Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Burla na venda de serviços

Pedro Areias apresentou a reclamação
24 de setembro 2019
Venho por este meio reclamar dos serviços vendidos pela WORTEN e na sua conivência ao vender os serviços, nomeadamente os seguros de equipamento.

No passado dia 5/6/2019 entreguei um equipamento, procedendo à ativação do seguro de um sinistro deste mesmo equipamento. No dia 10/7/2019 ligam-me da companhia a dizer que o equipamento não tem arranjo e que vão proceder à substituição do equipamento por um novo.

Até aqui a situação não me causa qualquer embaraço. O problema surge aquando o levantamento do equipamento em loja, aonde surgem várias anomalias, tais como: (1) o equipamento não se encontra embalado como um novo, (2) verifiquei que o equipamento não é igual ao que foi entregue para seguro, e (3) por fim, verifico que na folha que acompanhava o equipamento, identifica-o como sendo um aparelho recondicionado.

Ora quando se adquire um seguro, ficamos com o conforto que qualquer sinistro do “nosso bem” assegurado será sempre substituído por peças de origem. Quando um aparelho é recondicionado, não significa que as peças substituídas sejam de origem e nem mesmo que estas peças estejam nas mesmas condições que um equipamento que sai da fábrica de origem.

Quando um equipamento é montado numa fábrica todas as peças do equipamento são testadas individualmente, evitando assim defeitos de 0km (defeitos detetados no consumidor final). Ao não conseguir identificar a origem das peças, visto que estas podem ter sido de equipamentos sinistrados, como por exemplo, um equipamento que tenha caído ao chão, esta queda pode ter criado microfissuras nos componentes ou mesmo provocado danos nos componentes por ESD (descargas eletrostáticas), danos quais podem não ser detetados logo na montagem do equipamento recondicionado. Já para não esquecer que o tempo de vida útil de um equipamento recondicionado é extremamente inferior a um novo.

Após exposição do caso à WORTEN, esta contactou-me no dia 19/07/2019 a informar que não podiam fazer nada quanto a esta situação, visto que a responsabilidade é apenas da seguradora. A partir do momento que a WORTEN é que vende este tipo de serviço aos clientes, que sabia das condições dolosas acordadas para o consumidor final e que beneficia da venda deste serviço, sinto que a WORTEN também se deveria responsabilizar por esta situação. Sendo que ao vender o seguro, o colaborador da WORTEN (e não a seguradora) informa e até mesmo garante que este seguro cobre qualquer incidente que ocorra com o equipamento e nunca alegam a possibilidade se substituição por um equipamento usado/recondicionado, sinto que há uma burla por parte da WORTEN que é quem de facto proporciona o serviço. Durante o contacto da WORTEN, esta também me informou que após várias reclamações relativamente a estes contratos, a WORTEN reconhece que existem pontos extremamente negativos e dolosos para o consumidor e que tenta alterar e criar novas condições com a seguradora para benefício dos futuros contratos. No entanto, a WORTEN não assume essa responsabilidade com os seguros vendidos antes do novo vínculo contratual com o segurador.

Fui informado após exposição da reclamacao em loja que o artigo recondicionado nao tem o mesmo periodo de garantia de um novo, sendo que a garantia deste é apenas de uma ano (o que denota a confiança na durabilidade do artigo substituido).
Após exposição dos casos anteriores à WORTEN, verifiquei uma total apatia/inercia no tratamento das reclamações, sendo assim e como anteriormente já referido, a Worten burlou-me na fase de "negociação" ao não informar das condições contratuais nocivas, dando precisamente a entender o oposto das mesmas. Este caso de burla está previsto na Lei 24/96 de 31 de julho artigo 8 alínea 1 (a)/(i) e alínea 5,

Neste momento e passado 111 dias da entrega do equipamento a Worten ainda não resolveu o caso, solicito assim a reposição da legalidade.
Data de ocorrência: 24 de setembro 2019
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Tiago Oliveira

N/Refª 635271
Caro Cliente
Agradecemos a sua exposição.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Tiago Oliveira

N/Refª 635271
26 de setembro 2019
A Worten continua a fugir à responsabilidade, continua a empurrar o caso para a seguradora. A WORTEN esquece-se que não foi a seguradora que me vendeu o serviço, mas sim um colaborador da WORTEN!!

Sendo assim neste momento e passado 113 dias da entrega do equipamento a Worten ainda não resolveu o caso, solicito assim a reposição da legalidade.
30 de setembro 2019

Sendo assim neste momento e passado 117 dias da entrega do equipamento a Worten ainda não resolveu o caso, solicito assim a reposição da legalidade.
7 de outubro 2019

Sendo assim neste momento e passado 124 dias da entrega do equipamento a Worten ainda não resolveu o caso, solicito assim a reposição da legalidade.
23 de dezembro 2019
Apesar de o caso já ter sido reaberto, a worten nunca contactou após a reabertura do processo. Como é óbvio, a Worten continua a nao assumir a responsabilidade do caso.
24 de dezembro 2019
O apoio a cliente da Worten conseguiu um feito inédito ... resolver um caso de 6 messes em mais ou menos 6 horas.

Só que não... mais uma vez a worten nao me contactou e limitou-se a mandar para debaixo do tapete os problemas. Infelizmente este tem sido o "modus operandi" da Worten em todo este processo.
27 de dezembro 2019
Mais uma vez o apoio ao cliente tratou desta reclamação como tem tratado todo o processo até aqui. O caso não está resolvido e após reabertura do processo de reclamação, o apoio ao cliente da WORTEN mais uma vez sem tentar dialogar fechou o caso.
Ainda aguardo qualquer contacto da parte da WORTEN para resolver o caso.
29 de janeiro 2020
Caso ainda não resolvido, logo não faz sentido fechar o caso
6 de fevereiro 2020
Mais uma vez a Worten tenta resolver da melhor forma que sabe. Sem falar com ninguem decide fechar o caso porque acha que está resolvido, esqueceu-se foi de falar com o consumidor (após a ultima reclamação), e acima de tudo esqueceu-se mesmo de resolver o caso
21 de fevereiro 2020
Este caso não está resolvido, e mais uma vez sem contacto por parte da WORTEN.
Neste momento o caso está a aguardar decisão do CICAP
15 de março 2020
Ainda aguarda decisao do CICAP
1 de junho 2020
Ainda não resolvido e não contactado. A aguardar uma solução por parte da worten à mais de 300 dias
2 de junho 2020
Mais uma vez a pronta rapidez da Worten a fechar o caso... demonstra a maneira como a Worten e a linha de apoio da Worten tratam destes casos.
4 de setembro 2020
Mais uma vez a Worten demonstra como trata as coisas... empurra para debaixo do tapete ! Continua sem dialogar e a fechar as reclamações. O caso continua não resolvido.
Pedro Areias avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Não recomendo mesmo a utilizacao desta Marca seja para o que for, se puderem fugir às coisas vao sempre procurar como fugir..