Porto Editora, S. A.

Wook - Ebooks e impossibilidade de download

Sandra Marcelino
Sandra Marcelino apresentou a reclamação
18 de janeiro 2020
Esta noite comprei 2 ebooks na WOOK.
Acontece que leio no e-reader por uma questão de saúde ocular e facilidade em ler centenas de páginas sem cansar tanto, e qual não foi o meu espanto quando percebi que é impossível fazer o download dos livros para o e-reader, ao contrário do que eles escrevem no site:

"No nosso site disponibilizamos exemplos e/ou versões de demonstração para os nossos eBooks, de modo a que os possa experimentar gratuitamente antes de efetuar o respetivo download."

Os links enviados não permitem o download dos artigos adquiridos. Estou há horas as voltas com isto e não consigo resolver nada, mas já entendi que realmente não há nada para resolver, já que a ideia de download que vocês passam é abusiva é errónea. Pago um livro que nunca chega a ser meu. A mim soa me a mentira.

Mais, no acto da compra, induzem o cliente em erro em várias etapas, nomeadamente na encomenda/fatura onde escrevem "Forma de Envio: download" e depois na listagem dos ebooks, no estado "disponível para download".

Ora, para alguém que como eu está habituada a comprar e-books online em variados sites internet, e sem nunca ter tido dificuldades em fazer o download dos mesmos para o e-reader, (nem nunca me ocorreu que um "download" fosse outra coisa que não baixar o livro comprado!) fiquei possuída e muito mal impressionada com a falta de profissionalismo e com a impossibilidade por criada pela WOOK em fazer um simples download do artigo comprado e devidamente pago, e que por isso deveria ser meu, o que no meu entender configura uma burla.

Podem vir defender-se com o "O processo de download e de armazenamento dos ficheiros de eBooks, para ler no ADE, é da responsabilidade do cliente.
A WOOK não é responsável pelo tipo de dispositivo utilizado pelo cliente. Os links para efetuar o download podem ser desativos passados 12 meses, desde a data em que são disponibilizados na área de cliente. Por conseguinte, recomendamos que guarde uma cópia do ficheiro eBook num dispositivo seguro.", mas isso não os iliba da incompetência demonstrada em disponibilizar os artigos adquiridos ao cliente.

Na verdade, os "links para efetuar o download" nunca funcionaram porque não é possível fazer o download, o que facilmente me faz crer que a prática da WOOK configura até contornos criminosos, uma vez que engana propositadamente os clientes, burlando-os. (Sim, porque não posso ler os livros que comprei e paguei, apesar de em todo o processo de compra se ler "download").

Resta-me aguardar o que o valor me seja reembolsado para o mesmo cartão que foi usado para a compra, ou que me sejam enviados as versões em papel.

Desaconselho vivamente toda a gente a comprar na WOOK e aconselho a WOOK a comprar um dicionário e ler o significado de "download".
Não volto a comprar na Wook e irei com certeza avisar todos os que pensam em comprar vos ebooks.
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2020
20 de janeiro 2020
Cara Sandra,

Obrigado pela chamada de atenção. Para uma melhor resolução da situação, pedimos-lhe o favor de expor a mesma em https://www.wook.pt/contactos/formulario. Caso já o tenha feito, asseguramos que estamos a fazer o que está ao nosso alcance para responder com a celeridade possível, sendo que estamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais através do nosso Centro de Contacto.

Desde já, agradecemos a sua melhor compreensão.

Atentamente,
A equipa WOOK