Winkingbooks
Livrarias
1 Rota do Livro 66.8
2 Wook 62.8
WinkingbooksN/A
CPIDT – Companhia Portuguesa de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, S.A.

Winkingbooks - Falta de seriedade, verdade e profissionalismo

Ana Ferreira apresentou a reclamação
13 de maio 2015

Muito resumidamente, para quem não conhecer a plataforma:
Este site de troca de livros ficou-me com 10 livros e só recebi 2 em troca. De seguida bloqueou-me a conta sem nenhuma rezão plausível, impedido que pudesse recuperar os restantes.

Transcrevo um email que enderecei à administração do site após verificar que deixei de conseguir pedir livros e participar na BT e as respectivas respostas. Leiam e tirem as vossas próprias conclusões:

On 13-05-2015 21:24, Ana Ferreira wrote:
Não consigo licitar livros nem participar na BT não sei porquê. O meu feedback é positivo, enviei tudo o que tinha para enviar.
Tenho 5 recepções por confirmar, e que culpa tenho? Duas desses recepções são de uma pessoa que aparentamente não enviou os livros pedidos a ninguém. Outras 2 são de 2 pessoas que tiveram a esperteza de ficar à espera de receber para depois enviar. O quinto livro não sei, simplesmente ainda não apareceu.

ara Ana Ferreira,
Boa noite.

Caso pretenda algum tipo de apoio por parte da equipa Winkingbooks sugiro que envie o seguinte mail (que se segue a verde) para "info@winkingbooks.com". Tenho a certeza absoluta de que será devidamente esclarecida e mais do que isso terá toda a ajuda para resolver qualquer dificuldade na utilização da plataforma.

Subject (do mail): Dificuldades na utilização da plataforma - pedido de ajuda

Caros Senhores,
Boa noite.

Precisava da vossa ajuda.
Não estou a conseguir licitar livros nem participar na BT e não sei porquê já que o meu feedback é positivo e até ao momento enviei tudo o que tinha que enviar.
Tenho 5 receções por confirmar mas só não o fiz ainda porque na verdade ainda não recebi esses livros.
Dos 5 livros que aguardo, há um utilizador que me leva a ter alguma suspeita até porque é recente no site mas dos outros acredito que irei receber porque têm um histórico com dezenas ou mesmo centenas de trocas confirmadas.

Parece-me portanto que não existirá motivo para não conseguir.
Podem por favor ajudar-me?
Já agora, se entretanto não chegarem os livros que tanto espero, o que devo fazer? Posso dar como extraviado? Isso permite-me pelo menos recuperar os pontos que utilizei e proceder a outros pedidos?
Fará sentido pedir-vos para tentarem saber junto dos outros utilizadores o que se passa?

Fico a aguarda a vossa ajuda.

Muito obrigada

On 13-05-2015 22:11, Ana Ferreira wrote:
Só agora reparei no conteúdo jocoso da mensagem. É incrível que tenha que depender do humor volátil dos responsáveis do site para ter acesso aos direitos que me assistem. O que está acontecer é uma burla e se assim continuar será tratada pelos meios próprios.

* PROIBIDO *://troca-se.pt/perfil/ana_gf84

Aqui está o meu perfil do Troca-se (um site de trocas fidedigno onde aparecem os comentários de feedback de toda a gente e onde os burlões são expulsos). Como vê, quando a plataforma é boa, os problemas são poucos, as queixas também, os artigos em troca são bons e as pessoas vão ficando.
Nunca neste site as minhas respostas foram respondidas no tom jocoso e pouco profissional com que fui brindada aqui e, principalmente, nunca me foram atribuídas as culpas dos erros dos outros nem fui obrigada a fingir que eles não aconteceram.
Enviei 10 livros para a plataforma, cumpri todas as regras, até agora só recebi 2 e um deles num estado deplorável. Ou seja, estou em défice de pelos menos 8 livros. Tudo o que venham a fazer de forma a que eu não os possa recuperar é roubo.

Re: Conta bloqueada por causa das falhas dos outros
winkingbooks - info Add to contacts 10:34 PM Keep this message at the top of your inbox
To: Ana Ferreira
info@winkingbooks.com

Cara Ana Ferreira,
Boa noite.

