Volvo Marca Recomendada

Assunto: Reclamação avaria

Data: 30/11/2021
Ex.mos Senhores,
Em junho de 2016 adquiri um automóvel novo da marca Volvo, modelo V40 - D2 R
Design com a matrícula 36 - RO - 22, do qual, decorridos 5 anos e com 69,000 km,
se partiu a mola do tensor da correia de distribuição, de acordo com a informação
prestada pela Ascendum Auto, em Coimbra, onde se encontra desde 16/11/2021, a
aguardar reparação.
Tendo em conta que:
- A avaria supramencionada não se deve ao mau uso, nem à falta de manutenção da
viatura em questão;
-Todas as revisões foram efetuadas no concessionário Ascendum Auto, de acordo
com o plano de manutenção;
- A viatura percorreu cerca de 2.500km após a última revisão, realizada em
26/08/2021, aos 66.484 km;
- Além das revisões, a viatura foi também alvo de reparação, nas oficinas da
Ascendum Auto, na parte do ar condicionado o qual, desde o início, apresentou
problemas de funcionamento, que continuaram a verificar-se após as intervenções
realizadas;
- Atendendo à solicitação da Volvo, a viatura foi sempre disponibilizada para as
correções necessárias, nomeadamente, as Ações de chamada R29939 e R29945;
- A informação, via telefone, por parte do concessionário supramencionado, de que a
marca não assumia o defeito da peça nem, consequentemente, as despesas com a
reparação, não me conformando com esta informação, venho requerer:
1. A explicação para a avaria de uma peça que não é suposto avariar com tão
pouca quilometragem;
2. A informação detalhada e justificada da não assunção do defeito da peça como
sendo um problema de fabrico e, por isso, da responsabilidade da Volvo;
3. A assunção, por parte da Volvo, do custo total da reparação ou substituição ou
outra medida considerada necessária para a resolução do problema, no valor
total que venha a ser apurado.
Certo da melhor atenção dispensada a este assunto, aguardo resolução do caso
exposto.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2021
13 de dezembro 2021
Bom dia Joaquim.

Obrigado pelo seu contacto. Lamentamos a situação que descreve.

Vamos averiguar do nosso lado a situação e daremos feedback o mais rapidamente quanto possível. Contudo, as explicações técnicas devem sempre ser fornecidas por quem é técnico, neste caso, os concessionários Volvo. Do nosso lado, estamos e sempre estaremos disponíveis para o ajudar e estabelecer a ponte junto dos mesmos.

Até breve.

Equipa Volvo

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
13 de dezembro 2021
Bom dia Joaquim, temos indicação de que a situação já foi analisada por parte do nosso customer care e já recebeu uma resposta da nossa parte.

No veículo em questão, a marca prevê que esse conjunto (da distribuição) seja substituído a cada 150.000 Km ou 10 anos de utilização, sendo esses os intervalos máximos a observar, ainda que não possamos tomá-los como uma efetiva garantia, pois terão que ser substituídos, de imediato, caso se detete algum mau funcionamento. Na prática, o veículo, no seu todo, está exposto a avarias que resultam do desgaste dos materiais e que podem revelar-se subitamente. Por este motivo, e tendo em conta a situação, foi-lhe feita uma exposição no sentido de resolver o problema.

Se precisar de mais alguma situação por favor não hesite em contactar-nos. Do nosso lado iremos continuar a acompanhar a situação através do nosso customer care, e iremos encerrar aqui esta reclamação no prazo de 48 horas.

Muito obrigado.

Equipa Volvo.
Joaquim Cavaleiro
Joaquim Cavaleiro avaliou a marca
30 de dezembro 2021

Lamentável, a marca devia ter assumido a reparação. Não voltarei a fazer negócio com Volvo.