Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
96,5%
Taxa de Solução
24,7%
Média das Avaliações
39,4%
Taxa de Retenção de Clientes
34,4%
Ranking na categoria
Eletrodomésticos - Marcas
1 Smeg Portugal 75.9
2 Meireles 73.6
...
Whirlpool36.7
Whirlpool Portugal, S.A.

Whirlpool - Máquina lavar roupa encastrada - hotpoint - assistência técnica

Em tratamento
Tatiana Santana
Tatiana Santana apresentou a reclamação
29 de janeiro 2025
No verão de 2024 adquiri uma habitação, com todos os eletrodomésticos. Comecei a usar a máquina de lavar roupa, da marca Hotpoint, e passado umas semanas, comecei a notar que havia sempre água no chão e que, em lavagens de meia carga, a máquina apresentava ruídos. Foi solicitada a Assistência Técnica e quando me contactaram da 1ª vez, indicaram que deveria realizar testes à máquina, ao que eu respondi que não podia, pois a mesma era encastrada e não iria correr o risco de danificar, ao que a senhora da Linha de Apoio indicou que "então a deslocação do técnico terá um custo de deslocação". Achei estranho e enviei um email (a expor os problemas da máquina anexando fotografias e vídeos de suporte). No mesmo email, volto a questionar a questão do preço de deslocação, uma vez que a máquina estava na casa há 5 meses. Não obtive resposta à questão colocada e, no dia 17/01/2025, o Técnico deslocou-se até à minha residência.
O Técnico chegou (sem se identificar; sem placa alusiva à empresa e apenas com uma mala de ferramentas) entrou e pediu que lhe explicasse as anomalias da máquina, bem como os vídeos com os problemas reportados. Expliquei que já tinha feito chegar vídeos e fotografias através de e-mail. Após visualização dos mesmos, o Técnico indicou que não era muito percetível, mas que lhe parecia ter origem na Bomba de Escoamento. Pois bem, o senhor efetuou a retirada da máquina (ao que lhe pedi para ter atenção, pois tratava-se de uma casa nova e a máquina nunca tinha sido retirada do lugar.
Após analisar a máquina, o senhor diz: "o tubo tem uma fissura, porque está a roçar no tambor", ao que pergunto: "mas é normal a máquina ter apenas cinco meses de uso e já apresentar este problema?", ao que o senhor respondeu que não, mas que iria pedir a substituição da peça e iria igualmente "colocar uma fita de espuma para ajudar o tubo a ficar mais protegido". Face a esta resposta, questiono: "mas poderá ser defeito de fabrico? não compreendo como é que ao fim de tão pouco tempo a máquina já verte imensa água e apresenta ruídos intensos durante as lavagens, principalmente de meia carga".
O Técnico respondeu: "A senhora está a fazer perguntas que eu não sei responder", ao que eu contraponho: "Se o senhor, que é Técnico, não me sabe responder torna-se difícil, pois está dentro da garantia. E também já questionei o meu vizinho e a máquina dele não apresenta este defeito (não deita água), nem apresenta ruídos durante as lavagens", ao que o senhor - já com um tom menos simpático - responde: "se calhar teve azar e a sua máquina aquece mais do que a máquina do seu vizinho".
Face a estas palavras, contraponho: "Como é que uma máquina ao fim de 10/25 minutos de iniciar uma lavagem já aquece em demasia e apresenta estes defeitos?", ao que o senhor respondeu: "Esqueça se pensa que lhe vão trocar a máquina", ao que eu informo: "Se se tratar de uma problema de fabrico, daqui a cinco meses estou novamente a pedir intervenção? E com relação ao barulho que a máquina faz, já conseguiu perceber a origem?". Resposta por parte do Técnico: "Pode ser da bomba de escoamento, mas isso só depois de trocar a peça e o tubo será reforçado com fita de espuma".
Posto isto, imperam as seguintes perguntas:
- É natural uma máquina, ao fim de 5 meses, ter um tubo a roçar no tambor e danificar? A máquina já vem de fábrica nestes moldes?
- Se o tubo não vem com nenhuma fita de espuma de origem porque é que, após reparação, a minha terá que ter? Será para 'abafar' algum defeito de fabrico?
- É natural uma máquina aquecer em demasia no início dos ciclos?
- Que garantias apresentam ao cliente para colocar uma fita ao longo do tubo, quando o próprio modelo não é fabricado nestes moldes?
Após a saída do Técnico, efetuei um contacto para a Linha de Apoio ao Cliente, uma vez que não tinha ficado agradada com o que acabara de suceder.
Cerca de 10 minutos depois, recebo uma chamada, por parte de uma colega da empresa do Técnico para perceber a minha 'versão' dos factos. Após relatar tudo, a senhora responde: "De facto, o que acaba de me contar não coincide com a postura do meu colega. E já falei com ele e disse-me que a visita correu bem e até ficou admirado. O Técnico não está há 1, nem 2 anos na empresa, mas há 20". Face a isto, informei a senhora que o Técnico ainda tinha provocado danos nos rodapés e porta onde a máquina está encastrada, ao retirar e ao colocar a máquina, ao que a senhora responde: "Temos de ver o que vamos fazer para resolver os danos".
Desde dia 17/01, que já enviei novos vídeos e fotografias das anomalias da máquina, porém a única resposta que recebo é que “vão analisar a questão”.
Os dias passam, a máquina continua a deitar imensa água, os ruídos a intensificarem-se e os danos continuam por resolver.
Face ao exposto e tamanho desagrado com a postura incorreta que apresentam desde o inicio, solicito uma resolução digna, pois não é aceitável tudo o que já aconteceu e a forma com tratam novos clientes.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 29 de janeiro 2025
Whirlpool
30 de janeiro 2025
Exma Senhora,

Acusamos a recepção da sua prezada comunicação escrita, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que iremos analisar a situação que nos reporta.

