• 210 155 222
  • cliente@worten.pt

Worten - Falta de instalação de máquina de lavar roupa

Ana Roque apresentou a reclamação

Exmos. Senhores,

Comprei na loja Worten Barreiro, em 17 de julho passado, a máquina de lavar roupa Hotpoint NS 722U (n.º processo 13923485).
Ficou agendada a sua entrega, instalação e recolha da máquina antiga em 20 de julho.
Na data da entrega, apenas deixaram a máquina nova no meio da cozinha, empacotada, alegando que não podiam transportar a antiga por não estar fora do sítio (debaixo da bancada), ou seja, por não estar no meio da cozinha também. A máquina estava desligada, mas não a consegui retirar porque a mesma era pesada, o que foi transmitido por quem estava em casa aos senhores que entregaram a nova. Não obstante, como já referi, apenas deixaram o artigo novo, totalmente embalado em esferovite e plástico.
Desta forma, ontem, quando regressei de férias, instalei eu a máquina, de forma incorreta, como veio a comprovar-se, tendo nessa altura pedido ajuda a vizinhos que levaram a máquina antiga e colocaram esta no sítio, porque, como também já referi, a máquina é demasiado pesada para eu a movimentar sozinha.
Ao ter posto a máquina a lavar, ausentei-me de casa e quando regressei tinha a máquina fora do sítio, no meio da cozinha, com danos nas laterais da máquina, no tubo da água, bem como nos móveis, cujas fotos anexo.
Independentemente de eu ter feito a instalação de forma incorreta, uma vez que não retirei os parafusos do travão da parte de trás da máquina, o que é facto é que quem entregou a máquina tinha que ter feito a sua instalação, porque este serviço estava incluído na compra. Ademais, também a recolha da máquina antiga estava incluída e a mesma não foi feita.
Em relação ao documento de termos e condições de encomenda Worten que me foi entregue aquando da compra, chamo a atenção para o ponto 5, responsabilidades da Worten: Máquinas de lavar louça e roupa: desembalamento (não foi feito), remoção do tampo (não era necessário), destravar o tambor... Ainda que não tenham colocado no sítio, quanto a mim, manifestamente, por falta de vontade, considerando a questão exposta anteriormente do peso da máquina, tinham a obrigação, de acordo com este clausulado, de deixar a máquina destravada e pronta para depois alguém a colocar no sítio. Deixaram a máquina tal como estava no armazém, simplesmente a transportaram e não é este o âmbito do contrato estabelecido aquando da compra.
Estamos de acordo que o ponto 4 não foi totalmente cumprido da minha parte, ou seja, a máquina antiga estava no sítio onde seria colocado o equipamento novo, mas desinstalado e em local algum está expresso que o equipamento tem que estar fora do sítio, apenas refere "desinstalado". O que os senhores alegaram foi que tinha que estar "no meio da cozinha".
Apenas para que vejam a diferença, em 8 de abril de 2021 comprei também na Worten uma máquina de lavar loiça que foi igualmente entregue em casa. Na data da entrega, também não queriam recolher o equipamento antigo pelos mesmos motivos (estar debaixo da bancada), mas quem estava em casa a receber a máquina teve uma postura mais assertiva e efetivamente foram esses senhores que desinstalaram, desligaram, levaram a máquina antiga e instalaram a nova. Neste caso, por azar, quem estava a receber a máquina era uma vizinha que não teve esse à-vontade, até por não estar na casa dela e também não saber exatamente o que tinha sido contratualizado.
Não tenho rigorosamente nada a apontar a quem me atendeu hoje de manhã na loja Worten Barreiro e formalizou a reclamação, bem como quem me ligou a informar que a empresa tinha imputado a culpa à cliente por ter feito mal a instalação, o que encerrava o processo.
É no entanto de lamentar que a Worten subcontrate empresas que não têm qualquer tipo de atenção para com os clientes Worten. Eu poderia ter pago a instalação se tal me tivesse sido solicitado. Aliás, fá-lo-ia certamente por motivos óbvios. No entanto, um serviço que está incluído, não foi realizado, e deu origem a danos na máquina nova, bem como nos armários de cozinha. A máquina de lavar roupa é, a par do frigorífico, um bem de 1.ª necessidade e é óbvio que, tendo verificado que o serviço não tinha sido feito corretamente, fi-lo eu porque certamente a vinda de um técnico para recolher a máquina antiga e instalar esta devidamente não iria acontecer na tarde/noite de ontem e provavelmente nem hoje, pelo que tive que ser eu a tentar solucionar o problema que a Worten, através desta subcontratação, criou.
28 jul 2022
Worten adicionou uma resposta

Olá

Confirmamos a receção desta sua exposição, a qual foi, desde logo, encaminhada para análise.

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Para qualquer esclarecimento ou informação adicional, estamos ao dispor através da nossa Linha de Apoio ao Cliente - 210 155 222 ou wrtapcli@worten.pt.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten

29 jul 2022
Worten adicionou uma resposta

Olá Ana Roque

Satisfeitos pela regularização da situação.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através do endereço de email wrtapcli@worten.pt.

Direção de Apoio a Clientes Worten

Assinatura do Gestor de Cliente
Laura Costa

N/ Refª 08128200

29 jul 2022
Worten alterou o estado para Resolvida
06 ago 2022
Ana Roque avaliou a marca

É uma marca de confiança que neste processo acabou por resolver a questão criada pela empresa subcontratada para fazer a instalação do electrodoméstico.