Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Forma de contacto não identificada

Mário Abreu
Mário Abreu apresentou a reclamação
31 de agosto 2016

Lamento que o único Nº de contacto (707 100 042) que disponibilizam seja um Nº de valor acrescentado.
Tenho muito má experiência com este tipo de números e por isso recuso-me determinantemente a voltar a utilizá-los.
Comprei na Sintra Worten a 21/04/2012, fatura/recibo Nº FT CDT006/001243, um combinado frigo/arca cód. 5601988011641, Artigo 4674284, COMB. BECKEN ECO 300A+ que me foi entregue no dia 23 de Abril de 2012.
Este aparelho destinava-se a um anexo da minha residência, só sendo utilizado esporadicamente, nomeadamente quando tinha festas/receções cá em casa, isto é, por períodos muito curtos entre 2 e 4 dias de uso.
DESDE SEMPRE QUE, AO FIM DE 2 OU 3 DIAS DE USO, ESTE APARELHO CONGELOU ÁGUA NO TUBO DE PURGA, IMPEDINDO QUE O ESGOTO SE FIZESSE NORMALMENTE, ACUMULANDO-SE A ÁGUA NO FUNDO DO FRIGORÍFICO, MESMO REGULADO PARA O MÍNIMO (TEMPERATURA MAIS ALTA).
Porque o uso era esporádico, infelizmente nunca me dei ao trabalho de reclamar esta deficiência, nem sequer o aparecimento de ferrugem no canto inferior direito, ainda muito na garantia.
Há cerca de 1 mês, já há muito passada a garantia, necessitei de usar o frigorífico por um período mais prolongado que os 2 a 5 dias habituais e deparei-me inevitavelmente com o mesmo problema.
Porque já estava fora da garantia e por ser engº eletrotécnico, decidi eu próprio analisar a causa da anomalia.
CONCLUI FACILMENTE QUE SE TRATAVA DE UM PROBLEMA DE DESIGN/FABRICO, pois o tubo que transporta o gás da refrigeração cruzava-se com o tubo de escoamento da água a uma muito curta distância, congelando literalmente a água que neste deveria ser escoada, apesar do isolamento térmico estar uniforme.
Ao tentar separar os tubos, acidentalmente furei o tubo do gás, tendo-se o mesmo perdido.
Se não reclamei durante a garantia, não quero agora suportar custos da Becken e pretendo reparar/resolver o assunto pelos meus próprios meios, tapando a fuga e carregando de novo o gás.
Segundo a etiqueta do compressor o gás é o R600a, mas a mesma não refere (embora o devesse fazer) qual a quantidade de gás nominal e nem sequer consigo encontrar online nenhum Representante Becken que tal me possa esclarecer.
É esta a causa próxima deste meu contacto, solicitar informação sobre "QUAL A QUANTIDADE DE GÁS R600A NECESSÁRIA PARA CARREGAR O CIRCUITO FECHADO DO COMB. BECKEN ECO 300A+?".
Agradecia informação em conformidade com a maior brevidade possível.
Cordiais saudações,

Data de ocorrência: 31 de agosto 2016
Worten
8 de fevereiro 2017
Face ao tempo decorrido, daremos a reclamação como resolvida.
Contudo se necessitar de ajuda adicional, poderá enviar-nos uma resposta a esta reclamação ou entrar em contacto com a Worten através da Linha de Apoio ao Cliente 808 100 007 ou wrtapcli@worten.pt.
Mário Abreu
Mário Abreu avaliou a marca
9 de janeiro 2021

A Worten despreza os seus clientes. Este caso, sem qualquer dúvida da sua inteira responsabilidade, demorou vários meses e N insistências, mails, telefonemas, deslocações à Loja, horas perdidas, etc., até ser resolvido. Aliás já tenho outro caso de uma encomenda por mim paga e por eles confirmada no dia 18/12/2020, Ref. Encomenda 778437, que era esperada ser levantada na Loja (Forum Sintra), poucos dias depois (para ser mais rápido e não argumentarem com atrasos nos CTT) e só hoje, 23 dias depois, "lamentam e pedem a minha compreensão mas não podem fornecer a peça", que os próprios anunciaram confirmaram e receberam. Assim "brincam com o serviço", não satisfazendo sistematicamente os seus mais elementares compromissos, desrespeitando e desconsiderando todos os prejuízos que esses atos venham a causar ao Cliente. Aliás agradecia fizessem o favor de considerar esta informação como mais uma queixa formal contra a Worten. Cordiais saudações, Mário Abreu