No verão de 2024 adquiri uma habitação, com todos os eletrodomésticos. Comecei a usar a máquina de lavar roupa, da marca Hotpoint, e passado umas semanas, comecei a notar que havia sempre água no chão e que, em lavagens de meia carga, a máquina apresentava ruídos. Foi solicitada a Assistência Técnica e quando me contactaram da 1ª vez, indicaram que deveria realizar testes à máquina, ao que eu respondi que não podia, pois a mesma era encastrada e não iria correr o risco de danificar, ao que a senhora da Linha de Apoio indicou que "então a deslocação do técnico terá um custo de deslocação". Achei estranho e enviei um email (a expor os problemas da máquina anexando fotografias e vídeos de suporte). No mesmo email, volto a questionar a questão do preço de deslocação, uma vez que a máquina estava na casa há 5 meses. Não obtive resposta à questão colocada e, no dia 17/01/2025, o Técnico deslocou-se até à minha residência.
O Técnico chegou (sem se identificar; sem placa alusiva à empresa e apenas com uma mala de ferramentas) entrou e pediu que lhe explicasse as anomalias da máquina, bem como os vídeos com os problemas reportados. Expliquei que já tinha feito chegar vídeos e fotografias através de e-mail. Após visualização dos mesmos, o Técnico indicou que não era muito percetível, mas que lhe parecia ter origem na Bomba de Escoamento. Pois bem, o senhor efetuou a retirada da máquina (ao que lhe pedi para ter atenção, pois tratava-se de uma casa nova e a máquina nunca tinha sido retirada do lugar.
Após analisar a máquina, o senhor diz: "o tubo tem uma fissura, porque está a roçar no tambor", ao que pergunto: "mas é normal a máquina ter apenas cinco meses de uso e já apresentar este problema?", ao que o senhor respondeu que não, mas que iria pedir a substituição da peça e iria igualmente "colocar uma fita de espuma para ajudar o tubo a ficar mais protegido". Face a esta resposta, questiono: "mas poderá ser defeito de fabrico? não compreendo como é que ao fim de tão pouco tempo a máquina já verte imensa água e apresenta ruídos intensos durante as lavagens, principalmente de meia carga".
O Técnico respondeu: "A senhora está a fazer perguntas que eu não sei responder", ao que eu contraponho: "Se o senhor, que é Técnico, não me sabe responder torna-se difícil, pois está dentro da garantia. E também já questionei o meu vizinho e a máquina dele não apresenta este defeito (não deita água), nem apresenta ruídos durante as lavagens", ao que o senhor - já com um tom menos simpático - responde: "se calhar teve azar e a sua máquina aquece mais do que a máquina do seu vizinho".
Face a estas palavras, contraponho: "Como é que uma máquina ao fim de 10/25 minutos de iniciar uma lavagem já aquece em demasia e apresenta estes defeitos?", ao que o senhor respondeu: "Esqueça se pensa que lhe vão trocar a máquina", ao que eu informo: "Se se tratar de uma problema de fabrico, daqui a cinco meses estou novamente a pedir intervenção? E com relação ao barulho que a máquina faz, já conseguiu perceber a origem?". Resposta por parte do Técnico: "Pode ser da bomba de escoamento, mas isso só depois de trocar a peça e o tubo será reforçado com fita de espuma".
Posto isto, imperam as seguintes perguntas:
- É natural uma máquina, ao fim de 5 meses, ter um tubo a roçar no tambor e danificar? A máquina já vem de fábrica nestes moldes?
- Se o tubo não vem com nenhuma fita de espuma de origem porque é que, após reparação, a minha terá que ter? Será para 'abafar' algum defeito de fabrico?
- É natural uma máquina aquecer em demasia no início dos ciclos?
- Que garantias apresentam ao cliente para colocar uma fita ao longo do tubo, quando o próprio modelo não é fabricado nestes moldes?
Após a saída do Técnico, efetuei um contacto para a Linha de Apoio ao Cliente, uma vez que não tinha ficado agradada com o que acabara de suceder.
Cerca de 10 minutos depois, recebo uma chamada, por parte de uma colega da empresa do Técnico para perceber a minha 'versão' dos factos. Após relatar tudo, a senhora responde: "De facto, o que acaba de me contar não coincide com a postura do meu colega. E já falei com ele e disse-me que a visita correu bem e até ficou admirado. O Técnico não está há 1, nem 2 anos na empresa, mas há 20". Face a isto, informei a senhora que o Técnico ainda tinha provocado danos nos rodapés e porta onde a máquina está encastrada, ao retirar e ao colocar a máquina, ao que a senhora responde: "Temos de ver o que vamos fazer para resolver os danos".
Desde dia 17/01, que já enviei novos vídeos e fotografias das anomalias da máquina, porém a única resposta que recebo é que “vão analisar a questão”.
Os dias passam, a máquina continua a deitar imensa água, os ruídos a intensificarem-se e os danos continuam por resolver.
Face ao exposto e tamanho desagrado com a postura incorreta que apresentam desde o inicio, solicito uma resolução digna, pois não é aceitável tudo o que já aconteceu e a forma com tratam novos clientes.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 29 de janeiro 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.