Pela ultima vez que respondo até que perceba que terá que falar conosco de uma forma educada e sem julgamentos antecipados quer sobre a plataforma quer sobre os outros utilizadores.
Poderá suspeitar, poderá até enviar-nos indicações sobre este ou aquele utilizador, mas de uma forma correta e educada.
Se for educada e humilde terá TODO o apoio e verá TODAS as suas dificuldades ultrapassadas o que permitirá chegar, a seu tempo, à conclusão de que isto funciona, não é nenhuma burla, que há pessoas boas e más no caminho e que o nosso ÚNICO papel, ao contrário do que pensa, é proteger os utilizadores.
Queremos incluí-la nesse grupo.
Se quiser ficamos muito felizes, MESMO, e estaremos aqui para tudo o que for preciso.
Se continuar no caminho que tem seguido conosco e até com os outros utilizadores realmente ficará por sua conta.
Faça como bem entender.
Por mim, a qualquer momento, e quando achar por bem, coloco um risco em todo o histórico e começamos a trabalhar em conjunto para a única coisa que importa, Ler Mais.

Tem pontos, quer pedir livros, acha que tem todas as condições para pedir, etc....
Se calhar tem razão, se quiser expor (conforme mail a verde que lhe enviei para ver se percebia que há regras mínimas na comunicação entre as pessoas) as suas dificuldades, até dar sugestões. etc., cá estaremos.

Pensa mesmo que iremos aceitar continuar a responder a mails que falam de "burla" numa plataforma como esta?
Por favor...

Ana Ferreira 10:39 PM
To: winkingbooks - info

Eu não fui mal educada, pelo menos não tanto como senhor. Que eu saiba, não está em nenhum regulamento do site que eu tenha que lavar o ego aos administradores para não ser roubada por eles. Caso isso não se verifique vou ter que tratar do assuntos pelos meios legais, que é para isso que eles servem.

Já antes tinha sido gozada por me ter queixado de ter sido enganada. Não têm o mínimo respeito pelos utilizadores. Se pensam que estão num sítio seguro a lidar com gente séria, desenganem-se.

Data de ocorrência: 13 de maio 2015
26 de maio 2015
BURLA CONSENTIDA E APOIADA

Fui burlada neste site e os administradores não fazem nada. Não só não punem as pessoas que me burlaram como mantém a minha conta bloqueada sem qualquer motivo. Já os contactei diversas vezes para resolver a situação mas não me dizem o motivo pelo qual não posso interagir no site nem resolvem a situação.

Em todos os contactos que tenho feito tem sido assim! No primeiro contacto que fiz foi para perguntar se podia introduzir outras edições dos mesmos livros, porque assim poderia ser mais transparente na troca dos livros e não enganaria ninguém nem seria enganada: a resposta foi que que se achava que o site não era transparente escusava de vir aqui.
Passado uns dias perguntei se ela possível ver ou perguntar o estado dos livros da Bolsa de Trocas porque não é justo enviar um livro novo e receber um livro miserável em troca (como acabou por acontecer): a resposta foi que se não aceitasse não participasse na BT.
Um dia queixei-me que um utilizador não me tinha enviado os livros nem a mim nem a ninguém apesar de ter assinado o envio (já tinham passado vários dias): a resposta, em tom de jogo, foi que fui burra porque esse utilizador era novo e não tinha feedback! ????? (Eu também não tinha feedback quando comecei, o que não quer dizer que não seja de confiança ou que não façam trocas comigo!)

Enfim... sempre que me dirigi à administração todas as respostas foram neste tom e agora eu é que sou acusada de mal educada! Os administradores simplesmente não aceitam ser questionados acerca nada e muito menos críticas. Creio ser esse mesmo o motivo pelo qual estou bloqueada.

