Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Falta de instalação de máquina de lavar roupa

Ana Roque
Ana Roque apresentou a reclamação
28 de julho 2022
Exmos. Senhores,

Comprei na loja Worten Barreiro, em 17 de julho passado, a máquina de lavar roupa Hotpoint NS 722U (n.º processo 13923485).
Ficou agendada a sua entrega, instalação e recolha da máquina antiga em 20 de julho.
Na data da entrega, apenas deixaram a máquina nova no meio da cozinha, empacotada, alegando que não podiam transportar a antiga por não estar fora do sítio (debaixo da bancada), ou seja, por não estar no meio da cozinha também. A máquina estava desligada, mas não a consegui retirar porque a mesma era pesada, o que foi transmitido por quem estava em casa aos senhores que entregaram a nova. Não obstante, como já referi, apenas deixaram o artigo novo, totalmente embalado em esferovite e plástico.
Desta forma, ontem, quando regressei de férias, instalei eu a máquina, de forma incorreta, como veio a comprovar-se, tendo nessa altura pedido ajuda a vizinhos que levaram a máquina antiga e colocaram esta no sítio, porque, como também já referi, a máquina é demasiado pesada para eu a movimentar sozinha.
Ao ter posto a máquina a lavar, ausentei-me de casa e quando regressei tinha a máquina fora do sítio, no meio da cozinha, com danos nas laterais da máquina, no tubo da água, bem como nos móveis, cujas fotos anexo.
Independentemente de eu ter feito a instalação de forma incorreta, uma vez que não retirei os parafusos do travão da parte de trás da máquina, o que é facto é que quem entregou a máquina tinha que ter feito a sua instalação, porque este serviço estava incluído na compra. Ademais, também a recolha da máquina antiga estava incluída e a mesma não foi feita.
Em relação ao documento de termos e condições de encomenda Worten que me foi entregue aquando da compra, chamo a atenção para o ponto 5, responsabilidades da Worten: Máquinas de lavar louça e roupa: desembalamento (não foi feito), remoção do tampo (não era necessário), destravar o tambor... Ainda que não tenham colocado no sítio, quanto a mim, manifestamente, por falta de vontade, considerando a questão exposta anteriormente do peso da máquina, tinham a obrigação, de acordo com este clausulado, de deixar a máquina destravada e pronta para depois alguém a colocar no sítio. Deixaram a máquina tal como estava no armazém, simplesmente a transportaram e não é este o âmbito do contrato estabelecido aquando da compra.
Estamos de acordo que o ponto 4 não foi totalmente cumprido da minha parte, ou seja, a máquina antiga estava no sítio onde seria colocado o equipamento novo, mas desinstalado e em local algum está expresso que o equipamento tem que estar fora do sítio, apenas refere "desinstalado". O que os senhores alegaram foi que tinha que estar "no meio da cozinha".
Apenas para que vejam a diferença, em 8 de abril de 2021 comprei também na Worten uma máquina de lavar loiça que foi igualmente entregue em casa. Na data da entrega, também não queriam recolher o equipamento antigo pelos mesmos motivos (estar debaixo da bancada), mas quem estava em casa a receber a máquina teve uma postura mais assertiva e efetivamente foram esses senhores que desinstalaram, desligaram, levaram a máquina antiga e instalaram a nova. Neste caso, por azar, quem estava a receber a máquina era uma vizinha que não teve esse à-vontade, até por não estar na casa dela e também não saber exatamente o que tinha sido contratualizado.
Não tenho rigorosamente nada a apontar a quem me atendeu hoje de manhã na loja Worten Barreiro e formalizou a reclamação, bem como quem me ligou a informar que a empresa tinha imputado a culpa à cliente por ter feito mal a instalação, o que encerrava o processo.
É no entanto de lamentar que a Worten subcontrate empresas que não têm qualquer tipo de atenção para com os clientes Worten. Eu poderia ter pago a instalação se tal me tivesse sido solicitado. Aliás, fá-lo-ia certamente por motivos óbvios. No entanto, um serviço que está incluído, não foi realizado, e deu origem a danos na máquina nova, bem como nos armários de cozinha. A máquina de lavar roupa é, a par do frigorífico, um bem de 1.ª necessidade e é óbvio que, tendo verificado que o serviço não tinha sido feito corretamente, fi-lo eu porque certamente a vinda de um técnico para recolher a máquina antiga e instalar esta devidamente não iria acontecer na tarde/noite de ontem e provavelmente nem hoje, pelo que tive que ser eu a tentar solucionar o problema que a Worten, através desta subcontratação, criou.
Data de ocorrência: 20 de julho 2022
28 de julho 2022
Olá

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
29 de julho 2022
Olá Ana Roque

Satisfeitos pela regularização da situação.

Caso necessite de algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através do endereço de email wrtapcli@worten.pt.

Direção de Apoio a Clientes Worten

Assinatura do Gestor de Cliente
Laura Costa

N/ Refª 08128200
Ana Roque
Ana Roque avaliou a marca
6 de agosto 2022

É uma marca de confiança que neste processo acabou por resolver a questão criada pela empresa subcontratada para fazer a instalação do electrodoméstico.