Wells

Luisa Maria Fernandes Pereira
Luisa Pereira apresentou a reclamação
4 de janeiro 2016

AQUIRI UM ARTIGO NA WELLS, À TAXA DE 6%, NO VALOR DE 7.99€

COMO TINHA "CRÉDITO" NO CARTÃO CONTINENTE, PEDI QUE ME FOSSE DESCONTADO, NÃO TENDO ASSIM NADA A PAGAR.

AGORA AO VERIFICAR NO e- FATURA, A FATURA APARECE MAS SEM QUALQUER VALOR ASSOCIADO.

E NA FATURA TAMBÉM ESTÁ ASSIM,

A MINHA QUESTÃO É :

EMBORA TIVESSE "CRÉDITO" FOI UM VALOR QUE EU TIVE DE PAGAR (este "crédito" resulta de compras efetuadas por mim que foram alvo de algum desconto), COMO É QUE A FATURA APARECE A ZEROS????

ISTO ATÉ PARECE BURLA,
PORQUE SE É ESTA A SITUAÇÃO "NORMAL", NESTES CASOS, O CONSUMIDOR DEVERÁ SER INFORMADO PREVIAMENTE, E DESCONTA QUANDO E ONDE BEM ENTENDER.

CORDIALMENTE,

LUISA PEREIRA

Data de ocorrência: 4 de janeiro 2016
Wells
6 de janeiro 2016
Cara Cliente,

Tivemos conhecimento que apresentou uma reclamação, no dia 04/01/2016, no Portal da Queixa.
Lamentamos o transtorno causado por esta situação.
Relativamente ao exposto, somos a informar que, com base nas disposições legais (sob o Art.º 16º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado), o valor tributável da operação (e que corresponderá assim ao valor faturado), deverá ser deduzido de todos os descontos e bónus potenciais, que constam no Cartão Continente e que V. Exa. rebateu no momento da venda, refletindo, em última instância, o valor efetivamente pago.
Na compra inicial, onde a SONAE efetuou uma promessa de desconto futuro, a fatura que é emitida ao Cliente, corresponde ao valor pago, por meios monetários, pelo mesmo. Na segunda operação (seja ela em que tipo de produtos), a promessa de desconto efetiva-se, isto é, faz reduzir o preço de venda dos produtos adquiridos, sendo a fatura emitida pelo valor pago, pelo Cliente por meios monetários.
Em alguns casos e quando o Cliente tem promessas de desconto, no valor igual ou superior ao que vai adquirir, poderá então escolher, por processar um desconto de 100%, reduzindo assim o valor a pagar para zero. Assim, o Cliente tem na sua posse, as faturas emitidas pelos valores que efetivamente pagou, por meios monetários, sendo estas, elegíveis para o IRS.
Solicitamos ainda ao Portal da Queixa, que se dê por encerrada esta reclamação.
Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.

Mara Nóbrega
Serviço ao Cliente
Luisa Pereira
7 de janeiro 2016
Lamento informar mais não fiquei de todo esclarecida com a resposta,

para que eu possa entender esclareço,

paguei o artigo na wells, na integra com o valor que tinha no cartão continente, não paguei nada a dinheiro,

da fatura consta o valor do artigo e o total aparece a zeros,

mais, no portal e-fatura aparece a fatura e o valor é também zero.

Pergunto: só posso ter o valor para deduzir no irs, (com o valor do produto pago)
quando efetivamente, pago em dinheiro?

se sim, saliento mais uma vez o consumidor deve ser informado disto previamente quando efetua o pagamento, já que algumas despesas de saúde, são passíveis de dedução em termos de irs.

Compreendo a sua questão e até concordo. Por acaso apercebi-me dessa situação em compras de que seriam incluidas em despesas gerais. Tendo questionado o porquê numa loja fui informado que embnora seja um crédito a nosso favor, o valor foi assumido pelo grupo SONAE, pelo que a factura para o contribuinte iria aparecer apenas com a diferença, sendo no seu caso € 0,00.
O conselho que lhe dou, que é o que faço também, é que em despesas que possam ser abrangidas por outros campos em sede de IRS é que naº desconte esses valores e que os canalize para as despesas gerais pois aí, até final do ano, atingirá com toda a certeza os montantes máximos a deduzir caso peça facturas com contribuinte. Pelo menos até ao atingir desses máximos.