Quando aos utilizadores faltosos:

- cslf: Ficou de me enviar 2 livros. Utilizador sem feedback. Não entra no site há 20 dias. Tem 7 envios assinados mas até hoje ainda nenhum dos destinatários deu os livros como recebidos e já tem 5 extraviados. Não responde aos contactos. Dei como extraviados os livros deste utilizador e já fiquei com o meu perfil manchado com 2 extraviados, sem culpa alguma da minha parte.
Perfil do utilizador: * PROIBIDO *://www.winkingbooks.com/wb/!go?s=16102827344186821110&p=bex.20210&k_id=57708

- MariaaRib: Livro arrematado numa BT. Enviei o meu no dia seguinte e já foi recepcionado, com feedback positivo. Só assinalou o envio depois de receber o meu. Ainda pensei que estivesse à espera de receber para depois enviar, mas até hoje ainda não recebi nada (já lá vão quase 3 semanas). Deixou dezenas de outros usuários na mesma situação. Tem neste momento -52,5 pontos e o inventário a zero, o que não augura nada de bom. Não responde aos contactos, apesar de vir ao site. Durante esta semana 14 livros foram dados como extraviados no perfil dela. Como o site não permite mais extravios, tive que dar feedback negativo e perder os pontos que gastei ao licitar o livro da Bolsa de Trocas.
Perfil do utilizador: * PROIBIDO *://www.winkingbooks.com/wb/!go?s=16102827344186821110&p=bex.20210&k_id=55455

- literacia: Assinalou o envio mas não chegou nada (já lá vão 3 semans). Não responde aos contactos, apesar de vir ao site. Os livros que lhe enviei foram imediatamente para venda no facebook dela (sei isso porque tem o endereço no perfil). Como o site não permite mais extravios, tive que dar feedback negativo e perder os 10 pontos que gastei ao pedir o livro. Enquanto isso, esta utilizadora continua a sua actividade no site impávida e serena.
Perfil do utlizador: * PROIBIDO *://www.winkingbooks.com/wb/!go?s=16102827344186821110&p=bex.20210&k_id=57534

Depois de ter dado os 2 primeiros livros como extraviados, o site não me permitiu declarar mais extravios. Para os outros 2 livros que não recebi, a única solução que tive foi atribuir feedback negativo e perder os pontos. Fiquei assim com todas as acções pendentes resolvida, mas mesmo assim a minha conta continua bloqueada! Ou seja, a razão pela qual a minha conta está bloqueada não se prendia com isso.

Fiquem a saber que a vossa permanência neste site e a utilização dos vossos próprios pontos podem depender unicamente do bom ou mau génio dos administradores.

Deixo aqui o também o link do meu perfil para que vejam que o meu feedback é 100% positivo (tal como em todos os outros sites em que já fiz negócios) e que não tenho nenhuma acção pendente. Retirei todos os meus livros no inventário porque já não confio neste site, além disso só serviria para acumular pontos que estou impedida de usar.
Perdi 10 livros aqui. Recebi 3 em troca (um deles num estado lastimável, pronto a ir para o lixo) e fui burlada em 4. Arrependo-me imenso de alguma vez me ter metido nesta porcaria.

* PROIBIDO *://www.winkingbooks.com/wb/!go?s=16102827344186821110&p=bex.30200&UserMenuOpt=020

Fico contente que a vossa experiência seja diferente, quando a mim aconteceu precisamente o contrário e é por isso que apresentei a queixa, já que é para isso que este site serve.

A queixa já nem é sobre os livros que não recebi ou que recebi num estado miserável, mas sim sobre o facto de não conseguir movimentar uma conta que tem pontos e cujo feedback é positivo sem qualquer razão aparente.

Ontem escrevi um email a expor a situação e as respostas que me foram dadas e que dei estão todas aqui. Basicamente aquele administrador disse que me desbloqueava a conta se eu lhe mandasse um email escrito por ele que é basicamente um eufemismo da realidade: que os livros teriam sido enviados mas que foram extraviados, que os utilizadores são de confiança porque têm muitas trocas, etc. Ora, isso para além de ser obviamente mentira e de uma prepotência sem limites!

Já os tinha contactado antes, sim. Uma vez para perguntar se havia maneira de colocar outras edições do mesmo livro para não enganar nem ser enganada, o que me foi negado. Contactei outra para perguntar se era possível ver o estado dos livros da Bolsa de trocas, também foi negado. E contactei outra por causa de uma troca que foi cancelada após ter percebido que os livros que licitei não correspondiam ao que vinha na ficha. Nunca fui mal educada (posso reencaminhar todos os referidos emails a quem me solicitar), os administradores simplesmente não gostam de críticas nem se ser confrontados. Isso não lhes dá o direito de me impedirem de recuperar os livros que perdi, o que seria um roubo.

BURLA CONSENTIDA E APOIADA

Quando aos utilizadores faltosos: