Porto Editora, S. A.

Wook - E-book

Miguel Soares Fernandes
Miguel Fernandes apresentou a reclamação
3 de janeiro 2023
No passado dia 21.12.2022 encomendei o e-book intitulado “Rússia - Revolução e Guerra Civil (1917-1921) pelo preço de € 16,99.
Sucede que do teor do e-mail enviado com o e-book, verifico que é impossível fazer o download do livro para o meu e-reader, ao contrário do que escrevem no vosso site, e que passo a transcrever: "No nosso site disponibilizamos exemplos e/ou versões de demonstração para os nossos eBooks, de modo a que os possa experimentar gratuitamente antes de efetuar o respetivo download.´´

Acontece que os links que me enviaram não permitem o download do artigo adquirido no formato anunciado de “ePUB”.

Ora, para qualquer consumidor médio habituado (como eu) a comprar e-books online em diferentes plataformas, e sem nunca ter tido qualquer tipo de dificuldade a fazer o download dos mesmos para o meu e-reader, (nem nunca ocorreu que um "download" fosse outra coisa que não fosse baixar o livro comprado!).

Confesso que estou decepcionado com a impossibilidade criada pela Wook em fazer um simples download do artigo comprado e devidamente pago, e que por isso é minha propriedade, não obstante o seu formato digital.

Reitero que não me não é possível fazer o download do livro, o que leva a crer que a prática assume contornos ilegais, porque na verdade não posso ler o livro que comprei e paguei, (a não ser numa plataforma on-line), apesar de em todo o processo de compra constar a palavra ser levado a crer pelas informações do site que poderia fazer ´´download´´ do livro comprado.

Ademais, o que me foi facturado foi um e-book e não um acesso online para leitura numa plataforma electrónica privada da Wook, como se constata do teor da factura que me foi emitida e que anexo.
Data de ocorrência: 21 de dezembro 2022
5 de janeiro 2023
Caro Miguel Fernandes,

Obrigada pela chamada de atenção. Para uma melhor resolução da situação, pedimos-lhe o favor de expor a mesma em https://www.wook.pt/contactos/formulario. Caso já o tenha feito, asseguramos que estamos a fazer o que está ao nosso alcance para responder com a celeridade possível, sendo que estamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais através do nosso Centro de Contacto.

Desde já, agradecemos a sua melhor compreensão.

Atentamente,
A equipa WOOK
Miguel Fernandes
11 de janeiro 2023
Lamentavelmente continuam com a Wook continua com o mesmo procedimento.

Já é a segunda vez que envio uma exposição acerca desta situação e continuam sem resolver a minha reclamação.

Pretendo apenas que me disponibilizem um ficheiro em formato ADE ou PDF do e-book por mim adquirido a fim de o poder ler no meu dispositivo e-reader!

Fico a aguardar pela regularização da minha reclamação, sob de pena de denúncia à ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
Miguel Soares Fernandes
Miguel Fernandes avaliou a marca
17 de janeiro 2023

A marca Wook deveria ser mais transparente na informação que presta a respeito da venda de e-books e disponibilizar sempre os ficheiros para leitura externa ao seu portal.