45.0
Whirlpool Portugal, S.A.

Whirlpool - AC avariado, na garantia, continua a aguardar visita técnica

Ricardo Matias apresentou a reclamação
20 de julho 2020
AC portátil avariou no dia 12 de Julho. No dia seguinte (13) liguei para a loja onde comprei que facultou contacto com Whirlpool Service, a qual realizaria assistência no local, ao abrigo da garantia.
Na chamada* para a Whirlpool foi-me garantido um contacto departamento técnico, num prazo máximo de 48h, para agendar a visita. Por falha minha não exigi e-mail de confirmação nem referência do meu pedido, mas tenho o registo da chamada* que durou 14min.

Passadas 48h, sem chamada do serviço técnico, voltei a ligar para a Whirpool, fiquei em espera até a chamada* ser desviada e uma voz gravada indicava que deveria deixar "nome e número de contacto para ser contactado de volta". Aguardei o reencaminhamento e uma nova voz acusou caixa de correio de voz cheia, e não seria possível deixar mensagem.

Evitei mais chamadas* e abri um pedido de assistência no site para obter referência, mencionando o contacto feito na segunda-feira pelo telefone.
A Whirlpool acusou a recepção do meu pedido no site e, sem mencionar prazos para ser contactado, apenas refere que devo ter "a amabilidade de aguardar o contacto".

Em suma
- não respeitaram o prazo de contacto do serviço técnico para fazer o agendamento (que garantiram seria em menos de 48h)
- *chamadas de valor acrescentado (707) que param em caixas de correio de voz cheias
- mesmo com pedido pelo telefone, pedido pelo site e e-mail para o atendimento ao cliente continuo sem ser contactado para obter finalmente uma data de visita técnica.
Data de ocorrência: 20 de julho 2020
Whirlpool
23 de julho 2020
Exmo Senhor,

Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção e agradecemos.

Informamos que iremos analisar a situação exposta, e resolver a situação o quanto antes.

Lamentamos desde já o sucedido.

Melhores Cumprimentos
7 de agosto 2020
Continuo a aguardar o agendamento ou visita técnica.
Acabei de contactar a loja onde comprei o AC, novamente, para que também eles façam pressão sobre o assunto que dura há quase um mês.
Espero que os prazos legais para avarias ao abrigo da garantia não sejam ultrapassados, caso contrário serei forçado a tomar diligências que de outra forma considero desnecessárias.
14 de setembro 2020
Conclusão:
Recebi a visita técnica no dia 18 de Agosto. Confirmaram no local "uma placa avariada", mas - mesmo sabendo o modelo do AC em que iam intervir - não levaram peças de substituição. Disseram que iam pedir a peça à Whirlpool e seria novamente contactado.
Sem surpresa, não recebi qualquer chamada na semana seguinte e voltei a ligar insistentemente para o número da "assistência técnica". Quando atenderam disseram que a peça vinha dia 28 de Agosto.
Para quem já leu até aqui e não se cansou, o que aconteceu dia 28 de Agosto? Nada. Eu a ligar novamente.
Desta vez disseram-me que "havia um constrangimento no armazém", e quando pedi para confirmarem com o armazém foi quando descobri que a empresa que faz a "assistência técnica" é sub-contratada pela Whirlpool e nada tem a ver com a marca.

Sem novos prazos e em completa frustração, pressionei a loja onde comprei para uma solução imediata, e - em conjunto com o comercial da Whirlpool - garantiram substituição da unidade.
No dia combinado fui à loja para trocar o equipamento e de facto estava lá um AC Whirlpool enviado para substituir o meu. Só não era igual. Enviaram um equipamento que apenas faz frio, quando o meu faz frio e quente.
Se não tive AC para frio durante Julho e Agosto, só trocava por uma unidade que faça também calor. O Verão já foi!
Resultado, a loja trocou por um AC de outra marca com caracteristicas semelhantes.
E sinceramente, teria vergonha de sair de lá com outro Whirlpool arriscado a passar por isto outra vez.

Em suma,
Apesar da extrema simpatia e tentativa de resposta por parte do comercial da Whirlpool, esta marca nunca, mas nunca mais. Não recomendo.
Foi uma das maiores vergonhas de assistência que me custou um verão quente sem AC, dias de 40 graus com a família frente à ventoinha, por absoluta incompetência, descuido, falta de palavra, incuria e falsidade da dita "assistência".
Recordo que o AC avariou a 12 de Julho, imediatamente reportado, e só voltei a ter frio em casa já em Setembro.

Ah, e já me chegou a factura - mais de 8€ - das chamadas para o número da Assistência Técnica que é um 707 de valor acrescentado. A maioria dessas chamadas nunca chegaram a ser atendidas pois ao fim de 3 minutos em espera era desviada para uma caixa de voz que dizia estar cheia e desligava.
Ricardo Matias avaliou a marca
14 de setembro 2020

Do comercial Whirlpool não tenho motivos de queixa. Da assistência técnica central Whirlpool e da empresa sub-contratada para prestar asistência, tudo mau. Nunca cumpriram uma única sílaba daquilo que diziam. Descuro e despreocupação completos pelo cliente, falta de palavra e de profissionalismo.