44.2
Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.
  • 707 20 27 12
  • Rua General Firmino Miguel 6,
    Piso -2, Escritório B,
  • info@vortal.biz

Vortal - Aumento do valor sem consentimento, cancelamento do contrato

Lucia Coutinho apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2023
Venho por este meio expor, como já muitas pessoas o fizeram nesta plataforma, o meu descontentamento com a Vortal.
Pelo que estou a verificar no Portal da Queixa, a nível de reclamações em que acontece o mesmo a várias pessoas, parece que está já a tomar os contornos de um esquema, e não de um investimento para as empresas e associações, e talvez devesse ser feito algo nesse sentido, deixo aqui o meu testemunho, que vai de encontro aos existentes:
- Já tinha sido cliente há algum tempo, tendo cancelado porque também não tinha ficado satisfeita; Dia 28 de Julho de 2022 ligaram-me a apresentar os novos serviços, que agora tinham mais isto e mais aquilo, uma conversa agressiva, insistente, tinha de responder até ao dia a seguir para aderir ao serviço (parece que fazem sempre isso para apressar as pessoas a dizer que sim sem pensarem muito no assunto).
- Nós não pedimos nem ligámos, a Vortal é que andou constantemente a ligar a insistir para aderir ao serviço, convenceram-nos também dizendo que o nosso maior concorrente também tinha o serviço, quando viemos a verificar que não e que o maior volume de negócios deles era por ajuste direto, pelo que não adiantava estarmos a pagar o serviço.
- Caí na conversa, resolvi fazer o investimento e durante meio ano, esperei que me chegassem as propostas, prometiam um volume de negócios gigantesco... Zero... Formação, fizemos uma e o formador nem tinha a câmara ligada nem pudemos tirar as nossas dúvidas, um acompanhamento muito mau. Pensei, se calhar pelo menos os relatórios que falaram que vão ajudar a comparar com a concorrência poderão ser interessantes, mas nada, as empresas identificadas nada tinham a ver com a nossa área de negócio, pelo que receber aquele relatório e nada é igual... Teríamos também acesso à Saphety, outra plataforma, mas... as notificações vieram sempre em branco ou então de obras na CP, o que, mais uma vez, não tinha nada a ver com a nossa área de negócio.
- A meio do contrato, aumentam o valor sem dizer nada e sem consentimento (parece que é política porque várias pessoas aqui estão a queixar-se do mesmo). Preenchi o formulário de rescisão, enviei emails, tentei ligar, estive meses à espera de resposta. Quando finalmente me ligaram foram muito agressivos a falar, justificaram que se tinham unido a outra plataforma e iam corrigir a fatura, até hoje, já passaram meses e entretanto já enviaram outras faturas iguais. O apoio ao cliente é muito difícil, para não dizer inexistente, e todo o discurso é no sentido de cansar as pessoas, desistirem de fazer valer os seus direitos.
- Um contrato pressupõe cumprimento de ambas as partes, pelo que vejo aqui só o cliente é que está a cumprir, que é a pagar, e é isso que interessa à Vortal. Do meu lado estava a cumprir, com o pagamento, até me aumentarem a fatura sem aviso nem consentimento, o que juntando ao acima mencionado, não cumpre o estabelecido no contrato.
- Pretendo cancelar o contrato e que anulem as faturas emitidas no valor incorreto e que não foram pagas, sim porque cancelei o débito direto e ainda bem, senão continuavam a tirar o que lhes apetecesse, como outras pessoas mencionaram aqui.
- Concluindo, se tivesse vindo aqui pesquisar nunca tinha feito este contrato com a Vortal, aguardo que esta situação seja resolvida e enquanto não for vou divulgar aquilo que me aconteceu, para que não aconteça a outros.
Data de ocorrência: 2 de janeiro 2023
Vortal
9 de fevereiro 2023
O nosso departamento de Qualidade & Segurança da Informação encontra-se neste momento a analisar o exposto e entraremos em contacto com a maior brevidade possível.
A Equipa VORTAL
9 de fevereiro 2023
Obrigada pela rápida resposta automática, fico a aguardar a resolução da questão com a mesma rapidez. Obrigada.
6 de março 2023
No dia em que coloquei esta reclamação, e pouco após a resposta automática que colocaram, recebi um telefonema, do Sr. José Reis, apresentando-se como gestor de cliente, como já outras pessoas referiram aqui. Pela primeira vez, deu-me razão em todos os argumentos e justificações que dei, foi muito cordial mas, no final, não podiam cancelar o contrato, e apresentou-me outros serviços e opções que, a meu ver, com o que já vi aqui no portal, ainda me iam piorar a situação. Mantive a minha posição, e o Sr. José Reis disse que ia passar aos superiores. Até hoje, dia em que recebi da Sra. Beatriz Querido, Client Management, o seguinte email:
"No seguimento de tentativa de contato sem sucesso, vimos por este meio enviar em anexo as faturas que se encontram com valor em aberto. Solicitamos que o pagamento seja efetuado com a maior brevidade possível."
Ora, em primeiro lugar, não houve tentativa de contacto nenhuma; em segundo lugar, como já referi, não vou pagar um valor que não contratei. Aumentaram o valor mensal sem dar conhecimento nem pedir autorização, e por isso também pedi a rescisão do contrato.
13 de março 2023
Hoje recebi um email da Sra. Beatriz Querido:
"No decorrer de diversas ações preconizadas com vista regularização dos valores em dívida sem sucesso, vem a Vortal comunicar que o incumprimento no pagamento despoletou o encaminhamento da situação para o nosso parceiro de gestão de dívida, Intrum Portugal, que de ora em diante irá adotar as ações legalmente previstas com vista à recuperação da dívida.
Manifestamos a nossa disponibilidade para qualquer esclarecimento que considerem necessário, inclusive a regularização imediata e integral da presente dívida, colmatando de imediato qualquer tipo de transtorno que em nada beneficia nenhuma das partes."
Portanto, continuam a insistir para eu pagar um valor que não foi o que ficou acordado, e tendo em conta que não cumprem a vossa parte do contrato, iremos então também tomar as medidas necessárias.
11 de abril 2023
Hoje recebi uma fatura com o valor correto, após meses de faturação indevida. No entanto, devido a todo o transtorno causado e já mencionado, o que pretendo, e volto a repetir, é o cancelamento das faturas e do contrato realizado, o que foi mencionado também no último telefonema que recebi. Não posso também deixar de reparar no facto de que o vosso Índice de Satisfação nos últimos 12 meses aqui no portal da queixa baixou consideravelmente, o que de facto quer dizer que o vosso funcionamento é lamentável. Aguardo então que resolvam esta questão para concluir a queixa também. Muito obrigada.
27 de abril 2023
Continuo a aguardar resolução.
18 de maio 2023
Recebi um email a dizer que está resolvido, mas não está. Continuo a aguardar resposta à sugestão de resolução que fiz nos últimos contactos.
9 de junho 2023
Chegámos a acordo e eis que quando vinha dar a reclamação como resolvida, continuo a receber faturas, quando não foi o acordado... Agradeço o cancelamento da fatura enviada.
7 de julho 2023
Agradeço que enviem um email a dizer que o contrato se encontra cancelado. Muito obrigada.
Lucia Coutinho avaliou a marca
8 de setembro 2023

A minha opinião é a de que se tivesse pesquisado a marca no Portal da Queixa antes de fazer negócio, não tinha avançado com o mesmo.

Estamos a organizar uma ação coletiva contra a VORTAL, se pretender associar a este movimento por favor envie-nos um email: heldersalgado1979@gmail.com