Boa tarde,
Venho por este meio apresentar o meu total desagrado e insatisfação contra os serviços prestados pela loja Well´s, em Évora. No dia 30 de Outubro de 2013, dirigi-me a esta loja com o objectivo de ser consultada para posterior graduação dos meus óculos de lentes progressivas. Lentes que uso há mais de 14 anos, sem qualquer problema de adaptação. Após consulta e escolha das armações, foi-me pedido a totalidade do valor dos meus óculos, de 646,70€, visto estar em vigor uma promoção de 25% em cartão Continente, na compra efectuada, até àquela data. De boa fé agi e efectuei o pagamento na totalidade, conforme indicação da funcionária.
Cinco dias depois, sou contactada e informada de que os meus óculos já estavam prontos. Sendo um bem da minha maior necessidade, visto ser portadora de uma graduação bastante elevada, fui buscar os meus óculos. Quando os coloquei, percebi de imediato que algo não estava bem, pois não conseguia visualizar rostos ao longe, nem ler uma unica letra ao perto. Queixando-me deste facto, disseram-me que era uma questão de adaptação às novas lentes e que tentasse usá-los durante uns dias. Impossível cumprir esta condição, pois ao fim do dia e após muitas horas a obrigar-me a usá-los, perdi o equilibrio, tive nauseas, vertigens ao ponto de ver-me forçada a tirá-los. Curiosamente e porque não posso mesmo fazer a minha vida sem óculos, voltei a colocar os óculos antigos e as melhorias foram significativas, ao ponto de passarem todos os sintomas referidos atrás.
No dia seguinte, dirigi-me novamente à loja, onde tornei a queixar-me e aí os meus óculos ficaram para análise. Uma semana depois, contactaram-me a informar que foi detectado um pequeno desvio de graduação e que já havia sido corrigida. Dirigi-me mais uma vez à loja Well´s, na esperança de que estava o problema resolvido. De novo, após colocar os óculos no rosto, encontravam-se exactamente na mesma. Fui então aconselhada a fazer nova consulta, agora por outro médico que não o primeiro, para testarem se a graduação estava conforme a minha necessidade. Após a consulta e não se verificando alterações na graduação, o problema só poderia ser mesmo das lentes, pelo que os meus óculos foram de novo para análise.
Passaram 10 dias e não havia qualquer contacto por parte da Well´s. Dirigi-me à loja e perguntei pelos meus óculos, os quais já estavam na loja à cerca de 3 dias, sem que ninguém me contactasse. Mais uma vez, os meus novos óculos se encontravam na mesma situação. Vendo que nesta loja não me conseguiam resolver esta situação tão normal e visto ser um direito do consumidor, após tantas tentativas falhadas, exigi que me fosse ressarcido o meu dinheiro, para que eu podesse tratar do meu assunto, noutra ótica. Foi-me dito que iriam contactar os seus superiores, pois as funcionárias não tinham autorização para fazer devolução de dinheiro e que posteriormente me fariam o reembolso através de transferência bancária. Fiquei a aguardar que me dessem noticias da resolução e quando me telefonaram, informaram-me que não me devolviam o meu dinheiro porque era eu quem estava a recusar o produto. Fiquei completamente furiosa e desloquei-me à loja onde me vi obrigada a pedir o livro de reclamações.
Procurei uma outra Otica da minha cidade, onde depois de consultada, mostrei os óculos que me tinham feito na loja Well´s. Curioso o Optometrista, analisou-os e disse-me de imediato que havia um desvio de de 2/3 mm na graduação, o que era completamente impossivel poder ver por eles. E porque a minha necessidade é enorme, vi-me obrigada a fazer novos óculos, desta vez, nesta ultima ótica, os quais 5 dias depois estavam prontos. Oculos estes, bem graduados que uso desde o dia 13 de Dezembro, sem qualquer reclamação. Voltei de novo à loja Well´s e fiz nova reclamação no livro de reclamações baseada no parecer assertivo deste ultimo Optometrista. Posteriormente enviei um email para o grupo Sonae, relatando todo este caricato episódio e uma semana depois, um senhor de nome Pedro Duarte, contactou-me via telefone, alegando que eu estava a recusar um produto no qual não viam defeito e que por esse motivo não me devolviam o dinheiro. Sugeriu-me ainda que eu fizesse nova consulta ao que indignadamente tive que responder que já havia sido consultada por 2 médicos do grupo Well´s e que pelos vistos não sabiam o que estavam a fazer, pois os óculos apresentavam sempre defeito. O Sr.Pedro Duarte, disse-me então por fim, que talvez fosse ressarcida se apresentasse uma nova receita feita por outro optometrista. Assim procedi, enviando por carta registada com aviso de recepção, o comprovativo da nova receita, bem como uma declaração elaborada pelo ultimo optometrista. Entretanto,encontro-me a aguardar feedback pela parte da Well´s, para a resolução de um problema que deveria ter sido resolvido com o máximo profissionalismo e honestidade, evitando todo o dinheiro que já me fizeram despender em deslocações, bem como todo o desgaste psicológico que esta situação me tem provocado. É caricato, porque todos sabemos que o consumidor tem direito a ser ressarcido aquando sua total insatisfação! Se eu não quisesse e precisasse muito deste bem de primeira necessidade, pagaria antes de ter o produto na mão? Agi de boa fé e o resultado foi este!
