Western Union - Falta de resposta e justificação para envio de imagens de cartão de cidadão

Cintia Santos
Cintia Santos apresentou a reclamação
14 de maio 2021
Exmos.(as.) Senhores(as),

De setembro de 2020 a maio de 2021, utilizei a App da Western Union para transferências internacionais para Moçambique. Entretanto, no início do mês de maio, aquando da realização de uma transferência e desconhecendo os motivos, foi-me solicitado o envio de imagens do meu documento de identificação civil, além da colocação de perguntas sobre dados pessoais do destinatário.

Nesse seguimento, enviei imagens com os dados necessários visíveis, como informa a Comissão Nacional de Proteção de Dados: "Assim, sempre que lhe for exigida a cópia do cartão de cidadão, deve questionar a entidade sobre a disposição legal específica em que se baseia tal pedido (uma remissão genérica para uma lei é insuficiente). Se estiver legalmente determinada a cópia do CC, então terá de permitir essa reprodução. Todavia, com a orientação que lhe for dada pela entidade requerente, poderá ocultar os dados pessoais que não sejam relevantes para o fim em causa, evitando assim a sua disseminação e reduzindo o risco de utilização indevida."

Ainda assim, a Western Union, insistiu no envio de imagens do meu cartão de cidadão que estivessem plenamente visíveis incluindo a minha fotografia. A minha resposta a esta indicação foi a seguinte:
"Exmos.(as.) Senhores(as),

Em primeiro lugar, não percebo por que motivo, ao fim de tantas transferências efetuadas por mim através da V. aplicação, me está a exigido o envio de imagens do meu documento de identidade. O número e validade do mesmo não são suficientes? Sempre foram até o dia de hoje.

Em segundo lugar, também não percebo qual a necessidade de terem uma fotografia minha se não me estão a ver presencialmente. Nunca antes foi precisa, por quê agora?

Assim, informo que não irei enviar qualquer documento meu com fotografia visível ou outros dados que não sejam necessários para uma simples transferência de dinheiro, quando ainda por cima se tratam de transferências com valores irrisórios completamente insuspeitos e destinados a obras de caridade, apoio familiar e subsistência, valores estes provenientes do ordenado/vencimento.

Se as imagens que enviei não são aceites, por favor, agradeço que confirmem esse facto na resposta a este email para que possa eliminar a minha conta da V. empresa e procurar outra forma de transferir dinheiro.

Agradeço a compreensão.

Cordialmente,"

No entanto, até o dia de hoje não obtive qualquer resposta da parte da Western Union. Honestamente, não pretendo resposta, simplesmente a eliminação da minha conta pois, felizmente, encontrei uma forma muito mais simples de enviar dinheiro para o estrangeiro.

Espero, futuramente, não necessitar dos Serviços da Western Union.

Agradeço a compreensão.
Data de ocorrência: 14 de maio 2021