Lamentamos desde já a situação.

Melhores Cumprimentos
Tatiana Santana
1 de fevereiro 2025
Boa noite,

Lamentável que, ao fim de 15 dias, a resposta continua a ser a mesma: “vamos analisar”; “vamos perceber junto da marca o que podemos fazer”; “vamos analisar os ficheiros enviados”.
Acontece que, numa casa com crianças, a máquina de lavar roupa que foi PAGA, não pode ser utilizada comi deveria, porque verte água por todo o lado. Continua a danificar as madeiras e continua a IMPEDIR de de fazer uma UTILIZAÇÃO normal.
Podem, por favor, tomar uma posição em relação a esta situação que se está a tornar insustentável?
Obrigada pela compreensão.
Tatiana Santana
11 de fevereiro 2025
Boa noite,
Ontem (10/02), entre as 9h30 e as 11h00, tive o 2º técnico a efetuar a intervenção da máquina (substituir a bomba de escoamento). Hoje (11/02), testei a máquina, no programa de 30min, apenas com 2 peças. Ora, qual é o meu espanto que a máquina continua a verter água e a fazer um ruído ainda mais intenso?
Depois de 2x em casa a manhã toda, em que tive que faltar ao trabalho, é inadmissível esta situação.
Coloquei várias questões acerca dos defeitos da máquina e até agora sem resposta; perdi 2 meios dia de trabalho e ninguém me irá pagar essas horas; tive danos materiais na cozinha (rodapés e porta encastrada); tive 2 assistências técnicas e a máquina está pior do que estava.
Já tive demasiada paciência com o que anda a ocorrer na minha casa desde o inicio de janeiro. Inadmissível como é que a marca trata os clientes.
Primeira vez cliente e claramente a última vez. Solicito que procedam à recolha do equipamento e restituam o valor, pois perdi a paciência e a confiança na vossa marca.
Tatiana Santana
17 de fevereiro 2025
Boa tarde,
Passado uma semana de ter reclamado que a assistência técnica, de pouco ou nada tinha servido, pois a máquina continua a deitar (mais) água e a fazer ruídos, resolveram recolher a máquina para "testar em oficina".
Pois bem, acho muito bem que testem tudo e mais alguma coisa. O que não me parece bem, nem normal, é que o cliente uma vez mais fique PREJUDICADO!
Cada vez que se deslocam a casa do cliente, são HORAS de trabalho PERDIDAS/DESCONTADAS.
Começa a ser desesperante uma situação como esta. Nem uma máquina de roupa consigo lavar em condições. O cúmulo é tão grande que o cliente tem que colocar uma manta para ensopar a água que sai da máquina, como podem ver pelas imagens em anexo!
Solicito a DEVOLUÇÃO do valor pago por esta máquina, pois PERDI TODA A CONFIANÇA na nova marca.
Mais, até ao dia de hoje, tudo o que sabem dizer é: "estamos a analisar; estamos a averiguar a situação"... e enquanto isso, passam semanas e o cliente continua na mesma.
Uma máquina que já teve 2 intervenções com troca de bomba de escoamento e que, na 3ª intervenção, tem que ir para a oficina claramente tem DEFEITO.
Acrescento ainda que, a água NÃO vem da canalização da casa, como estavam a tentar alegar, tal facto podem ver comprovado através das imagens que anexo.
Aguardo que tenham a decência de me contactar para devolver o montante pago.
Tatiana Santana
19 de março 2025
Boa noite,

Lamentavelmente, dia 13/03 rececionei novamente a máquina após 25 dias em oficina para testes e troca de mais uma peça….
Pois bem…. Os técnicos montaram a máquina e informaram que agora o problema estava resolvido. Meia hora depois de sairem da minha habitação, resolvi fazer um ciclo de 45min…. A máquina não só continua a verter agua, como agora apita constantemente e aparece o erro de H2O no visor.
Ao fim de quase 3 meses nestes impasses e totalmente insatisfeita com os gastos em lavandarias self-service, danos na cozinha e falta de profissionalismo, contactei a marca e solicitei a remoção do equipamento da minha habitação, pois 3 visitas de tecnicos e 2 trocas de pecas e a máquina vem sempre pior já é ABUSIVO!
Pediram-me para remeter videos e fotografias por email e, até à data, apenas rececionei 2 emails automaticos a informar que estavam a analisar a questao.
Parece-me claramente que a máquinta apresenta defeitos e a marca não se designa a devolver o dinheiro que uma pessoa PAGOU por um equipamento defeituoso. Neste momento, nao pretendo mais nada desta empress a nao ser a devolução do valor.
Nao apresentam respeito pelos clientes/consumidores. Lamentavel.
Tatiana Santana
Tatiana Santana está a aguardar resolução da marca
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.