Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Encomenda feita e não entregue

Jorge Nogueira apresentou a reclamação
16 de outubro 2018
No passado dia 5 de Outubro de 2018, efectuei uma encomenda on-line na loja Worten. A encomenda seria um adaptador 'Powerline TP-LINK AV 1200 TI-PA8030, ao qual nunca cheguei a receber nem dentro da data que foi estimada para entrega, bem como quaisquer tentativas de contacto à loja e apoio ao cliente Worten foram esquivadas pelos mesmos funcionários.

Os problemas começaram na data de entrega:
A data de entrega estimada era no dia 9 de Outubro e o serviço de entrega contractado foi o Chronopost.
No dia de entrega acima estipulado pela própria Worten e Chronopost, foi me enviada uma página web com o GPS da encomenda para assim seguir o trajecto da mesma em tempo real, podendo assim ver a encomenda a aproximar-se da minha residência pelo mapa. Foram aqui que as anomalias começaram:
- O estafeta Chronopost chegou a uns quinze metros (salvo alguma margem de erro que não será tão mais ou menos que esta), desistiu e voltou para o armazém, o GPS fechou. Recebi uma mensagem críptica que notava que a morada era 'insuficiente' para a encomenda ser entregue. (Cenário que está fora de questão a não ser que seja um lapso entre Worten e Chronopost, pois nessa mesma semana, efectuei outras encomendas com a mesma morada fornecida para todas as outras lojas de onde encomendei e só esta encomenda, da dupla Worten-Chronopost reportou dificuldades com a morada, portanto, conclui-se que o lapso não estará na falta de dados providenciado por mim, de outra maneira as outras encomendas de estabelecimentos diferentes não tinham cá chegado com sucesso.)
- O estafeta Chronopost voltou a repetir o mesmo processo faltoso todos os dias desde que a semana começou. (Isto é, voltou a ligar o GPS para que seguisse a encomenda, chegou a quinze metros da residência, voltou ao armazém, desligou a minha sessão de GPS, isto deu-se diariamente, do começo da semana até o final da mesma)
- Nunca houve contacto da Worten ou Chronopost para qualquer esclarecimento com a morada ou outros dados, mesmo estando o meu contacto telemovel incluído nos dados da encomenda.
- O site Chronopost não autoriza qualquer mudança da morada, pois está mal configurado, sendo a interacção da parte do cliente com a Chronopost impossível através do site, para tentar 'corrigir' qualquer parte da morada que afirmam estar ilegível.
- Qualquer tentativa de contacto com a Chronopost foi fútil (que à partida nem devia ser da minha responsabilidade perseguir a encomenda, pois assim anula todo o conceito de fazer uma encomenda on-line, se a tenho de perseguir e inscrever-me em linhas de atendimento Chronopost de valor acrescentado e mesmo assim sem resposta a mais de trinta minutos ao telefone).

Os problemas continuaram quando foram feitas tentativas de contactar a Worten:
Estabeleci contacto com o Apoio ao Cliente Worten, por email, com a funcionária 'Doriet Antunes', no âmbito de tentar obter algum esclarecimento quanto às alternativas que poderia ter, visto que a Chronopost e o seu estafeta, por razões ofensivamente obscuras, não estavam a entregar a encomenda. Foi stressada a importância da encomenda, pois era material de trabalho a fazer falta na mesma semana do sucedido.
Funcionária Doriet Antunes limitou-se a enviar uma resposta mecânica, sem qualquer empatia ou qualquer personalização à situação, ao qual simplesmente posso deduzir que foi um email que já envia a todos os clientes nestes casos, não referiu mais nem menos que uns tantos: 'lamentamos a situação...'; 'demos a conhecer o seu caso à equipa Online'; 'assim que possível entraremos em contacto com novidades'.

No dia 12 de Outubro, já ficando com algum desgaste pelo cenário que a Chronopost me providenciava todos os dias, de ver a encomenda a passar a quinze metros de ser entregue, e voltar para trás e cortar de seguida conexão GPS comigo, voltei a insistir com a Worten, já que com a Chronopost, é quase impossível e as chamadas e e-mails de contacto são tentativas ainda mais fúteis. Considerei e requisitei o valor da encomenda de volta, já que não seriam capazes de enviar a encomenda a que se comprometeram e nem tão pouco mostraram qualquer esforço por resolver a situação, apenas garantindo que estavam a analisa-la, mas nunca se comprometendo nem mostrando provas de tal.

A mesma funcionária Doriet Antunes refere neste contacto que só quando o producto for devolvido da Chronopost é que efectuariam o mesmo reembolso.
Visto que a culpa da encomenda por esta não me ter chegado, não ser minha, de já ter dado o voto de confiança ao estabelecimento comercial Worten por pagar a encomenda adiantada antes de esta mesma ter supostamente sido enviada por correio, não estou a requisitar nada mais do que me pertence. A encomenda foi paga antes de se quer ter dado saída da loja Worten, só é normal ela agora ser-me paga de volta por não ter cá nunca chegado, nem saber se algum dia chegará de volta à Worten. Assim, dado o registo faltoso da Chronopost, se esta nunca chegar, ou se tiver tantos problemas a chegar de volta à Worten como teve à minha residência, fico sem dinheiro de reembolso e sem a encomenda? Não acho de todo que seja um negócio justo ou transparente, pelo tudo o que sei, a encomenda pode nunca sequer ter existido e mesmo assim fui cobrado, só requisito aquilo que me pertence, o dinheiro de uma encomenda que não executaram.

Assim expressada esta opinião. no dia 14, foi-me atribuída uma nova funcionária para me atender por e-mail, Worten, de nome 'Helena Cardoso', que se limitou a transcrever o que o outro funcionário já tinha feito, uma resposta mecânica, sem empatia ou qualquer personalização ao assunto que têm em mãos, pois não li mais do que uma resposta com semelhança a respostas automáticas, garantido nestas linhas que estavam a analisar a situação, e sem qualquer tipo de informação adicional, garantia ou comentário, apenas recebo mensagens de resposta da Worten com garantias de 'análises' da situação, sem qualquer prova do mesmo, sem qualquer sugestão a como resolver o assunto.
Por quanto tempo mais é que vão analisar esta situação? Quando é que tencionam executar a encomenda? Se não a tencionam executar, só exijo o que é meu, o valor total da encomenda que foi já paga.
Data de ocorrência: 16 de outubro 2018
Worten
17 de outubro 2018
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 1084/808
19 de outubro 2018
Fui contactado pela Worten só depois de expor esta queixa, por uma senhora do Apoio ao Cliente, na Quarta-Feira, dia 17 de Outubro por volta das 14h30, de igual incompetência. Vejo agora, que a senhora que me ligou tentou impingir que a encomenda já tinha sido levantada por uma senhora chamada 'Angela', e que iam ver o que se estava a passar e se realmente outra pessoa tinha levantado a minha encomenda. - O que se revelou ser mentira.

Consegui finalmente entrar em contacto com a Chronopost que me referiu que a encomenda já tinha sido devolvida à Worten à pelo menos 2 semanas! Portanto esta senhora que se segui a esta queixa, ou estava a mentir ou sofre de algum surto de esquizofrenia, para sugerir um cenário que nunca existiu... ou quem sabe, é simplesmente incompetente.

Mais uma vez a Worten surpreende a superar-se em incompetência.
Ênfase especial em que fui contacto apenas e só apenas após expor esta queixa; depois de inúmeras tentativas de resolver esta situação sozinho.
O que a Worten está a tentar resolver à uma semana - ou pelo menos garante - resolvi eu, cliente, em 5 minutos a ligar para a Chronopost e de volta para a Worten, gastando fundos do meu bolso para resolver os problemas de logística da Worten.
Fui atendido por um senhor do Apoio ao Cliente que me garantiu que iam tentar fechar o processo e voltar a tentar uma encomenda esta semana que vêm. - Espero que seja a última vez que tenho de perseguir a Worten, mas não me admiro que tenha sido mais uma mentira. Qual o objectivo? Tentar ficar com a encomenda e o valor dela?
Jorge Nogueira avaliou a marca
23 de dezembro 2020

tanto worten como chronopost nao quiseram saber da encomenda e tive de recorrer a estas queixas para que finalmente começassem a trabalhar