7.3

VT BUS - Péssimo serviço

Marta Justino
Marta Justino apresentou a reclamação
10 de setembro 2019
Venho por este meio fazer uma reclamação á operadora de autocarros, VT Operador Turístico, devido ao péssimo serviço prestado no passado dia 07/09/2019. Começando pelo atraso de 1h00, visto estar prevista a partida a partir das 21h (locais) e o autocarro só chegar á porta do nosso hotel às 22h15. Assim que o autocarro chegou pedimos para que o nosso desembarque fosse em Setúbal em vez de Almada pois tinha sido onde embarcamos no dia 30/08/20019, para nós em termos de logística iria ser mais favorável, foi-nos logo mostrado por parte do motorista algum desagrado e ao qual nos fez logo interrogações. Seguindo viagem na 1ª paragem que o autocarro fez a assistente (cujo o nome não me recordo) veio informar que tínhamos 20 minutos para comer e ir ao wc e não nos podíamos atrasar! Passado 5 minutos de lá estarmos veio informar que íamos estar ali mais 40 minutos pois estavam á espera que chegasse um autocarro vindo de Salou que trazia passageiros para fazer transbordo para o nosso. Continuámos viagem e na paragem seguinte o meu esposo ouviu um dos passageiros a dizer que a volta iria começar por Leiria e só por ultimo setúbal, visto termos feito mais de 500 km e ver na placa que só faltava 8 km para entrar em Portugal, chamámos a assistente e perguntámos qual ia ser a rota, ela disse que iria falar para todos. Assim o fez e confirmou que iria começar por Leiria, como normal ficámos indignados e revoltados com a situação pois o que nos comunicaram quando chegámos a Benidorm foi que a viagem de regresso ia ser igual á da ida. O meu esposo disse que não ia fazer estes quilómetros todos pois tínhamos uma criança pequena. Logo aí passado pouco tempo pararam o autocarro e veio um dos motoristas (um Sr. Estrangeiro) com uma atitude arrogante e quase que agressiva, muito mal educado por sinal pois esteve sempre a falar aos gritos onde depois foi buscar um papel da rota que tinha de fazer e ainda a dizer que ainda tinha de ir para o algarve quando acabasse este serviço, convidaram-nos a sair e abriram a porta da bagageira onde se encontravam as nossas malas. Disse-lhe que compreendia a situação mas que o dever deles era ter informado os passageirosra do que iria se suceder na viagem, e que não íamos sair pois estávamos a quase 400 km de casa. Seguiram viagem ao qual o Srs. motoristas foram alertados por um passageiro que não tinham fechado a porta da bagageira. Entrámos em Portugal por Vilar Formoso para a saída de Guarda/Viseu, fazendo ainda muitos quilómetros por estradas nacionais. Posto isto a assistente comunicou que já não iriam fazer paragens a não ser no 1º local de desembarque que seria Leiria, mas como o Sr. motorista devia querer ir ao wc lá pararam e deram a desculpa que era uma das crianças que queria ir e que mais ninguém saísse do autocarro! Durante a viagem pedi á assistente que me facultasse a identificação dos três (dela e dos dois motoristas) para que pudesse prosseguir com a reclamação, ao qual me foi negada por parte da mesma e ainda disse que ligasse para a empresa pois através do numero de autocarro me dariam essa informação. Acho que é obrigatório todos os funcionários da vossa empresa terem de estar identificados com o nome a única coisa que identificava a assistente era uma camisola com o logotipo da empresa mais nada, os motoristas nem isso tinham.
Quando o autocarro chegou a Lisboa decidimos que íamos sair logo ali na Gare Oriente, pois já não aguentávamos mais prosseguir naquele autocarro. A assistente não informou da chegada a Lisboa nem fez mais comunicado algum, assim que o autocarro parou saiu do mesmo e seguiu o seu caminho e nem sequer disse que não ia fazer o acompanhamento até ao fim do percurso. Quando saímos não nos abriram a porta das nossas bagagens, tivemos de dizer que as nossas malas estavam ali ao qual o Sr. motorista disse que ali era as de Setúbal ao qual dissemos que eramos precisamente nós e que íamos ficar ali e já não em Setúbal, abriram e ele veio tirar as malas, mas sem nos apercebermos entregou-nos uma mala a mais que não era nossa, no meio daquela confusão de retirar as malas do caminho e podermos pô-las no passeio nem nos apercebemos do sucedido. Só á porta de casa quando saímos do táxi é que vimos que aquela mala não era nossa. Liguei de imediato para o telefone e emergência que constava na folha da reserva e expliquei o sucedido, o Sr. disse que ia entrar em contato com o autocarro para saber o que se passava para arranjarem uma solução e que me contatavam. Passado algum tempo recebo uma chamada, pensando eu estar a falar com o motorista afinal estava a falar com o filho da Sra. a quem pertencia a mala. Afinal pergunto onde está aplicada a lei da proteção de dados dos passageiros se nem os vossos funcionários a sabem cumprir!
Os dados do autocarro são: autocarro nº106, matricula 36-TG-05, viagem de regresso de Benidorm com partida a 07/09/2019 a partir das 21h locais.
Acrescento que éramos 8 pax (5 adultos e 3 crianças) no qual uma das crianças tem 30 meses, onde organizamos tudo para a viagem de regresso que supostamente iria ser igual á vinda, onde acabou por faltar a alimentação e outros bens necessários. Espero que estes funcionários sejam chamados á responsabilidade e que cumpram com o seu trabalho com mais civismo e respeito pelo próximo que neste caso somos nós clientes que estamos a pagar para ter um serviço de qualidade!
Agradeço desde já a vossa atenção, fico a aguardar uma célere resposta.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2019