19.5

Wish - Fraude

Carla Alexandra Costa e Castro
Carla Castro apresentou a reclamação
18 de outubro 2019
No passado dia 28/06/2019, efectuei o pedido de 1 artigo junto da Wish, no montante de 9,12€, o qual recebi dentro do prazo estipulado para o efeito.
Desde então, não voltei a efectuar mais nenhum pedido, sendo que, ontem, dia 17/10/2019, estava a pesquisar alguns artigos neste site, tendo colocado alguns artigos no meu carrinho de compras, não com o intuito de os adquirir a todos, mas sim, para, finda a minha pesquisa, os poder comparar.
Entretanto, ao navegar pelos dados da minha conta, deparo-me com um pedido (5da8eb78b76a52fecd38fce3) efectuado cerca de 20 minutos antes, por volta das 23h30m, cujo valor final ascendia aos 232,04€, composto, nada mais, nada menos, pelos 11 artigos que havia colocado no meu carrinho para posteriormente comparar.
De imediato tentei perceber como tal havia sido possível e verifiquei que o cartão de crédito com que eu havia pago a única encomenda que fiz neste site, ficara registado na minha conta, sem que eu o tivesse alguma vez autorizado, pois, nunca, em momento algum, iria aceitar que os dados do meu cartão ficassem, por defeito, associados a um qualquer site e muito menos um site deste tipo. Verifiquei ainda que, para processar a encomenda, basta que se deslize o ecrã para a direita, sem que nos seja solicitada qualquer confirmação de que pretendemos fazer a encomenda, o que leva a que, muito facilmente, tal aconteça por engano, como foi o caso. Mais incrível ainda é o facto de terem conseguido processar o pagamento quando o valor da compra era, em muito, superior ao saldo disponível no cartão.
De imediato tentei perceber como poderia proceder ao cancelamento do pedido, tendo-me apercebido de que não iria conseguir cancelar o pedido no seu todo, mas que teria de o fazer, artigo a artigo, no meu caso, uma extensa lista de 11 artigos, sobretudo quando são vários os passos a dar para conseguir o cancelamento de cada um deles. Como se ainda não bastasse, reservam-se ao direito de poder demorar até 14 dias para que o crédito seja efectuado no meu cartão.
Considero toda esta situação com fraudulenta, pois para processar uma encomenda, não e solicitada qualquer confirmação, para solicitar um cancelamento imediato, neste caso, 30 minutos depois, são necessárias dezenas de procedimentos, se tivermos em conta que o cancelamento tem de ser efectuado, artigo a artigo, com cerca de 4 passos para cada um. É, no meu entender, todo um procedimento com um objectivo menos claro e correto por detrás.
Data de ocorrência: 18 de outubro 2019