Volvo

Volvo - V40 com 10 dias, com problemas sem solução, serviço mal prestado

Sérgio Fernandes apresentou a reclamação
20 de setembro 2017

Bom dia Exmo. Senhor (a)

A 16 Novembro 2016 faço uma reclamação pelo portal da Deco para a Volvo Cars Portugal, até hoje estou há espera de uma resposta.

V40 D2 Kinetic Eco
A dez dias de utilização a quente o carro não queria ligar, apresentava um ruído metálico no motor e problema caixa de velocidades.
No representante Santogal Loures não temos recepção a clientes Volvo, para abrir uma folha de obra temos de estar constantemente a encomendar o mecânico, e o mesmo não escreve todos os problemas reportados, porque reparei que o problema da caixa de velocidades com outros dois, só me foi entregue uma folha com o problema da caixa e o problema de não arrancar a quente.
19/08/2016 obra:3721600481, ficou marcado uma intervenção, para o dia 30/08/2016.
No dia da intervenção foi feito uma correção de software dos injetores para resolver o problema de não arrancar a quente e foi-me dito que também resolvia o ruído metálico vindo do motor, nesse dia também foi posto uma anilha de ajuste da caixa de velocidade para resolver o problema da alavanca, a alavanca apresentava uma vibração na 5ª velocidade.
Passado uns dias 05/09/2016 nova obra: 3721600510 mais uma vez vou ao stand, reporto que o ruído metálico vindo do motor continua lá e o que fizeram na caixa deixou uma folga nas mudanças, exigi a troca da caixa e para não andarem com invenções visto o carro ser novo, foi-me dito que iam pedir a peça e quando recebessem telefonavam para eu deixar o carro, passou uma semana e nada, telefonei para o vendedor a perguntar afinal o que queria fazer, visto o assunto não estar resolvido, poucas horas depois recebo um telefonema com confirmação da marcação para o dia 16/09/2016, no dia da marcação reporto mais um problema que surgiu, o esguicho esq. estava a funcionar mal e chamei a atenção que mais uma vez não foi posto o problema do ruído metálico do motor na folha de obra, reabriram a obra e foi adicionado o novo problema e o do ruído metálico que não foi posto no dia cinco. Depois também informe que a invenção da anilha na caixa estava a fazer a 5ª e a 3ª mudança saltarem sem ninguém tocar no manipulo.
O carro foi me entreguem com mais de trinta dias da abertura da obra, visto o dia da marcação ter sido 05/09/2016, e o problema ter ficado resolvido no dia 18/10/2016, no dia da entrega reparo que o para choques traseiro apresentava um buraco preto, com falta de tinta, e ao testar o carro reparo outro problema que não tinha, agora a 5ª e 6ª velocidade não entravam de todo, o Eng. Leite testou o carro e com ele a conduzir entravam, foi então visto a caixa nova não estava da mesma maneira como a caixa anterior, explicações deles era que os cabos estavam desafinados, por isso a 5ª e 6ª entravam para a zona da marcha traz, e antes de verem que era falha deles diziam que era eu que não sabia por as mudanças porque os carros que la tinha também eram assim, como é possível isto ser um problema do utilizador e não um falha do serviço oficial da marca numa reparação e entregarem o carro fora das características, dizendo que é mesmo assim, nesse dia dei conhecimento ao CAC (Centro de apoio clientes) o que se tinha passado.
Foi então pintado o para choques e feito a afinação da caixa, mais uns dias sem o carro.
(Agora pergunto como foi pintado o para de choques em 1 dia sem o tirarem do carro, passaram o carro na totalidade num estufa para a tinta secar tão rápido).
Passado 15 dias noto uma oscilação ao virar o volante, faço uma reclamação através do portal da Santogal a dizer que tinha notado mais um problema, como não tive resposta da reclamação, no inicio de Novembro 07/11/2016 vou ao stand, e pergunto se sabem algo da reclamação feita, a resposta foi "não temos nada", então nesse dia marcou-se nova intervenção e não me foi entregue folha, visto ter surgido outro problema e como o ruído metálico do motor ter piorado, ficou agendado para o dia 15/11/2016 o mecânico Sr.Artur e o Eng. Leite fazerem o teste despiste das avarias. No dia 15 o Eng. Leite não apareceu, foram os mecânicos Sr.Artur do service Volvo e o Sr.Pedro, durante o teste tentei dar indicações ao Sr. Artur de como notava e em que condições (velocidade, mudança..), nunca fora seguidas, fez o teste como entendeu.
De volta ao stand, na sala de estar do serviço Volvo, fui informado pelo Sr. Artur que estava tudo bem e se queria mais testes tinha de pagar, só lhe disse isto "acha que fez o teste correto andou como lhe apeteceu não segui as indicações e nem fez o teste de um dos problemas", o Sr.Artur respondeu-me da seguinte forma "para nunca mais falar-lhe daquela maneira". (Pergunto a quem está a ler, quem tem sido o mais prejudicado e quem tem tido paciência para este caso todo, eu sinto-me ofendido e os meus direitos serem postos em causa, mesmo assim nesse dia não fiz reclamação. (E não será que tenham mesmo posto todo o carro numa estufa e estragaram o pneus)
Mas um contacto ao CAC (Centro de apoio clientes) da Volvo, contei o que se tinha passado com teste despiste. Uns minutos depois fui contactado pelo Eng. Leite e o mesmo disse, "mas o teste não foi ao que disse no dia 7", pelo contacto fique a saber que mais uma vez o Sr. Artur na abertura da obra:3721600701 só pós uma avaria, depois do assunto ter ficado mais ou menos esclarecido, foi feito outro teste mas só com o Sr.Pedro, expliquei o que notava e como se podia fazer para se reproduzir o problema, primeiro andei eu com o carro mostrei os pontos e depois andou o mecânico e verifiquei que notou o que eu reclamava. O carro não ficou nesse dia na oficina porque não tinham carro de empréstimo e que iria ser contactado para nova marcação, nisto tudo já se tinha passado uma manhã de trabalho.
