Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Fomos enganados por uma das mais populares lojas de electrodomésticos

Ricardo Moringa
Ricardo Moringa apresentou a reclamação
6 de maio 2015

Relativamente ao processo de reparação número 1034/123881 na WORTEN , que diz respeito ao pedido de reparação de um Projetor Benq, com data de início a 11/04/2015, sendo este abrangido com uma Garantia Extra adquirida aquando da compra do equipamento (22/10/12), a qual nos foi “impingida” pelo funcionário da Worten que nos vendeu o equipamento, alegando que esta estendia o prazo de garantia por mais 3 anos para além dos 2 anos de garantia do equipamento, tendo referindo mesmo que por apenas mais 50euros (valor da Garantia Extra) a lâmpada que é por norma o que se avaria nos projectores e tem em média o preço de 100 a 200euros, ficaria coberta, logo, caso a lâmpada se avariasse a sua substituição estaria incluída na garantia. Perante isto, perguntei ao vendedor se a lâmpada não seria um consumível, tendo-me sido explicado que a lâmpada é um componente interno, à qual o utilizador não tem acesso, logo não poderia ser substituída pelo utilizador, estando por isso incluída a sua substituição na garantia. Foi-me até dado o exemplo das tvs de led, sendo que os led’s também são componentes de vida limitada, e que também estarão incluídos na garantia, da mesma forma que a lâmpada está. Mostrando-me ainda a caixa da garantia extra que diz “abrangendo avarias provocadas pelo desgaste de componentes internos” (segue em anexo), sendo considerado componente interno a lâmpada.
Após a análise da anomalia do equipamento a avaria detectada foi que” a lâmpada está partida”, sendo a descrição da intervenção “substituição da lâmpada”, no entanto esta não foi substituída pois como consta no mesmo relatório “Não conseguimos modelo da lâmpada necessária. Peça descontinuada.” Mostrando com esta descrição que a empresa reparadora fugiu com “ o rabo a seringa” quando se deparou com a falta da peça, mandando assim o equipamento para trás dizendo que a lâmpada é um consumívele em lugar nenhum, nem nenhum componente parecido. Assim sendo uma vez que a Worten não tem forma de substituir a lâmpada e consequentemente concluir a reparação, justifica que a reparação não pode ser feita pois a lâmpada é um consumível, descartando-se assim da obrigação, inerente à Garantia Extra, de substituir o aparelho, tal como a própria caixa, da mesma garantia, diz incluir a “Substituição de equipamentos por um modelo igual ou equivalente, caso a reparação seja economicamente inviável.” No caso não é a inviabilidade económica da reparação que está em causa, mas sim o facto da peça necessária para a reparação estar descontinuada e por isso não ser economicamente viável proceder à substituição do aparelho por parte da Worten.
Este processo já decorre desde o dia 11 de Abril, neste momento já passou quase um mês, período sobre o qual estamos sem o projector. Como a melhor opção que a Worten nos propôs foi um desconto de 10% na aquisição de um equipamento equivalente, vimos desta forma dirigir-nos a todas as entidades possíveis, expondo assim a situação que consideramos inaceitável. Pois a WORTEN enganou-nos aquando a compra do equipamento, descartando-se agora da reparação, pois não tem material para tal, este correio electrónico vai ser reenviado a várias entidades de defesa do consumidor pois é uma situação de burla. Esperamos com isto obter o apoio das diversas identidades às quais nos dirigimos, visto este caso se tratar de Burla, fomos enganados por uma das mais populares lojas de electrodomésticos e aparelhos informáticos.
Com os melhores cumprimentos
Ricardo Moringa