miMed - Cuidados de saúde, S.A.
  • Largo Monterroio Mascarenhas Nº1, 9º piso, 1099-081 Lisboa
  • reclamacoes@mimed.pt

Walk'in Clinics - (tentativa de) cobranças indevidas

João apresentou a reclamação
24 de agosto 2018

Deixei de utilizar os serviços da Walk'in nos finais de 2017 por alteração de residencia. Nota: a walk in mais próxima de minha casa fica aprox. a 70 km de distancia.
Por este motivo, no inicio deste ano ( 24 de janeiro de 2018) escrevi email a solicitar o cancelamento da minha subscrição e nos dias seguintes apelei ao cancelamento por contacto telefónico.
Como estive fidelizado até 13 de Abril de 2018 sou informado de que tenho a obrigação, porque é assim que está no contrato, de efectuar o pagamento destas mensalidades mesmo não estando a utilizar o serviço e tendo solicitado o seu cancelamento.
Mas no contrato em nenhum lado diz que sou obrigado a renovar e continuar a subsidiar esta empresa.
Contudo e ainda assim renovaram-me automaticamente o contrato.
Continuo ainda há data de hoje a ser bombardeado com facturas e tentativas de cobrança de um serviço que já implorei que cancelassem.
Após ter voltado a despender do meu tempo para regularizar esta situação estes senhores enviaram-me um email no mês passado (24 de Julho 2018) a informar que o meu contrato estava cancelado. Aleluia! Contudo, adicionalmente informava sobre a regularização de facturas e co valor continuava a ser errado englobando mensalidades referentes a uma renovação anual que não aceitei e não é legal.
Hoje, um mês após terem finalmente cancelado o serviço, recebo nova factura com mais uma mensalidade indevida.
Pergunto-me se o foco será a realização de cobranças indevidas e extensões de contrato ilegais ou se será a gestão, organização e prestação de cuidados de saude.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2018
miMed
27 de agosto 2018
Exmo. senhor João Rolim,
Acusamos a receção da reclamação #21410218, a qual mereceu a nossa maior atenção.
Gostaríamos em primeiro lugar, de agradecer a exposição de V.Exa, pois apenas assim, conseguimos identificar as áreas passíveis de melhoria dos nossos serviços.
Relativamente ao teor da exposição de V.Exa, cumpre-nos desde já lamentar o inconveniente causado. Porém, o seu contrato possuía um período de fidelização compreendido entre 13/04/2017 e 13/04/2018, assinado por si, o titular, o que compreende o pagamento de 12 mensalidades, salvo intenção de cessação do contrato previamente à data de fim de contrato, mediante a apresentação de um motivo válido para o efeito, assinado pelo titular em template próprio e através da apresentação de comprovativo, caso se trate de uma alteração de residência para mais de 30km de uma clinica Walk’in Clinics, ou por óbito do titular do contrato.
No caso particular, não procedeu ao correto cumprimento das condições contratuais inerentes ao produto subscrito. Por essa mesma razão, a sua intenção de cessação do contrato não se efetivou, o que resultou na geração das faturas posteriores ao seu pedido dezembro 2017 até julho de 2018, sem cobrança associada pelo bloqueio da autorização de débito em conta da su parte.
Face ao exposto e, atuando de boa fé sobre a veracidade das suas declarações, a Walk’in Clinics está disposta à regularização das faturas pendentes à data, pelo que V.Exa. ficará com a sua situação contratual e financeira regularizada.
A prioridade da equipa Walk’in é a total satisfação do cliente, procurando responder de forma permanente a todas as suas necessidades.
A nossa missão, é assegurar sete dias por semana, um serviço de qualidade e competência, em que a segurança, conforto e conveniência dos nossos clientes, sejam garantidas.
Despedimo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Walk’in Clinics
Esta resposta tem um anexo privado
27 de agosto 2018
Exmo Sr. António de Oliveira Pedro,

Desde já agradeço a brevidade na resposta.
Como já tinha referido e V.Exa teve o cuidado de confirmar o meu contrato possuía fidelização até 13 de Abril 2018.
Foi vos indicado desde o inicio deste ano a minha intenção, via email e telefone, para rescindir o contrato por alteração de residencia. Até à data de hoje nem tinha conhecimento da justa causa para cancelamento no período de fidelização aquando a alteração de moradas para distâncias superiores a 30 km, o que se aplica ao meu caso. Simplesmente apelei à vossa boa fé e se reclamo é de V.Exas me estarem a querer cobrar mensalidades já fora do período de fidelização.
V.Exa enuncia que por eu não ter procedido ao correcto cumprimento das condições contratuais, levou a que não fosse efectivada a minha cessação de contrato. Deduzo que V.Exa. se refere a eu não ter preenchido o vosso template de cancelamento (template esse não indicado em contrato e que, na minha opinião, deveria encontrar-se disponível online) e por eu não ter enviado para morada de V.Exas a comunicação por escrito (clausula 4.4).
Ao que parece ter-vos solicitado por diversas vezes o cancelamento do contrato quer por via de email, quer por via de telefone, é para V.Exas inconcebível por não cumprir escrupulosamente o que está em contrato.
Não querendo V.Exas permitir essa flexibilidade e como tal considerando que estamos ambos na obrigação de nos restringirmos de forma implacável ao que está redigido no contrato, solicito uma leitura à clausula 8.2 que refere - “em caso de atraso no pagamento de qualquer prestação por períodos iguais ou superiores a 2 (dois) meses, o contrato considerar-se-á automática e integralmente resolvido”. - Como V.Exa referiu, posteriormente ao meu pedido de cancelamento, inativei o debito directo pelo que deixei de pagar as posteriores mensalidades por um período superior a 2 meses. Por conseguinte, continuo a não ver a legitimidade na renovação do contrato e consequentes mensalidades que continuam a facturar.

Aproveito (pese o facto de não ser exigido em contrato) para anexar o comprovativo de alteração de morada que solicitei junto das Finanças propositadamente para V.Exas. Deste modo, os ex.mos senhores podem ter prova da veracidade das minhas declarações.

Melhores cumprimentos,
Esta resposta tem um anexo privado
João avaliou a marca
4 de janeiro 2019

Não gostei da forma como procederam com a minha renovação de contrato, nem tão pouco da forma como procederam à resolução definitiva do assunto.