Volvo
Volvo Marca Recomendada
Volvo Car Portugal, S.A

• Lagoas Park, Edificio 14 - 4º
    2740-262 Porto Salvo, Portugal

Volvo - Viatura Volvo V60 D4 com 10 meses e 3 deslocações à oficina com problemas no filtro de partículas

Jorge Silva apresentou a reclamação
24 de agosto 2017

A viatura que me está atribuída (Volvo V60 D4) para o desempenho da minha atividade profisional tem 10 meses e 25.000 km.

a) Em 05/04/2017, 5 meses após a entrega da viatura e com cerca de 11.500 km acendeu a luz do motor "amarela". Contactei a linha de apoio da marca para saber o que deveria fazer. Foi-me transmitido que como se tratava de uma luz amarela, poderia circular até à oficina para análise da situação.
Dirigi-me a uma oficina da marca. Informaram-me que a viatura tinha um problema na sonda lambda e que o filtro de partículas necessitada de ser submetido a uma regeneração forçada em oficina, o que foi feito.

b) Em 12/06/2017, 2 meses após acender a luz do motor e com cerca de 17.500 km voltou a acender a luz do motor "amarela". Desloquei-me novamente a uma oficina da marca tendo sido constatado o mesmo diagnóstico e efetuada a mesma intervenção.

c) Em 24/08/2017, 2 meses após acender a luz do motor e com cerca de 25.000 km voltou a acender a luz do motor "amarela".

Mais informo que percorro cerca de 2.500 km/mês em circuitos predominantemente de estrada e autoestrada pelo que não encontro razões para a colmatação do filtro de partículas.

Antes desta viatura tive duas viaturas Mercedes C220 (uma entre 2008 e 2012 e outra entre 2012 e 2016), com o mesmo tipo de utilização/circuitos sem que tivesse tido um problema semelhante.
Os problemas com esta viatura para além do transtorno inerente à situação (ter de me deslocar regularmente à oficina e perder meio dia de trabalho de cada vez) são reveladores de que algo não está bem com o sistema de controlo de regeneração do filtro de partículas. Esta situação deve ser definitivamente resolvida pela marca em vez de efetuarem regenerações forçadas que já evidenciaram que não resolvem a situação.
Por outro lado, a colmatação do filtro de partículas e a consequente regeneração forçada (em oficina) contribui para a degradação do óleo através da sua contaminação com gasóleo. De acordo com as boas práticas, sempre que seja efetuada uma regeneração forçada, deve proceder-se à mudança do óleo para evitar problemas de lubrificação e consequente degradação do motor. A substituição do óleo não tem sido efetuada pelas oficinas na sequência das regenerações.

Pressupõe-se que uma viatura “normal” tenha de se deslocar à oficina para efetuar as revisões que constam do plano de manutenção. A deslocação por três vezes à oficina num período inferior a um ano, por questões de falta de fiabilidade, sem ser para efetuar a revisão periódica não deve acontecer.

Espero que a marca resolva a situação de forma definitiva através da identificação e intervenção na causa raiz do problema ao invés de aplicar meras medidas pontuais de remediação como são as regenerações forçadas.

Mais informo que irei reportar este assunto à marca em Portugal assim como no pais de origem da mesma.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2017
Volvo
25 de agosto 2017
Exmo. Senhor,

Acusamos e agradecemos a comunicação.

O assunto em apreço está a ser objeto de atenção por parte do departamento técnico.

Dentro em breve teremos mais informação acerca do presente processo.

Sem outro assunto, subscrevemo-nos com consideração.

Com os nossos cumprimentos,

Centro de Apoio a Clientes
Volvo Car Portugal, S.A.
Tel: 800 910 002 (+351 210 930 221)
2 de fevereiro 2018
Caros Srs
Em novembro 2017 a viatura voltou à oficina para mais uma regeneração forçada.
Foi-me transmitido que se trata de um problema de software é que ficaria resolvido até final de 2017.
Estamos em fevereiro de 2018 e a situação mantém-se.
Cumprimentos
Jorge Silva avaliou a marca
2 de fevereiro 2018

Fui informado pela marca que se trata de um problema de software é que estão a aguradar a recepção de novo software para resolver a situação. Entretanto em novembro 2017 a aomalia repetiu-se e a viatura voltou à oficina para mais uma regeneração forcada. Estamos em fevereiro 2018 e a situação mantém-se sem que o problema esteja resolvido.

Mas quer comparar a Mercedes, BMW ou Audi/VW a essa marca Volvo da Geely Chinesa?