Porto Editora, S. A.

Wook - Serviço de entrega e compensação deploráveis

Tiago Varela
Tiago Varela apresentou a reclamação
29 de novembro 2017

Começo esta reclamação por reforçar o ponto que referi na mensagem anterior, constatando que sou Vosso cliente há já algum tempo e que, salvo este caso, não tenho qualquer tipo de queixa do Vosso serviço; muito pelo contrário, todas as encomendas chegaram a tempo e com qualidade.
Não obstante, este caso particular foi diferente: peço dois artigos, ambos com o mesmo indicativo, "até 10 dias", e com uma constante mensagem de "desconto em livros estrangeiros" (não literalmente, porém com significado parecido), e esses mesmos artigos passaram consideravelmente mais de 10 dias, sendo que um deles foi me comunicado que não ia chegar.
A reclamação recai substancialmente sobre o facto de, por um lado não providenciarem o serviço no tempo que alegavam no Vosso site, por outro, este sendo o motivo principal, não oferecerem qualquer tipo de compensação pela falha de serviço. Já expliquei anteriormente que compreendo a dificuldade de manter o contacto com vários fornecedores, mesmo não sendo estrangeiros, tendo em conta o Vosso volume de encomendas; posto isto, não me parece grave a Vossa falha nos dias de entrega, pois esse tipo de casos é pontual, pelo menos no que me diz respeito, e com Vosso volume de serviços, nem todas as encomendas chegam a tempo, ou, nem todos os fornecedores reportam o seu stock constantemente. Por outro lado, quando a falha se reflete numa comunicação dizendo que, depois de 20 ou mais dias, a impossibilidade da entrega da encomenda, apenas com a promessa de reembolso do mesmo valor monetário em conta, o caso "muda de figura".
Posto em perspetiva, depositei eu o valor do artigo na Vossa empresa, para depois mo devolverem, passados 20 ou mais dias, para poder fazer outra compra como qualquer outro cliente "normal" que vai fazer a sua primeira compra, esperando outros 10 dias, caso o artigo não esteja em stock; parece-me no mínimo injusto. Penso que, como empresa que preza a qualidade de serviço e a satisfação do cliente deveriam ter uma solução para estes casos pontuais; daí eu ter sugerido a oferta da "versão" acima do produto em questão, que na verdade custar-vos-ia mais 6€. Este tipo de solução traria muito mais satisfação ao cliente lesado, e sendo estes casos pontuais, não iria afetar a empresa substancialmente a nível financeiro.
Quanto às condições que me enviaram na Vossa comunicação, acho quase ridículo uma empresa como a Vossa que presta, de um modo geral, bons serviços para os clientes, "esconder-se atrás" de condições e cláusulas às quais os clientes não têm fácil acesso e são agrupadas em textos intermináveis. Mesmo que assim não o seja, o Vosso argumento relativo aos prazos presentes no site serem meramente informativos é inválido, pois, na perspetiva do cliente, é uma das poucas informações que realmente interessa numa compra. Está claro que os clientes têm o dever de ler todas as condições antes de proceder a uma compra, mas o Vosso trabalho também é providenciar um serviço que dê o menor trabalho ao cliente, para que não este não tenha de ler testamentos "legais"; no fundo, esconderem-se atrás dessas condições é, neste caso, fugir à responsabilidade de bom serviço.
Em suma, achei deplorável a forma como responderam e lidaram com o atraso e a não realização das minhas encomendas.

Data de ocorrência: 29 de novembro 2017
6 de novembro 2018
Caro Tiago,

No seguimento da situação exposta, informamos que a mesma foi tratada com a maior celeridade possível através do centro de contacto wook.pt, em https://www.wook.pt/areacliente.

Mais uma vez, lamentamos o incómodo causado e agradecemos a sua compreensão.

Atentamente,
A Equipa WOOK