Sou contactado para deixar o carro no dia 12/12/2016 - 8H30 da manha para a intervenção, no dia da intervenção, abro o porta luvas para verificar os documentos e ao fechar, verifico que não fechava, porque o fecho fica preso e as orelhas não ião ao lugar,(Será que foi mesmo todo o carro para a estufa) mais um problema a acrescentar na obra:3721600701.
Pela primeira vez ao entrar na zona do stand o segurança da indicações para os clientes se dirigirem há recepção da Mercedes, sou atendido pelo Sr.Orlando, na recepção do carro informo para acrescentar mais um problema na obra, até ai tudo bem, pergunto pelo carro de substituição, o Sr.Orlando diz não ter conhecimento ou informação na obra de carro de substituição, (mais uma vez pergunto então para quê que foi este empatar de tempo nas marcações), na mesma altura entra o Sr.Artur e o Sr.Orlando pergunta ao mecânico se sabe de algo do carro de empréstimo, o mecânico responde "esse senhor sabe que não tem direito a carro de empréstimo e a intervenção é a pagar", perante isto faço uma reclamação no livro de reclamações, o carro ficou para as intervenções e mais um a manhã perdida.
Tive de telefonar ao empregador a explicar o atraso e peço a um colega para me ir buscar ao stand da SANTOGAL Loures, o carro é me entregue no dia 23/12/2016, o Eng. Leite é que faz a entrega, explica o que foi feito e o que não foi feito e o que é normal ?!, (mais uma avaria que para o stand é normal), o porta luvas foi substituído o aro, no tempo que o carro teve lá, ao andarem nele e não fez o ruído metálico do motor, não fizeram nada????!, e o problema das oscilações no volante ao virar deve ser o piso em que ando?????!, não viram nada.
Em 21/01/2017 recebo um mail do CAC Volvo a informar que o stand fechou a assunto visto estar tudo bem e para eu responder se realmente estava, no dia 23/01/2017 repondo ao mail, informo que não está bem porque o ruído metálico no motor continua, o porta luvas voltou a dar problemas e o volante continua a oscilar ao virar.
A 09/02/2017 recebo uma resposta do CAC a dizer "De acordo com a informação que nos chegou do Após-Venda da Santogal (Loures) o veículo está dentro dos parâmetros normais de funcionamento, neste contexto, concluímos este processo." No mesmo dia telefono a pedir outro parecer noutra oficina e peço para a sede da SANTOGAL (Lisboa) .
No dia 13/02/2017 tenho a confirmação que o assunto pedido foi encaminhado para a SANTOGAL (Lisboa), uns dias depois sou contactado, peço se é possível a deslocação do mecânico ao local onde o carro está, visto fazer sempre naquele local, porque é ali que a temperatura no Inverno esta nos parâmetros da avaria. O mecânico foi ao local, é provado o problema ruído metálico, explico em que condições faz e que já está a evoluir para outro problema relacionado, ao arrancar o carro perde força momentaneamente faz posso (até ia batendo com a cabeça no volante) depois faz o ruído e só volta a ter força quando passa das 1600 rotações, isto nunca acontecei e tem vindo dia a dia a piorar, nessa rotação também fez o ruído, não teve força e só fica bem quando o barulho passa. Os outros problemas foram provados no teste em que foi deixado o carro para as intervenções, que foi em 22/02/2017.
Na SANTOGAL (Lisboa) tem sido atenciosos e tem mostrado interesse em resolver os problemas, mas mesmo depois de ter estado 28 dias em reparação (obras 3731700720 (trocaram caixa da direcção???!, lubrificaram fecho do porta luvas, fizeram nova readaptação dos injectores, software) foi me entregue com a oscilação no volante, ruído no motor e só o problema do porta luvas resolvido, dias depois tive de me deslocar novamente para verem porque continuava a oscilação e o ruído, foi feito um novo teste despiste, foi verificado que fazia, e disseram para esperar, não sei o que foi feito, o problema dos injectores não sabia de nada porque continuava há espera de uma resposta da fabrica.
Desde finais de Março até Junho a carro já foi há oficina mais umas quantas vezes, para fazerem leituras de erros, de paramentos. Dia 18/05/2017 com obra:3731701836 (trocaram injectores de outro carro???! a pedido da fabrica para testes), nesta intervenção trabalhou bem durante uns dias mas depois perdeu a força, fez o poço e voltou a fazer o barulho metálico, na segunda feira 29/05/2017 foi para nova leituras de valores a pedido da fábrica.... e nunca mais acaba, horas e dias de trabalho perdidos.
Em Agosto apareceu novamente o problema da oscilação no volante ao virar, e, também outro problema na caixa de velocidades, a 4ª mudança com dificuldade a entrar, a mudança ficava a meio, entrava até um ponto e não passava, intermitente.
Antes de ir para a oficina mandei verificar os pneus e calibrar da direcção, ficou mais suave mas ainda se notava a oscilação.
Marquei a revisão do ano e referi logo os problemas que apareceram e os que reapareceram e os que continuavam e não aceitava que dissessem que era mesmo assim. Como por exemplo o ruído metálico no motor já vai no ponto até com o radio ligado se ouve, piora com os KM´s.
No dia 23/08/2017 obra:3731703092 foi feito um teste despiste, senti e dizer que estava a fazer, espantosamente na oficina foi me dito que não foi verificado nada e para não me preocupar que o carro ainda tinha 1 ano de garantia. O carro ficou pronto no mesmo dia, com a revisão feita e os problemas de Garantia, como, estar tudo bem, sem problemas.
Para vossa informação, os casos Garantia para a Santogal são tratados da seguinte forma, cliente novo empresta-se um carro, o carro do cliente como é garantia não se pode perder tempo nenhum ou até fica num canto, fazem conta que resolveram o problema, no final de quase 30 dias dizemos que está bom e devolvemos o carro na mesma, se o cliente reclamar com o mesmo problema, fazemos um teste despiste dizemos que não notamos nada que está bom.
Comprei um carro porque necessito dele, não foi para estar constantemente na oficina e outros fazerem Km's nele.

