Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Garantia. Parece que não!!!

Manuel Fernando Alves Santos
Manuel Santos apresentou a reclamação
12 de junho 2015

Boa tarde a todos.
Apresento esta reclamação de forma a partilhar convosco a deficiente cobertura de Extensão de garantia da Worten.

Ora possuo um portátil com 4 anos, sendo que está abrangido pela extensão de garantia por mais três anos, alem dos dois anos de fabrica (ou seja cinco). Mas segundo a Worten reivindica parece que a garantia afinal não é garantia a não ser que arrisquemos os nossos equipamentos efetuando por nossa iniciativa a desmontagem e limpezas profundas dos equipamentos. Se já por vezes o argumento de que o cliente procedeu a abertura dos equipamentos é desculpa para se colocarem a margem de responsabilidades, quando convém o argumento também funciona ao contrario.

É o que me aconteceu apesar de o portátil desde a compra já ter ido para a assistência por 2 vezes, agora na terceira vez não querem assumir, e exigem o pagamento de mais de 200€ para reparação de peças, argumentando que o pc aqueceu por acumulação de poeiras no seu interior.
O que contesto é se a abertura do PC para limpeza agora é obrigatório para manutenção de condições de garantia, e se o é (onde está escrito), será que o fizeram nas duas vezes em que esteve na assistência (ou a poeira acumulou rapidamente...)?

Por isso questionem se tem obrigação de fazer a limpeza do interior do portátil estando ele na garantia, mas tenham cuidado para se avariar no processo, não lhes dizerem que essa abertura também ela inviabiliza as condições de garantia.

O processo de reclamação está aberto, e estou a aguardar a "mediação". Sendo que o numero de reparação da Worten é o 0526/313907 para o caso do tal departamento ter em consideração as reclamações online, pois o que garanto é que irei reclamar em todos os meios possíveis.

Data de ocorrência: 12 de junho 2015
13 de junho 2015
Contactado pela Worten, assisti mais a uma vez a falta de capacidade da marca.

Ora foi-me questionado se queria avançar com a queixa, ou que podiam eles efetuar a limpeza do computador desde que eu pagasse a mesma.(o ter pago extensão de garantia obviamente se não cobre avarias quanto mais limpezas) O mais inacreditável foi quando perguntei se a limpeza também recuperava peças danificadas, a operadora engasgada nada respondeu.

Meus senhores tenham bom senso quando falam com os seus clientes, e pelo menos tenham intenção de resolver os problemas, pois numa avaria de PC querer vender serviços de limpeza quando estão identificadas peças danificadas é ridículo. Dá para perceber que o que pretendem é que eu não avance com queixas fique com o pc avariado e me cale. Mas podem ter certeza que todas as formas de reclamação vão ser usadas.
15 de junho 2015
Contatado pela Worten, a reclamação continua, perante o ridículo que foi proposto.

Ora perante peças danificadas já identificadas (mas que não se sabe se serão apenas aquelas ou se a gráficas dedicada também está afetada), foi proposto a Worten Resolve fazer uma limpeza do pó ao portátil, obviamente serviço esse a ser pago por mim.(Se a extensão de garantia não cobre avarias quanto mais limpezas...obviamente).

Questionei se a limpeza iria recuperar as peças danificadas (por magia)...e perante o engasgo do operador ao telefone, e o seu silencio...a resposta foi obvia...a reclamação é para seguir ate que seja dado uma solução que seja a reparação do portátil sem custos para o cliente.

Se ate hoje milhares de euros como cliente gastei na Worten, o que for preciso gastar para levar esta situação ate ao fim tambem o farei.

Meus senhores a Worten pode ter muita força comercial e publicitaria, mas perante uma mensagem de "Worten Resolve" que querem implementar comportamentos destes deitam tudo por terra, nada mais é contraproducente quando uma marca tem comportamentos totalmente opostos da mensagem que quer passar.
24 de junho 2015
Na sequencia de duas reclamações na worten (uma delas por falha nos prazos legais de resposta a reclamação que tem de ser dada em 5 dias e foi dada fora de prazo), e mais uma em livro de reclamações, tudo continua na mesma. Segue-se o caminho jurídico.

Resumindo a Worten fez uma contraproposta de assumir o custo da peça danificada no valor de 60€, desde que eu assuma o custo de mão de obra de colocação da peça, mais custos de transporte, mais custos administrativos. Custos esses que deveriam ser da responsabilidade da Worten, mas que me querem extorquir. Todos esses custos são num valor de 160€ que a Worten alega não serem da sua responsabilidade (No fim de contas pagamos extensões de garantia apenas porque achamos que os produtos são baratos e que devemos pagar mais por eles sem qualquer contrapartida).
A meu ver uma clara ilegalidade perante as condições de extensão de garantia que apregoa, e publicitam com a Worten Resolve, que mais não é que um serviço de extorsão.
Perante a minha recusa em aceitar esta proposta, alegremente informam que vão enviar o portátil par a loja para ser levantado sem reparação.
Perante tudo isto, nada mais me resta que ir pela via judicial. O que perante os custos envolvidos é um disparate, mas infelizmente perante a postura de tomaram, mais que os custos, é uma questão de falta de respeito, ilegalidade e a meu ver a posição de que "nos fazemos o que queremos e o cliente que se aguente" pois mas nem todos os clientes vão ter de se aguentar.
23 de julho 2015
Bom dia a todos

Chegou ao fim esta longa trapalhada. Após a sequencia que fui descrevendo houve uma alteração de posição da Worten que decidiu em nome da "Politica de satisfação" de cliente" assumir os custos de reparação, e passado 3 semanas desde essa decisão lá recebi o portátil reparado.
Não sou adepto do reclamar por tudo e por nada, muito menos sem motivo, mas nesta situação em que era insustentável a posição em que fui colocado, acredito que o facto de ter exposto a situação neste site, e mostrar insatisfação no facebook da worten talvez tenha contribuído para a alteração de posição, aliado a uma posição intransigente sempre que contactado.

Nesse sentido desde já a todos os que foram acompanhando este caso e partilhando pois também a eles devo o agradecimento pela contribuição na resolução da situação.

Quanto a worten é de lamentar ter chegado a este ponto e o que posso dizer é que para que seja sustentável no futuro devem alterar a postura e analisar cada caso com mais cuidado, obvio que nem todas as reclamações são válidas, mas um critério de analise mais apertado, coerente e racional ajudam a evitar situações caricatas como a minha.