Deixo aqui bem claro, a todos os consumidores que tenham muito cuidado com esta entidade, visto estarem a aliciar o consumidor com promoções tentadoras que em tempos de crise são mais valias, porém o resultado final é este que acabo de descrever. Sinto-me perfeitamente roubada. Sem outro assunto, agradeço desde já a atenção dispensada e aguardo com esperança de ver este problema rapidamente resolvido. Para informações adicionais, estou inteiramente ao dispor.
Passo a transcrever a caricata resposta que me enviaram do grupo Well´s, onde o meu processo está a ser avaliado:
Estimada Cliente,
Agradecemos o seu contato sobre “Graduação de Óculos” da nossa loja Well’s Ótica de Évora e que mereceu a nossa melhor atenção.
No seguimento da reclamação apresentada, gostaríamos de informar que após nova avaliação e verificação das prescrições e dados de montagem, verificámos uma diferença de 0,25 dioptrias, esta diferença é vista tecnicamente como uma decisão clínica, tal diferença está relacionada com fatores como, a hora da consulta, a toma ou não de medicação nos dias próximos da consulta, a ingestão de cafeina ou simplesmente com o tipo de teste usado em consulta pelo optometrista para a visão monocular e binocular.
Esta diferença não provoca as queixas apresentadas (”Quando os coloquei, percebi de imediato que algo não estava bem, pois não conseguia visualizar rostos ao longe, nem ler uma única letra ao perto”), desta forma não podemos aceitar o pedido que nos é feito.
Subscrevemo-nos com elevada estima e consideração, apresentando os nossos respeitosos cumprimentos.
Mara Nóbrega
É caricato...tenho então que concluir que a cada vez que bebemos café ou tomamos um medicamento, temos que ter óculos especificos para adaptação aos efeitos secundários!!! Sem palavras com esta situação toda! Até á data estou sem o meu dinheiro e com respostas sem qualquer tipo de coerência...
Se calhar, vou ter que colocar no rosto os meus óculos graduados pela Well´s e partir umas vitrines da loja...uma vez que não vejo devidamente!!!
Obrigada por este aviso. Estou a precisar de uns óculos novos e assim já sei pelo menos onde não ir.
Bla Bla Bla,
É assim:
Com o avanço da tecnologia das lentes progressivas das duas uma: Ou o cliente vê ou não vê.
Se não vê há duas razões
- Ou má prescrição
- Ou má montagem das lentes no óculos. Caso isso aconteça de novo, e para simplificar faça o seguinte:um
- Pegue nos óculos que comprou, vá a um médico oftalmologista e pague a consulta.
Na consulta, apresente ao médico a receita do Optometrista (sim, optometrista porque é expressamente proibido médicos a receitar dentro de um oculista) e diga o que se passa.
O médico, além de lhe fazer os exames extras (que um optometrista não pode fazer) irá rectificar a graduação e a montagem dos óculos.
No final o médico, caso se aperceba um "defeito" qualquer, passará uma nova receita JUNTAMENTE COM UMA CARTA a "obrigar" o óptico a trocar-lhe as lentes DESDE QUE SEJAM BEM MONTADAS.
Com essa carta, pode também, exigir o seu dinheiro visto ter , ou não, perdido a confiança da optica para a execução de um segundo par de lentes.
Deixe-me dizer-lhe que há EXCELENTES Optometristas muito melhores a medir a sua graduação que certos médicos. O Médico é para patologias. A decisão será sempre sua.
Adeus e um queijo.
OBS:
Evitem comprar os óculos em grandes superfícies pois elas pagam mal e os profissionais vão "saltitando" e os poucos que ficam deixam a desejar. Mais, a culpa é sempre de quem decide se aceita ou não as reclamações.
Cada um sabe de si e se quer ou não perder clientes.
Procurem opticas "tradicionais" porque elas são especialistas.
Aqui no Br é assim e trabalhei muitos anos em PT.
Adeus e um queijo
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.