45.0
Whirlpool Portugal, S.A.

Whirlpool - Avaria de ventilador de exterior de arrefecimento de motor

Raimundo Jorge Freire
Raimundo Freire apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2018

Fiz um contacto com os serviços de assistência técnica a solicitar a reparação de um frigorifico da marca Ariston-Hotpoit, Ref " MSZ 802 DF/ HA".

De acordo com a solicitação deslocou-se a minha casa um técnico credenciado " Beja & Fialho, Lda" a fazer a avaliação da avaria.
No dia 08 de janeiro recebi um contacto da empresa da assistência técnica a informar que o frigorifico, necessita de uma peça e que esta peça já não se fabrica e que a solução é comprar outro frigorifico.
Ora parece-me que não é justo que eu tenha comprado uma casa nova toda equipada com eletrodomésticos novos em que o frigorifico fazia parte desse equipamento, não possuo fatura individual do mesmo, pelo facto já referido.
Reconheço que o frigorifico não está em garantia bem como os restantes eletrodomésticos, e não posso exigir outra coisa que não seja a sua reparação à minha conta, e nesse sentido pedia à Whirlpool, que representante da marca Ariston-Hotpoit a reparação e como já referi não possui peça de substituição. Para que se perceba melhor, faço a seguinte descrição: o frigorifico faz frio, mas a ventoinha auxiliar de arrefecimento do motor trabalha continuamente e provoca um barulho ensurdecedor.
Tratando-se de um elemento básico a Fabrica da Whirlpool deixou de produzir e por esse facto obriga o cliente a comprar um frigorifico novo que poderá custar 11 vezes mais que a ventoinha, ou seja a ventoinha 120€ o frigorifico Side-by-Side com saída de gelo e água na porta tem um valor de 1.300.00€.
Comuniquei com o serviço de assistência técnica expondo a minha indignação pela falta de resposta a um problema tão grave como a reparação de um equipamento básico, como é o frigorifico e a falta que este faz a uma família de 4 pessoas, e como uma empresa multinacional deixe de fabricar peças suplentes de substituição, a que está obrigada a garantir pelo menos durante 12 anos.
Continuo aguardar uma resposta conclusiva, estou a guardar os alimentos num frigorifico emprestado e impedindo-me de comprar alimentos de congelação por não ter um frigorifico com congelador.

Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2018
Raimundo Jorge Freire
Raimundo Freire avaliou a marca
11 de outubro 2020

Esta marca é uma empresa poluidora do sistema, por não ter peças de substituição e incentivar o a destruição dos aparelhos por eles vendidos. Existem marcas mais pequenas com melhor assistência. Raimundo Jorge