Cumprimentos

Data de ocorrência: 20 de setembro 2017
Sérgio Fernandes
28 de dezembro 2017
Para não responderem é porque nem sabem o que fazer com os novos V40, não sei porque não os retiram do mercado, visto não saberem como resolver os problemas.
A reclamação foi para a Volvo Portugal e que quero uma resposta dos mesmos, se a reclamação anda a passear de mão em mão, é mais um ponto a corrigir.
Volvo
4 de janeiro 2018
Exmo. Senhor Sérgio Fernandes,

O assunto em apreço foi analisado por dois Concessionários da Rede e não verificaram situações passíveis de correção.

Contudo, estamos ao dispor para rever o processo junto do após-venda da Rede de Concessionários Volvo que for da sua conveniência.

Com os nossos cumprimentos,

Centro de Apoio a Clientes
Volvo Car Portugal, S.A.

cacvolvo@acp.pt
www.volvocars.com.pt
Sérgio Fernandes
9 de maio 2018
Hoje 09/052018 o carro teve outra avaria e levei a outro centro VOLVO.
Mas antes telefonei para a assistencial em viagem, porque ocorreu no caminho do trabalho para casa.
Como o carro só estava a dar um erro e andava foi me dito para me deslocar com o mesmo a um centro VOLVO.
Foi diagnosticado a avaria foi aberto a ficha de cliente, mas não foi entregue uma folha de obra, foi-me dito que podia andar com o carro, e que telefonavam a marcar a intervenção.
Sérgio Fernandes avaliou a marca
9 de maio 2018

Hoje 09/052018 o carro teve outra avaria e levei a outro centro VOLVO

20 de setembro 2017

'Como é possível uma marca tão prestigiada como a VOLVO, deixar o que se está a passar com o representante autorizado Santogal ou é as ordens que tem?'

Prestigiada? Uma marca chinesa com mecânica PSA? hahaha

O reclamante tudo que mencionou em cima faz todo o sentido por já ser normal na Volvo.

Só acho que o reclamante nunca devia ter comprado Volvo V40 D2, com tantas queixas existentes na net, fóruns e outras plataformas sobre esse carro V40.

Já reparou quantos carros desses semi novos se encontram à venda como usados?

Só e apenas no standvirtual como carros usados e semi novos:

- V40 D2 existem 290
- V40 na versão Cross Country existem mais 81

Só que essas anomalias vão-se manter, é habitual, já passei por isso com outros carros e estou a passar outro stress na concessão LPM de Santarém e neste caso muito grave, estão a mexer com a minha dignidade e até versões contadas a alguém que (oportunamente coloco aqui em pormenor) são graves.

Eu já comprei muitos carros novos Volvo novos desde 1992 a 2008 na AS, e nesta nova concessão de Santarém (abriu há apenas 7 anos), desde 2010 foram 3 carros novos.

Uma concessão apenas com um mecânico e um aprendiz ou estagiário e nem sequer um responsável Eng. ou similar tem na concessão e é uma recepcionista que veio de outra marca auto que põe e dispõe em toda a área oficinal da marca Volvo?