemos o seu contacto, que teve o cuidado de nos dirigir, e a cujo conteúdo prestámos a nossa melhor atenção.

No seguimento do mesmo, e numa nota prévia, permita-nos esclarecer que a Volvo Car Portugal não comercializa viaturas nem presta assistência Após-Venda de forma direta, sendo tais atividades prosseguidas pela Rede de Concessionários e Oficinas Volvo.

Não obstante o acima exposto, temos ao dispor dos nossos Clientes o Apoio a Clientes da Volvo Car Portugal, para que os mesmos possam expor as suas questões e situações, as quais são alvo de análise e resposta, conforme se verificou no presente caso.

Nestes termos, a situação reportada já foi alvo de análise por parte do nosso Apoio a Clientes, tendo sido enviada resposta a 22/12/2022, para cujo conteúdo remetemos.

Não obstante lamentarmos a insatisfação manifestada, esclarecemos que todos as situações apresentadas são analisadas casuisticamente, e não por modelos ou datas de produção, pelo que reiteramos a informação prestada na nossa comunicação, no sentido em que a Volvo (veículos ligeiros) delega na Auto Informa a emissão de declarações/certificados de carácter técnico, em que se incluem as relativas às medidas de pneumáticos.

Para mais informações deverá consultar efetivamente esses serviços.

No mais, não tendo outras informações a acrescentar ao assunto, encerramos a presente reclamação, por esta via, permanecendo, contudo, ao seu inteiro dispor para qualquer outro assunto que entenda pertinente apresentar, através dos canais habituais, sendo efetivamente o mais indicado o nosso Apoio a Clientes, cujos contactos relembramos:

Tel.: 800 910 002 (Chamada gratuita) ou +351 210 930 221 (Custo de chamada de rede fixa nacional)

E-mail: clientes@volvocars.com

Com os nossos melhores cumprimentos,

A sua Equipa Volvo

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
Catarina Santos
Catarina Santos avaliou a marca