12.1

Wizz Air - Devolução do dinheiro

Rita Nobre
Rita Nobre apresentou a reclamação
2 de setembro 2022
No dia 12 de abril de 2022 reservei um voo do Porto para Budapeste com a companhia aérea Wizz Air (https://wizzair.com/pt-pt#/). Como a transação com cartão de crédito não estava a funcionar no momento, realizei o pagamento por transferência bancária.
Naturalmente a transferência foi feita a 12 de abril de 2022 e demorou um dia útil a entrar na conta do destinatário (confirmado em chamada telefónica com a CGD, a 25/05/2022).
Tendo em conta que não recebi nenhum email de confirmação, nem código de acesso, contactei via telefone os serviços da WizzAir que me disseram para expor a situação por email, ao qual não obtive resposta imediata e por isso contactei outra vez via telefone. Nesta segunda chamada, foi-me dito que a reserva tinha sido cancelada e que tinha que fazer uma nova.
Fiz nova reserva, à qual paguei com o cartão de crédito, mais do que anteriormente, devido a mudanças de preços.
Tenho estado desde então a trocar emails com o Customer Service Department da Wizz Air. O último email que me enviaram dizia que estiveram a ver no banco deles e que não tinham nenhuma transferência da minha parte. O meu banco diz que a transferência foi feita e concluída. O meu banco diz que sendo uma transferência SEPA que podem pedir o seu cancelamento, mas isso iria custar-me 30euros mais taxas.
Já contactei com vários meios incluindo o Centro Europeu do Consumidor de Portugal, que já ultrapassou o período de 30 dias sem dar resposta.
Queria entrar com uma ação de pequeno montante (https://europa.eu/youreurope/business/dealing-with-customers/solving-disputes/european-small-claims-procedure/index_pt.htm), mas no local em que se coloca o tribunal a enviar, não sei qual indicar, se Português e qual, se Húngaro, tendo em conta que a empresa é Húngara.

Estou a realizar esta queixa a fim de solicitar ajuda para a resolução desta questão.
Data de ocorrência: 2 de setembro 2022
Rita Nobre
Rita Nobre avaliou a marca
21 de outubro 2022

Não estão a resolver o meu problema e não me devolveram o dinheiro que entrou na conta deles, tendo eu provas do banco e já tendo enviado e solicitado várias vezes. Passarei o processo para litigio. Além disso descobri que ao usar o meu cartão de crédito com esta empresa, este foi utilizado enumeras vezes por burla. Só dei conta quando acumulou um certo valor.