Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Ajuda na instalação de uma impressora HP

A. Fernando O. Silva
A. Silva apresentou a reclamação
18 de março 2016

Comprei no passado Sábado dia 12-03-2016 na Worten de Valbom - Gondomar um impressora DeskJet 3632 All-in-One series, que por indicação do Funcionário que me atendeu, esta impressora era a que estava melhor entre qualidade/preço. E eu assim fiz. Cheguei a casa para a instalar, julgando que o livro que a acompanhava, trazia todas as indicações necessárias para os passos a seguir, mas não. Fiz todas as tentativas que o Ecran do meu computador dizia, mas na hora de fazer um Scan, este, fazia aparecer uma mensagem que dizia, que o Scan estava a ser usado por outra entidade e que deveria ligar tudo e ligar o cabo USB que acompanhava a impressora para completar o processo e, seguir os passos até este dizer para o retirar. E eu assim fiz e novamente a mensagem aparecia. Fiz todas as tentativas através do apoio da HP, mas, de nada valeu. Tentei através do DVD de instalação e também não obtive qualquer resultado. A mensagem era sem a mesma impressa não reconhecida.
Então, logo que me foi possível empacotei a impressora e seus componentes na caixa de origem e desloquei-me à Worten onde a tinha comprado afim de ser ajuda em tal tarefa (que segundo o Funcionário) esta instalação era muito simples - palavras suas - "mais simples do que a que o Sr. tem" que é uma HP PSC 1400, só que avariou. Mas a Funcionária que estava na altura, em que me desloquei aconselhou-me a ir a uma Worten equipada com o Serviço "RESOLVE", porque, ela não me podia ajudar, uma vez que o seu sistema informático estava "bloqueado". Eu até lhe pedi só para tentar ler o DVD de instalação e poder dizer-me quais os passos a seguir. Repetiu-me que não tinha como. O melhor será numa Worten com o tal Serviço "RESOLVE".
Descontente, mas compreendi a situação da Funcionária, embora eu tivesse comprado um aparelho por necessidade urgente de fazer uns Scanners de uns documentos para enviar para uma empresa que mo esperava e ter que o fazer fora, e, não pudesse tirar proveito do meu aparelho.
Ontem dia 17-03-2016, desloquei-me à Worten das Antas no Dragão - Porto e quando chegou a minha vez de ser atendido, disse ao funcionário que me atendeu (não posso identificar, porque este não tinha qualquer identificação do seu nome), por volta das 13,00 horas, que o motivo que ali me levava, era apenas o de ser ajudado tecnicamente de como instalar a minha impressora, pois não tinha conseguido por mim mesmo.
O dito funcionário, olhou para a caixa da impressora, como se a estivesse a ver pela primeira vez e disse-me que não podia fazer nada, pois eu já tinha esgotado todas as possibilidades disponíveis para a instalação. Naquele momento, eu fiquei sem saber o que dizer. Pois era a primeira vez que ouvia tal afirmação. Desconhecia que quando alguém faz uma tentativa de instalar um aparelho, está a gastar-lhe as hipóteses.
Mas com toda a calma que eu consegui ter naquele "triste" momento, ainda lhe perguntei se o técnico que ali estava com uma "bata vestida" com a designação "RESOLVE", me podia dar uma ajuda.
Aqui entra o mais caricato da situação que só por si, já o era. O Funcionário, olhou para uma tabela afixada na lateral do balcão e lá me foi dizendo que a ajuda do técnico, custava dinheiro e então, voltou a olhar para a tabela e por não conseguir ler correctamente e sem o menor respeito pelo Cliente, apenas perguntou em voz alta ao "dito" técnico... "Para eu não estar à procura ali na tabela, quanto é que TU leva para instalar uma impressora" . O técnico na mesma linha do Funcionário, de costas para o balcão, disse um valor (que eu não consigo reproduzir) porque não o entendi. Apenas perguntei. Só para me dizer como devo instalar a minha impressora, tenho que pagar??? E o funcionário, respondeu com algum "sarcasmo"... Claro que sim, é que ele tem que fazer a instalação aqui e o Sr. tem que trazer o seu computador, pensou um pouco e perguntou... é Portátil ou de secretária? Eu respondi é de secretária. Então vai ter que trazer a torre. Então eu perguntei ao funcionário de maneira que o "Superior" técnico ouvisse. Explique-me por favor. Se isto é uma impressora Wireless, como é o seu colega vai fazer a instalação por Wireless se o Modem está em minha casa??? Eles trocaram um olhar um com o outro e, o técnico respondeu. Eu só faço a instalação por USB. Eu respondi, mas, não foi isso que eu comprei. Se me não conseguem ajudar, prefiro entrgar a impressora onde a comprei e trocá-la por uma de ligação USB.
Resposta pronta do Funcionário. Isso o Sr. não pode fazer porque já utilizou os tinteiros. Eu ainda disse. Mas, eu pago o que gastei, embora eu tenha 15 dias por lei para devolver qualquer aparelho que não esteja conforme as indicações e este não está. Resposta do Funcionário, se calhar o Sr. tem um erro no Modem lá em casa. E eu respondi-lhe, como? se tenho um PC de secretária os meus filhos têm Tablets, Telemóveis e nunca tivemos qualquer problema. Resposta do Funcionário, o Sr. até pode ter MIL aparelhos sem problema nenhum e, num dar erro. Aqui é que foi a falta de educação e de profissionalismo. Os dois entre-olharam-se e sorriram uma para o outro como quem diz "safaste-te bem".
Mesmo assim, dirigi ao funcionário um olhar de reprovação, agradeci-lhe o tempo perdido, (já que ele nunca deixou de fazer o que estava a fazer) para me atender especificamente como um cliente, e, saí derrotado e triste como um Funcionário e um Técnico , que estão a ser pagos para representarem uma grande empresa como é a Worten. E eu se tivesse dinheiro suficiente, naquele momento tinha atirado a impressora no próximo "caixote do lixo", tal era o estado de espírito com que deixei a Worten do Dragão.
Espero que este meu desabafo, sirva principalmente, para que no futuro, nenhum outro cliente se sinta frustrado e humilhado na presença de funcionários que deveriam respeitar: os Clientes e a Empresa que os contratou e lhes paga para isso.
Sem mais, peço-lhes desculpa pelo meu desabafo ser um pouco longo, mas, o meu estado de espírito está de rastos.
E o problema, é que não sei o que fazer.
OBS.: Só mais uma coisinha. O Funcionário ainda teve a coragem de me dizer que se eu quisesse me dava o nº de telefone do Help Desk. A esta afirmação, eu nem respondi.
Obrigado por lerem esta minha reclamação/desabafo.
OBS1:. Durante a minha vida profissional deu muitos cursos de Relações públicas e de Técnicas de Atendimento ao Público e nunca tinha sido alvo das diversas histórias que me contavam.

Data de ocorrência: 18 de março 2016
Worten
8 de fevereiro 2017
Face ao tempo decorrido, daremos a reclamação como resolvida.
Contudo se necessitar de ajuda adicional, poderá enviar-nos uma resposta a esta reclamação ou entrar em contacto com a Worten através da Linha de Apoio ao Cliente 808 100 007 ou wrtapcli@worten.pt.