46.8
Wall Street English
    A escolha certa para quem quer aprender inglês!

• Avenida João Crisóstomo 46 A
  • info@wsenglish.pt

Wall Street English - Alerta para o contrato de adesão

Vítor Jorge Oliveira Martins
Vítor Martins apresentou a reclamação
25 de agosto 2017

Após três aulas experimentais, dei indicação na secretaria para avançar com a matrícula. Primeiramente, fui chamado a uma salinha e comecei a responder a um questionário onde me foi perguntado todo o tipo de questões em matéria patrimonial: quanto ganhava, se tinha casa própria, quanto pagava de renda, outros empréstimos (estranha a referência a "outros", mas já lá vamos), etc.

Achei estranho, mas respondi com verdade. Fui a duas aulas e voltei para terminar a matrícula. Eis que me é apresentado um contrato e umas cláusulas contratuais num logótipo "credireto". O funcionário, num tom muito pronto, disse-me: "é só assinar e está feito". Eu, ligeiramente irritado com aquele formalismo contratual todo, respondi-lhe: "não assinado de cruz nem a compra de um café". Ato contínuo, pergunto-lhe:
Porquê 36 meses de previsão de aulas quando na minha avaliação se previam, no melhor cenário, 10 meses para o meu objetivo? Ele não me soube responder satisfatoriamente!

Nova pergunta:
E se eu quiser sair daqui a 7 meses, posso? Ele nada me respondeu, apenas me disse que, em caso de motivo de trabalho, a administração costumava ser compreensiva. A isso eu respondi que nada constava no contrato escrito.

Folheei o contrato e lá vi a cláusula da denúncia. Num português jurídico altamente técnico, estava lá que não me era conferido qualquer direito de desistir durante os 36 meses.

De todo o contrato, percebi que o WSE faz uma intermediação financeira e os alunos, sob a capa de uma simples matrícula, acabam a fazer um contrato de crédito. Resta saber se assim figura no Banco de portugal...

Nada disto é ilegal à partida. Porém, e aqui parece-me ilegal, tudo é feito de uma forma muito subreptícia, silenciosa, sem qualquer explicação, em que sob a capa de uma simples matrícula se está a fazer um contrato fechado, complexo, válido por 36 meses sem possibilidade de livre denúncia, a todo o tempo e, pior, dificilmente percetível por um cidadão menos conhecedor...

Data de ocorrência: 25 de agosto 2017
13 de setembro 2017
Caro Vítor Martins,

Agradecemos a sua mensagem. A opinião dos nossos alunos é muito importante para nós, pois permite-nos melhorar cada vez mais o serviço que prestamos.
Para que possamos analisar a sua reclamação necessitamos por favor que nos indique qual o Centro WSE onde a situação aconteceu. Aguardamos a sua resposta.

Obrigada,

5 de fevereiro 2018
Caro Vítor Neves,

Pela sua ausência de resposta interpretamos que o assunto foi tratado. Vamos solicitar a alteração do estado desta reclamação para Resolvida.

Votos de um bom resto de quinta-feira. Obrigada.

Vítor Martins
5 de fevereiro 2018
Eu respondi e recusei que fosse alterado para resolvido, visto que ainda hoje recebo mensagens de pessoas a agradecer o meu alerta e outras a dizer que não foram a tempo. Portanto, a vossa postura comercial continua igual, por isso não aceito a alteração.
8 de fevereiro 2018
Gostaríamos de tentar ajudá-lo, sendo que para isso é necessário que nos indique por favor a que Centro WSE se dirigiu. Como pode ver no histórico da sua reclamação, essa informação não aparece. Agradecemos a sua compreensão. Votos de resto de boa semana.

Vítor Martins
8 de fevereiro 2018
Já me fizeram essa pergunta pelo FB e já vos respondi. Contudo, tratando-se de uma prática comercial, a administração tem necessariamente conhecimento dela. Estas perguntas visam apenas ludibriar a questão. O meu apelo é para que façam como fazem todas as escolas: uma simples matrícula, paga mensalmente enquanto o aluno frequentar as aulas. Ensino obrigatório só existe um: o básico e secundário e resulta de lei da república.

Obrigado,