Lavandarias
2 Woosh 29.6
3 5àSec 14.6
Tápipel, Centro de Limpeza Especializado Tapetes e Peles, S.A.
  • 214481960
  • Zona Industrial da Abóboda
    Rua Alfredo da Silva lote 18 Arm. 2 B,
    Aboboda
  • geral@woosh.pt

Woosh - Limpeza de tapete persa

Maria do Céu Henriques de Bastos
Maria Bastos apresentou a reclamação
13 de março 2019 (editada a 13 de março 2019)
No início de Outubro, entreguei na Lavandaria Enasce, pertencente à D. Maria Arminda Rocha, no endereço acima referido, vários tapetes para limpeza, entre os quais um tapete persa grande (3525 x 2,25). Apesar de se tratar de um tapete com vários anos, estava em boas condições e não apresentava qualquer enviesamento, tal como foi comprovado pela D. Arminda no dia da entrega, porque todos os tapetes foram abertos, medidos e verificados.

Para surpresa minha, quando o tapete regressou uma das extremidades apresentava-se muito torta. Voltei à lavandaria, que novamente enviou o tapete para a Woosh. Na sequência da reclamação, a Woosh devolveu o tapete com uma carta, cuja cópia envio em anexo, onde afirmam que o enviesamento das partes laterais é consequência do próprio uso.

Devo referir que se assim fosse, o tapete já estaria enviesado quando seguiu para a lavandaria, o que não aconteceu. Consequentemente, o facto de o tapete regressar torto numa das extremidades só pode dever-se à limpeza.

Gostaria também de referir que a proprietária da lavandaria, D. Arminda, não se preocupou minimamente em defender-me, tendo em conta que sou cliente da lavandaria, facto que considero lamentável e pouco profissional. Limitou-se a entregar-me a carta e a referir que devia tratar do assunto com a Woosh.

Confrontada com esta infeliz realidade, tentei ligar para a Woosh, tarefa que não só se revelou difícil como frustrante. No dia 19 de Novembro, após muitas tentativas (incluindo uma do meu filho), consegui falar com uma senhora, que não soube lidar com o problema, dizendo-me apenas que o assunto deveria ser tratado pela Lavandaria Enasce. Depois de muita insistência e de eu referir que tinha fotos do tapete tiradas na própria lavandaria no dia da entrega, a senhora referiu que se eu tirei fotos é porque estava de má-fé. Pedi-lhe que se identificasse. Não só não o fez, como desligou a chamada.

Perante esta situação, a minha carta tem duas finalidades:

1. Apresentar uma reclamação formal, devido ao facto de o tapete estar torto numa das extremidades, o que aconteceu durante a limpeza. Como deverão imaginar, um tapete persa é uma peça cara e este ficou danificado. Repito, que se o enviesamento se devesse ao uso, o tapete já estaria torto antes de seguir para limpeza, o que não sucedeu.

2. Apresentar uma reclamação formal devido ao péssimo atendimento e sobretudo devido ao facto de a funcionária referir que agi de má-fé. Um cliente que apresenta uma reclamação merece respeito e o benefício da dúvida. Não compreendo como é que uma empresa classificada PME líder 17 tem uma pessoa tão mal formada no atendimento ao cliente. Ficar prejudicado, nunca ouvir sequer um pedido de desculpa e ser apelidado de desonesto, é mesmo muito mau e não devia acontecer.

Ainda que não acreditem, o que eu pretendia quando enviei os tapetes para limpeza era apenas recebê-los em ordem e continuar a minha vida em paz e não comprar problemas. Ficar prejudicada e ser insultada é duplamente gravoso.

A resposta da Lavandaria Woosh na sequência da segunda reclamação foi uma carta vergonhosa, na qual afirma que o tapete era velho e tinha cheiro de urina de animal. Ou seja, não só não assumem a responsabilidade, como ainda insultam o cliente.
Data de ocorrência: 13 de março 2019
15 de março 2019
Estimada cliente,
Lamentamos a sua insatisfação, mas começamos por informar que este serviço não nos foi contratado directamente, dificultando a gestão da reclamação porque toda a comunicação relacionado com este tapete é feita com a lavandaria, entidade que nos contratou o serviço. Contudo nunca negamos o diálogo com o cliente final porque é do nosso interesse clarificar a situação.
Em resposta à sua reclamação e começando pelo ponto 1, informamos que todos os tapetes são recepcionados por dois técnicos especializados que caracterizam pormenorizadamente o tapete e avaliam potenciais riscos que este poderá ter no processo de limpeza. Enviamos em anexo a nossa primeira recepção do tapete feita no dia 16/10/2018 às 17:49 onde poderá verificar que o tapete em questão já se encontrava deformado. Esta informação é do conhecimento do nosso cliente e pode ser consultada desde o momento de recepção do artigo.
Relativamente ao ponto 2, lamentamos a sua insatisfação em relação à maneira como foi abordada no contacto via telefone, concordamos que todos os clientes merecem respeito e todas as reclamações merecem a nossa melhor atenção. No entanto somos obrigados a afirmar que não é verdade que tenha sido insultada e não é verdade que não tenha obtido um pedido de desculpa da nossa parte pela insatisfação no nosso atendimento, como comprova a carta enviada em anexo e o respectivo aviso de recepção assinado.
Na qualidade de consumidora tem ao seu dispor meios formais que permitem a resolução de um conflito e manifestamos o nosso espanto perante os meios que decidiu utilizar: Portal da Queixa e Facebook, que são empresas privadas com fins lucrativos que não têm ao seu dispor os recursos necessários para avaliar a situação e responsabilizar qualquer uma das partes.
Continuaremos ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento técnico sobre o processo de limpeza do seu tapete.
Maria Bastos
17 de abril 2019

Em relação ao ponto 1 devo referir que tal facto nunca me foi comunicado e que o tapete regressou da limpeza muito deformado. Eu tenho uma noção bem clara de como estava quando o entreguei. E não entendo de todo a insinuação insultuosa de que tinha cheiro a urina de animal. Não há animas de estimação e somos adultos com elevados padrões de higiene. Isto considero e é de facto um insulto.

Quanto à forma como tratei desta questão, no Facebook publiquei apenas um comentário com toda a educação relativamente ao atendimento telefónico, que foi, volto a repetir, insultuoso. Quanto a este portal, o objectivo foi de alguma forma ser resarcida pelo prejuízo. O facto de eu não conseguir provar que o tapete foi danificado durante a lavagem não significa que tal não sucedeu. Significa apenas duas coisas: que eu sofri um prejuízo e que a V/empresa tentou apenas livrar-se de responsabilidades nesta história. E isto não é correcto, por muitas voltas que tentem dar à história. Fui lesada.

Cumprimentos
Maria do Céu Bastos