• 210 155 222
    2790-073 Carnaxide
  • cliente@worten.pt

Worten - Avaria em frigorífico - situação desde 27/01/2021

Maribel Paradinha apresentou a reclamação

Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que o assunto que me levou à primeira reclamação junto da Worten por meio da DECO Proteste continua sem resolução, ainda que se trate de um bem de primeira necessidade.
Trata-se de uma situação que se arrasta desde o passado dia 26/01/2021, momento em que contactei a Worten Resolve a fim de pedir a reparação de um frigorífico combinado, aí comprado e ainda dentro da garantia inicial. Até hoje, não obtive solução para o problema.
No dia 27/01/2021 recebi no meu telemóvel uma mensagem que indicava que tinham dado início ao pedido de assistência técnica com a referência WO-12445076, com um link de acesso à Declaração de Abertura, na qual vinha expresso que o prazo de contacto para agendamento da reparação era de dois dias úteis e o prazo máximo de reparação de sete dias. Não tendo sido contactada nem tendo sido dada a assistência técnica, propunham-me nova data de assistência técnica para daí a uma semana. Reclamei e pedi uma resolução mais célere. A Worten propôs a substituição do artigo. Procedi, conforme o solicitado.
No dia 11/02/202, foi-me enviada uma mensagem, informando que a minha encomenda 2887835 seria entregue no dia seguinte entre as 14h00 e as 18h00 e que receberia um sms 30 minutos antes. Aí também era-me, entre outras coisa, pedido para “assegur[ar] que os equipamentos a recolher se econtra[ria]m desinstalados e sem resíduos”.
Acontece que os senhores que vieram fazer a entrega do artigo no dia seguinte por volta das 14h40 se recusaram a instalar-me o frigorífico.
A entrega começou mal, porque os dois transportaram para o hall do edifício, onde os esperava, um frigorífico que me pareceu muito grande. Como recomendado pela Worten, verifiquei que não se tratava do meu frigorífico, porque o meu era da marca Hoover e mais pequeno e aquele (não e lembro da marca) era demasiado grande e não era sequer da marca encomendada. A discussão estalou entre os dois, um acusando o outro de se enganar sempre e queixando-se de que aqueles enganos lhe “saiam do couro”.
Depois de transportarem o frigorífico correto para a cozinha, constataram que o frigorífico (que estava vazio e desligado) era de encastrar e recusaram-se a instalar o novo no sítio, alegando que eles eram só transportadores e que a instalação dos frigoríficos de encastrar era da responsabilidade de um técnico. Começaram, então a argumentar: em primeiro lugar, o frigorífico vinha com a porta a abrir da esquerda para a direita e na minha cozinha teria de abrir da direita para a esquerda (o que não me parecia um problema) e que isso tinha de ser um técnico a fazer; em segundo lugar, a peça para mudar o sentido de abertura da porta não tinha vindo com o resto do material (efetivamente, não vi nenhuma peça com o desenho oposto à instalada na porta, nem me pareceu que a instalada servisse para mudar o sentido de abertura). Acresce que o frigorífico vinha com três pequenas amolgadelas.
Por fim, os senhores que se diziam meros “transportadores” recusaram-se a levar o frigorífico avariado, alegando não terem informação de que tinham de recolher o artigo e, por conseguinte, não terem guia para o transportarem.
Dadas todas as dificuldades (e a perda de tanto do meu tempo com esta situação), pedi aos senhores que telefonassem para a Worten e que vissem comigo ali a maneira de solucionar a questão. Não o fizeram, alegando isso não ser da responsabilidade deles. Deixaram-me o frigorífico novo no meio da cozinha, desconectado e com todo o lixo à volta, o avariado tal como estava antes e aconselharam-me a deslocar-me à loja para resolver a situação – o que fiz, imediatamente. Uma vez na loja, o que a assistente me disse foi que deixaria no sistema uma nota, com a indicação do pedido de assistência e da situação para resolução o mais célere possível.
Desde o dia 12/02/201 até ao dia de hoje, a Worten nunca me contactou para proceder à instalação do frigorífico que, insisto, é um bem de primeira necessidade. Esta situação tem-me gerado muito desconforto; perda de tempo (nomeadamente com deslocações à loja e telefonemas ou redações de reclamações, nas deslocações mais frequentes para fazer compras de víveres e na consequente maior exposição ao vírus), perdas de qualidade de vida imputáveis à falta de profissionalismo na resolução do problema. Acrescem a estas perdas económicas importantes (contactos para a empresa (com ligações cortadas do outro lado), deslocações à loja, o tempo (tempo é dinheiro) que tenho de dedicar a uma coisa que teria de ser a Worten a fazer, e perdads económicas uma vez que a conservação de certos produtos é difícil de fazer fora do frigorífico estando os dias quentes e, vivendo eu num rés-do-chão baixo, os produtos que deixo fora para se conservarem um pouco melhor com o fresco da noite, muitas vezes não estão lá no dia seguinte de manhã). Na situação pandémica atual que vivemos, tinha uma grande quantidade de produtos no frigorífico, a fim de minimizar a exposição ao eventual contágio por COVID-19. Não só perdi boa parte desses produtos com a avaria do frigorífico Candy como ainda perdi outros que tinha comprado à hora de almoço do dia da instalação do novo frigorífico Hoover, que, afinal, os dois homens que enviaram se recusaram a fazer.
Perfaz hoje 23 dias desde o dia de abertura da Declaração de Abertura do processo na Worte tenho o mesmo problema com novos produtos adquiridos que cuja perenidade fora do frigorífico é mais acelerada. São 23 dias sem um bem essencial comprado na vossa loja e 23 dias sem assistência técnica da vossa parte. 23 dias de negligência abusiva.
Grata pela atenção dispensada e, aguardando a resolução do problema, deixo os meus cumprimentos.
Maribel Paradinha
18 fev 2021
Worten adicionou uma resposta

Olá Maribel Paradinha

Confirmamos a receção desta sua exposição, a qual foi, desde logo, encaminhada para análise.

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, estamos ao dispor através da nossa Linha de Apoio ao Cliente - 210 155 222 ou wrtapcli@worten.pt.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten

26 mar 2021
Worten adicionou uma resposta

Olá Maribel Paradinha

Satisfeitos pela regularização da situação.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através do endereço de email wrtapcli@worten.pt.

Direção de Apoio a Clientes Worten

Mara Santos

N/ Refª03987589

26 mar 2021
Worten alterou o estado para Resolvida