Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Avaria em frigorífico - situação desde 27/01/2021

Maribel Paradinha
Maribel Paradinha apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2021
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que o assunto que me levou à primeira reclamação junto da Worten por meio da DECO Proteste continua sem resolução, ainda que se trate de um bem de primeira necessidade.
Trata-se de uma situação que se arrasta desde o passado dia 26/01/2021, momento em que contactei a Worten Resolve a fim de pedir a reparação de um frigorífico combinado, aí comprado e ainda dentro da garantia inicial. Até hoje, não obtive solução para o problema.
No dia 27/01/2021 recebi no meu telemóvel uma mensagem que indicava que tinham dado início ao pedido de assistência técnica com a referência WO-12445076, com um link de acesso à Declaração de Abertura, na qual vinha expresso que o prazo de contacto para agendamento da reparação era de dois dias úteis e o prazo máximo de reparação de sete dias. Não tendo sido contactada nem tendo sido dada a assistência técnica, propunham-me nova data de assistência técnica para daí a uma semana. Reclamei e pedi uma resolução mais célere. A Worten propôs a substituição do artigo. Procedi, conforme o solicitado.
No dia 11/02/202, foi-me enviada uma mensagem, informando que a minha encomenda 2887835 seria entregue no dia seguinte entre as 14h00 e as 18h00 e que receberia um sms 30 minutos antes. Aí também era-me, entre outras coisa, pedido para “assegur[ar] que os equipamentos a recolher se econtra[ria]m desinstalados e sem resíduos”.
Acontece que os senhores que vieram fazer a entrega do artigo no dia seguinte por volta das 14h40 se recusaram a instalar-me o frigorífico.
A entrega começou mal, porque os dois transportaram para o hall do edifício, onde os esperava, um frigorífico que me pareceu muito grande. Como recomendado pela Worten, verifiquei que não se tratava do meu frigorífico, porque o meu era da marca Hoover e mais pequeno e aquele (não e lembro da marca) era demasiado grande e não era sequer da marca encomendada. A discussão estalou entre os dois, um acusando o outro de se enganar sempre e queixando-se de que aqueles enganos lhe “saiam do couro”.
Depois de transportarem o frigorífico correto para a cozinha, constataram que o frigorífico (que estava vazio e desligado) era de encastrar e recusaram-se a instalar o novo no sítio, alegando que eles eram só transportadores e que a instalação dos frigoríficos de encastrar era da responsabilidade de um técnico. Começaram, então a argumentar: em primeiro lugar, o frigorífico vinha com a porta a abrir da esquerda para a direita e na minha cozinha teria de abrir da direita para a esquerda (o que não me parecia um problema) e que isso tinha de ser um técnico a fazer; em segundo lugar, a peça para mudar o sentido de abertura da porta não tinha vindo com o resto do material (efetivamente, não vi nenhuma peça com o desenho oposto à instalada na porta, nem me pareceu que a instalada servisse para mudar o sentido de abertura). Acresce que o frigorífico vinha com três pequenas amolgadelas.
Por fim, os senhores que se diziam meros “transportadores” recusaram-se a levar o frigorífico avariado, alegando não terem informação de que tinham de recolher o artigo e, por conseguinte, não terem guia para o transportarem.
Dadas todas as dificuldades (e a perda de tanto do meu tempo com esta situação), pedi aos senhores que telefonassem para a Worten e que vissem comigo ali a maneira de solucionar a questão. Não o fizeram, alegando isso não ser da responsabilidade deles. Deixaram-me o frigorífico novo no meio da cozinha, desconectado e com todo o lixo à volta, o avariado tal como estava antes e aconselharam-me a deslocar-me à loja para resolver a situação – o que fiz, imediatamente. Uma vez na loja, o que a assistente me disse foi que deixaria no sistema uma nota, com a indicação do pedido de assistência e da situação para resolução o mais célere possível.
Desde o dia 12/02/201 até ao dia de hoje, a Worten nunca me contactou para proceder à instalação do frigorífico que, insisto, é um bem de primeira necessidade. Esta situação tem-me gerado muito desconforto; perda de tempo (nomeadamente com deslocações à loja e telefonemas ou redações de reclamações, nas deslocações mais frequentes para fazer compras de víveres e na consequente maior exposição ao vírus), perdas de qualidade de vida imputáveis à falta de profissionalismo na resolução do problema. Acrescem a estas perdas económicas importantes (contactos para a empresa (com ligações cortadas do outro lado), deslocações à loja, o tempo (tempo é dinheiro) que tenho de dedicar a uma coisa que teria de ser a Worten a fazer, e perdads económicas uma vez que a conservação de certos produtos é difícil de fazer fora do frigorífico estando os dias quentes e, vivendo eu num rés-do-chão baixo, os produtos que deixo fora para se conservarem um pouco melhor com o fresco da noite, muitas vezes não estão lá no dia seguinte de manhã). Na situação pandémica atual que vivemos, tinha uma grande quantidade de produtos no frigorífico, a fim de minimizar a exposição ao eventual contágio por COVID-19. Não só perdi boa parte desses produtos com a avaria do frigorífico Candy como ainda perdi outros que tinha comprado à hora de almoço do dia da instalação do novo frigorífico Hoover, que, afinal, os dois homens que enviaram se recusaram a fazer.
Perfaz hoje 23 dias desde o dia de abertura da Declaração de Abertura do processo na Worte tenho o mesmo problema com novos produtos adquiridos que cuja perenidade fora do frigorífico é mais acelerada. São 23 dias sem um bem essencial comprado na vossa loja e 23 dias sem assistência técnica da vossa parte. 23 dias de negligência abusiva.
Grata pela atenção dispensada e, aguardando a resolução do problema, deixo os meus cumprimentos.
Maribel Paradinha
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2021
18 de fevereiro 2021
Olá Maribel Paradinha

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
26 de março 2021
Olá Maribel Paradinha

Satisfeitos pela regularização da situação.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através do endereço de email wrtapcli@worten.pt.

Direção de Apoio a Clientes Worten

Mara Santos